Controlador de velocidade para motor CC

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

sim, pois é, os de 470uf 200v não estão em paralelo com a alimentação. mas ainda assim eles não deveria ser necessários. se com eles lá tens picos, é porque o díodo não está a fazer o trabalho, isto é, não deve ser rápido o suficiente. usar os condensadores para resolver o problema, na minha opinião não é a solução mais correcta. eles não aquecem ("amornar" já é aquecer)? experimenta andar um bocado na trotineta mantendo o acelerador a meio e depois ver a temperatura desses condensadores... se eles estão a absorver picos, vai circular muita corrente neles, e os condensadores electroliticos são conhecidos por terem uma esr alta...

eu acho que não há necessidade de varistores (nem qualquer outro dispositivo de "clamping") em paralelo com a bateria. os picos são criados pelo motor, e é aí que eles têm que ser eliminados. não devemos deixá-los acontecer e depois adicionar circuitos de protecção aos outros dispositivos alimentados da mesma bateria. se no futuro quiseres adicionar outros dispositivos, por exemplo um farol de leds, ias ter os leds a queimar, se nao adicionasses outro circuito de protecção só para os leds.
não conheço as características dos varistores, mas sei que não substituem díodos, pois eles conduzem nos 2 sentidos e o díodo só conduz num deles. de qualquer forma a solução para esta questão dos picos está mais que usada e provada, é um díodo free-wheeling em paralelo com o motor tal como tenho vindo a dizer desde o inicio, não há necessidade de ir buscar varistores ou inventar muito. a parte de controle de "estabilização" da alimentação para o circuito de controle é desnecessária, assim que os picos na secção do motor forem tratados convenientemente.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

pseudominus Escreveu:boas
estava a ler os desenvolvimentos e questionei-me porque não se utilizam varistores tb em paralelo com o motor e com a bateria. eu colocava tb como protecção.
agora na vossa opinião prejudicava, era indiferente, ou protegia os diodos dos picos mais altos?
na prática não me lembro de ver protecção deste tipo em comando de motores!!!
não estamos falando aqui do uso de um motor cc de baixa potência como o dos levantadores de vidro dos automóveis, por exemplo. o motor que estou usando na minha bike está especificado para 24v x 14a, mas na saída e em subidas ultrapassa os 20a, logo 20a x 24v = 480w ! não é qualquer simples transistor que vai controlar essa potência com carga altamente indutiva. mesmo que o transístor venha a suportar as altas tensões de retorno do motor, esses reativos gerados pelo motor prejudicariam o seu desempenho e precisam ser controlados. e ademais, o controlador proposto pretende servir a motores maiores ainda, logo, quanto mais bem dimensionado e protegido, melhor. desde que não venha a ter o custo muito elevado.

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por pseudominus »

boas

se calhar não me expliquei bem.

quando falo em varistores, é para proteger díodos de free-wheeling e outros componentes.
quando falo em paralelo relação ás baterias (pouco relevante admito) é para ajudar a proteger quando colocam em carga, e quando entram picos que passam pelos filtros que ajudam o seu envelhecimento.

de resto não complica muito e pode dar uma boa ajuda a prolongar a vida dos componentes quer seja para motores fracos quer para motores fortes, nestes mais importante. quanto ao seu preço não é relevante.
Filtro picos tensão.JPG
Filtro picos tensão.JPG (7.28 KiB) Visto 7759 vezes
cumpts


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

um circuito com díodo faz perfeitamente o trabalho de remover os picos, se o díodo (e os componentes relevantes) for bem dimensionado. colocar mais um varistor é apenas uma segurança para um circuito que não se sabe se está bem dimensionado e, mesmo assim, também não há certezas sem dimensionar o varistor. sem se fazerem as contas para dimensionar os componentes, nunca temos a certeza de que o circuito é à prova de bala. que varistor irias escolher, pseudominus?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por pseudominus »

de acordo com o que li no tópico na aplicação actual utilizava 2 vdr 95v de 14mm em paralelo.
nada como comprar 2, e testar o circuito com oscilóscópio. claro que com eles e sem eles. depois podemos chegar á conclusão do seu efeito. mal não farão, e como suplemento só se ganha. pode evitar a avaria do díodo e (ou) do mosfet em casos mais extremos.
em caso de aquecimento excessivo dos varistores utilizar com mais diâmetro ou mais em paralelo.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

pseudominus Escreveu:de acordo com o que li no tópico na aplicação actual utilizava 2 vdr 95v de 14mm em paralelo.
nada como comprar 2, e testar o circuito com oscilóscópio. claro que com eles e sem eles. depois podemos chegar á conclusão do seu efeito. mal não farão, e como suplemento só se ganha. pode evitar a avaria do díodo e (ou) do mosfet em casos mais extremos.
em caso de aquecimento excessivo dos varistores utilizar com mais diâmetro ou mais em paralelo.
isso é uma forma muito pouco "científica" de calcular um varistor. ainda por cima dizem que o modo de falha deles é explodir, quando não conseguem dar conta do recado. porquê 2 vdr de 95v 14mm? se tivesses aberto a datasheet do irfz44 ias descobrir que a tensão de "breakdown" é de 55v, logo esse varistor de 95v não serve.
a fazer dimensionamento dessa forma perde-se tempo e acima de tudo não se tem a certeza de estar a cobrir os casos todos.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por pseudominus »

="njayisso é uma forma muito pouco "científica" de calcular um varistor. ainda por cima dizem que o modo de falha deles é explodir, quando não conseguem dar conta do recado. porquê 2 vdr de 95v 14mm? se tivesses aberto a datasheet do irfz44 ias descobrir que a tensão de "breakdown" é de 55v, logo esse varistor de 95v não serve.
a fazer dimensionamento dessa forma perde-se tempo e acima de tudo não se tem a certeza de estar a cobrir os casos todos.
epá pois é. esquece tudo o que eu disse.

peço desculpa. a minha mania de me meter nos problemas dos outros.

apaguem os meus post´s. não levo a mal, a sério.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

lol! não é preciso ficares tão desanimado. eu às vezes também sinto que acabo por me "meter onde não sou chamado", mas também acabo sempre por aprender alguma coisa. de qualquer forma isto é um local de discussão aberto a toda a gente e só faz sentido ser dessa forma. mas ainda não disseste porque é que escolheste 2 de 95v 14mm; alguma coisa devias ter em mente!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

este díodo não é caro e tem cara de ser capaz de dar conta do recado, como free-wheel: byw29.
http://www.futurlec.com/datasheet/diodes/byw29.pdf
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: sexta out 03, 2008 10:54 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por cassio_brasil »

o que você acha, josenir?
há alguma possibilidade de você testar com o diodo? fiquei curioso e, como estou querendo montar a placa novamente eliminando os erros da primeira montagem, pensei nesta possibilidade bastante defendida pelo njay. acho que só um teste prático poderia sanar esta dúvida.
Viçosa - Zona da Mata de Minas Gerais - Brasil

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

cassio_brasil Escreveu:o que você acha, josenir?
há alguma possibilidade de você testar com o diodo? fiquei curioso e, como estou querendo montar a placa novamente eliminando os erros da primeira montagem, pensei nesta possibilidade bastante defendida pelo njay. acho que só um teste prático poderia sanar esta dúvida.
com certeza, tem fundamento sim e eu farei o teste. mas felizmente a utilização deste diodo não altera o projeto da forma como está, pois este diodo é ligado nos dois fios do motor elétrico e não na pci. aliás, quanto mais perto ele estiver do motor melhor.
ademais, no projeto que revisei já existe o diodo 6a10 na mesma posição em que este será colocado. observe que o novo filtro prevê dois diodos 6a10 e dois capacitores de 470uf x 200v, e o diodo que está mais acima se encontra ligado em paralelo com o motor, exatamente como sugeriu o njay, e como é comum usar com cargas indutivas em geral. apenas eu optei por usar um diodo comum, devido a já ter previsto uma diminuição drástica na frequência de trabalho e na velocidade de comutação. e optei por usar um diodo menor, de apenas 6a por já ter previsto um capacitor para absorver parte dos picos. os capacitores de 470uf x 200v atenderam perfeitamente para o meu motor, que chega próximo aos 500w, para motores menores pode-se diminuir o valor deles para até 47uf.

e para você que já tem o circuito montado, não é necessário fazer uma nova placa, pois são poucas as mudanças no ci. no meu caso usei a mesma placa que já tinha montado, e ficou ótima. não esqueça que o filtro é montado fora da pci e fica como na foto abaixo:
Bic_elet_nov2.jpg
Bic_elet_nov2.jpg (21.43 KiB) Visto 7666 vezes

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por pseudominus »

boas, tinha prometido a mim mesmo não voltar a postar aqui no tópico mas como sou teimoso, resolvi pela ultima vez, mesmo ultima, desculpem.

njay disse

"isso é uma forma muito pouco "científica" de calcular um varistor"

queres formulas tabelas folhas de cálculo??? ainda não vi colocares aqui!!!

epá se calhar já.... quando colocaste a seguir num post,

"este díodo não é caro e tem cara de ser capaz de dar conta do recado, como free-wheel: byw29."

aqui sim, muito cientifico, tanto que até senti vergonha da minha intervenção anterior.

quando dizes

"ainda por cima dizem que o modo de falha deles é explodir, quando não conseguem dar conta do recado"

peço desculpa, esqueci-me que devia escolher um que dá musica, como os outros componentes, (díodos, transistores, triac's etc) quando falham.


josenir

" por usar um diodo menor, de apenas 6a por já ter previsto um capacitor para absorver parte dos picos. os capacitores de 470uf x 200v atenderam perfeitamente para o meu motor, que chega próximo aos 500w, para motores menores pode-se diminuir o valor deles para até 47uf."

sei que você é entendido, tal como o njay, mas ou estou completamente errado ou esta você!
os condensadores electrólitos nessa aplicação servem para alisar e não para absorver picos. até porque têm polaridade e os picos são tb inversos.
não é que não absorvam, mas podem estragar o dialétrico.
e como você já disse o motor é forte !!!!

para proteger semi-condutores dos picos existe uma coisa que parece que muita gente ainda não conhece bem, e que se chama varistor!!!!

é aplicado por grandes fabricantes para proteger semi-condutores de picos de tensão nos seus aparelhos, mas agora começo a perceber que eles estão enganados. claro que podem estar a confundirnos, para justificar o preço de um variador de 90 kw que custa cerca de 7000 euros por exemplo.

afinal essas peças só existem para preencher espaço,eheh.

não levem a mal, sem ofensas, apenas para chamar à razão.

boas festas


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

pseudominus Escreveu:boas, tinha prometido a mim mesmo não voltar a postar aqui no tópico mas como sou teimoso, resolvi pela ultima vez, mesmo ultima, desculpem.

njay disse

"isso é uma forma muito pouco "científica" de calcular um varistor"

queres formulas tabelas folhas de cálculo??? ainda não vi colocares aqui!!!
se fores ver os meus posts para trás neste tópico vais ver contas, fórmulas e explicações. muitas vezes é necessário ajustar valores, mas há sempre um cálculo inicial para começar. deixei alguma coisa por explicar? é muito provável, eu também não estou aqui a pregar teoria de electrónica, e nem sou perito nessa área, mas tento fundamentar com números aquilo que digo.
pseudominus Escreveu:epá se calhar já.... quando colocaste a seguir num post,

"este díodo não é caro e tem cara de ser capaz de dar conta do recado, como free-wheel: byw29."

aqui sim, muito cientifico, tanto que até senti vergonha da minha intervenção anterior.
os "requisitos" foram dados pelo josenir, especialmente no que toca a corrente máxima no motor. deixei a datasheet. se não sabes interpretar a datasheet já não é problema meu. pergunta! mas se queres saber o que me levou a recomendar esse díodo, foi que a corrente máxima no motor do josenir chega a mais de 20a; ele não deu um valor mais preciso, mas vamos assumir 30a. na datasheet do díodo vês que ele é um "fast recovery", se bem que, com o tempo que o circuito mais recente do josenir leva a comutar, não será relevante pois há umas 2 ou 3 ordens de grandeza de diferença; vês também que:

a) dissipando 5w, que não é difícil de dissipar com um radiador relativamente pequeno (não sei calcular o tamanho, mas por experiência com outros dispositivos sei que não é díficil) no tipo de pacote em que ele vem, pode passar 30a de pico com ciclo activo de ~10% (fig.2).

b) se considerarmos um tempo de comutação aproximado dos mosfet no circuito do josenir de cerca de 50nc / 12v x 132ohm x ln(12v) ~ 33us (t = q / vcc x r x ln(vcc), ver mensagem minha mais atrás (*)) e a frequência máxima de comutação de 1200hz (ver dados do josenir; a 1200hz é quando o díodo é mais stressado, pois tem que trabalhar 1200 vezes por segundo face às 350 do limite inferior), temos que 1/1200hz ~ 833us -> 33us/833us ~ 3.96% de ciclo activo, e 3.96% < 10% pelo que o díodo deverá ser perfeitamente capaz de dar conta do recado (e dissipando menos do que os 5w, logo aquecendo menos). note-se que o tempo de comutação é independente da frequência do pwm. e que na prática o díodo só tem que passar 30a no instante inicial em que o mosfet é desligado, a partir daí a corrente decresce rapidamente para zero (**).

deve haver alguma fundamentação pelo menos para uma solução inicial. depois na prática pode não se revelar a correcta, mas tem que se começar por algum valor minimamente fundamentado... se alguém achar que não é assim, por favor que me corrija! sou praticamente um auto-didata em electrónica.
pseudominus Escreveu:quando dizes

"ainda por cima dizem que o modo de falha deles é explodir, quando não conseguem dar conta do recado"

peço desculpa, esqueci-me que devia escolher um que dá musica, como os outros componentes, (díodos, transistores, triac's etc) quando falham.
nunca ouvi falar num díodo, transístor ou triac que se tenham por exemplo incendiado, o que não quer dizer que não haja, mas de varistores já.
pseudominus Escreveu:josenir

" por usar um diodo menor, de apenas 6a por já ter previsto um capacitor para absorver parte dos picos. os capacitores de 470uf x 200v atenderam perfeitamente para o meu motor, que chega próximo aos 500w, para motores menores pode-se diminuir o valor deles para até 47uf."

sei que você é entendido, tal como o njay, mas ou estou completamente errado ou esta você!
os condensadores electrólitos nessa aplicação servem para alisar e não para absorver picos.
acho que isso é apenas uma questão linguística, na prática vai dar ao mesmo. podemos dizer que o condensador alisa a tensão absorvendo os picos...
pseudominus Escreveu:até porque têm polaridade e os picos são tb inversos.
os picos povocados pelas bobinas do motor têm uma polaridade bem definida, e picos inversos que possam haver é por causa dos minúsculos condensadores parasitas que existem em todos os dispositivos, só que a energia que guardam é muito pouca e não causam nenhuma alteração de tensão apreciável. na verdade, teóricamente, num circuito bem "clamped" (com o díodo superior) e sem oscilações a tensão nos drenos dos mosfets nunca chega a ser negativa.
pseudominus Escreveu:não é que não absorvam, mas podem estragar o dialétrico.
e como você já disse o motor é forte !!!!

para proteger semi-condutores dos picos existe uma coisa que parece que muita gente ainda não conhece bem, e que se chama varistor!!!!

é aplicado por grandes fabricantes para proteger semi-condutores de picos de tensão nos seus aparelhos, mas agora começo a perceber que eles estão enganados. claro que podem estar a confundirnos, para justificar o preço de um variador de 90 kw que custa cerca de 7000 euros por exemplo.
é uma questão de aplicação. não sou conhecedor das características dos varistores e não me apetece ir estudá-los para te responder em detalhe. do pouquíssimo que sei de varistores vejo pelo menos um problema: quando o mosfet está ligado, o varistor vai "cortar" a tensão no motor a um valor baixo, impedindo o circuito de funcionar ou causando uma esgotamento acelerado das baterias (o díodo comum só conduz num sentido). isto não é um problema na aplicação que já vi de varistores, que é não deixar uma tensão, que normalmente é estável e constante (uma tensão de alimentação), ultrapassar certo valor.
tu dizes que um varistor serve para este circuito (do josenir), então fundamenta a tua opinião com mais detalhe.

como vês dá trabalho escrever todas estas explicações e por isso muitas vezes atalho, até porque provavelmente não há ninguém ou quase ninguém interessado em saber os detalhes, as pessoas só querem "a coisa a funcionar".

e desculpa lá se te ofendi, não foi minha intenção.

boas festas !


(*) os fabricantes de mosfets dão valores, tipicamente em gráfico, para a carga que o mosfet necessita para levar a gate a uma certa tensão (correspondendo a uma certa corrente de dreno). com base nesse valor de carga, em nc (nanocoloumbs), na fórmula da carga de um condensador (q = v / c) e na fórmula do tempo de carga de um condensador (v = vcc x (1 - exp(-t/(rc))) ), obtemos o tempo de carga resolvendo a fórmula em ordem a t (tempo) substituindo c por q/v.

(**) podes ter uma ideia clara sobre a forma como a corrente descresce por exemplo numa simulação em spice; se quiseres posso arranjar-te um circuito desses para simulares e analizares.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

pseudominus Escreveu:boas, tinha prometido a mim mesmo não voltar a postar aqui no tópico mas como sou teimoso, resolvi pela ultima vez, mesmo ultima, desculpem.
para proteger semi-condutores dos picos existe uma coisa que parece que muita gente ainda não conhece bem, e que se chama varistor!!!!
é aplicado por grandes fabricantes para proteger semi-condutores de picos de tensão nos seus aparelhos, mas agora começo a perceber que eles estão enganados. claro que podem estar a confundirnos, para justificar o preço de um variador de 90 kw que custa cerca de 7000 euros por exemplo.
afinal essas peças só existem para preencher espaço,eheh.
não levem a mal, sem ofensas, apenas para chamar à razão.
boas festas
penso que todos os esclarecimentos já foram dados pelo njay no post anterior, mas gostaria de acrescentar que os varistores são usados para proteção de circuitos sim, mas pelo menos em equipamentios eletrônicos em geral eles não são aplicados para proteger transístores mosfets em comutação de cargas indutivas, como é no caso do nosso controlador para motor cc. a principal aplicação do varistor é na entrada das fontes chaveadas, após o fusível e antes da ponte retificadora. veja que ele é colocado sempre nesta posição para o caso de ocorrer uma sobretensão. neste caso ele entra em ação provocando um curto-circuito que tem o objetivo de queimar o fusível e interromper a alimentação do circuito retificador. é uma forma muito drástica de resolver um problema, a meu ver, e por isso quase sempre que um varistor entra em ação o circuito pára de funcionar, pois esta é a função dele: agir em casos extremos, o que não é o nosso caso.

no caso do nosso controlador o que temos é apenas uma carga indutiva que recebe alimentação comutada e produz reativos que precisam ser controlados, e isto faz parte da operação normal do circuito, não sendo necessário e nem desejável que o circuito pare de funcionar.

os questionamentos com o objetivo de debater opções que possam a trazer melhorias ao nosso controlador para motor cc são sempre bem vindos. apenas, no momento não vejo vantagens que o uso de um varistor venha a trazer ao projeto, mas se surgirem mais fatos novos não deixem de se pronunciar.

agradeço.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

josenir, ao escrever a resposta anterior acabei por realmente me aperceber de algo que tu já tinhas aflorado um pouco de outra forma. os mosfets e o díodo têm que ser dimensionados para a corrente do motor em "stall" e não para a corrente num funcionamento normal! a corrente máxima que vai passar nas bobinas do motor é quando ele tiver o seu eixo preso. aqui não há "back emf" e logo apenas a resistência dos enrolamentos do motor limita a corrente. este parece-me o teste mais duro ao controlador... prender a roda de forma a não rodar e acelerar a fundo (por um curto periodo de tempo).
se medires com o ohmimetro a resistência aos terminais do teu motor, podes calcular a corrente máxima que vai passar e assim dimensionar o mosfet e díodo "free-wheel" correctamente.
a alternativa é haver controlo de corrente, como já referiste que tencionavas fazer. aí pode-se dimensionar os componentes para x ampères e depois configurar o controlador para nunca deixar passar mais do que isso.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

josenir Escreveu:neste caso ele entra em ação provocando um curto-circuito que tem o objetivo de queimar o fusível e interromper a alimentação do circuito retificador. é uma forma muito drástica de resolver um problema, a meu ver, e por isso quase sempre que um varistor entra em ação o circuito pára de funcionar, pois esta é a função dele: agir em casos extremos, o que não é o nosso caso.
o problema em certas situações em queremos proteger um circuito de sobretensões na sua alimentação, é que não sabemos ao certo qual é o valor máximo da sobretensão que pode ocorrer. conhecemos mais ou menos a média consoante a aplicação, mas lá muito raramente pode aparecer um pico mais alto ou com mais potência do que esperaríamos. o varistor controla uma sobretensão criando um curto-circuito para a massa, "dissipando" a potência a mais, que assim não vai para o circuito que queremos proteger. o varistor quando falha cria um curto-circuito permanente, mesmo depois de a sobretensão ter desaparecido (e se tiver sobrevivido a ela), mantendo assim a fonte de alimentação em curto-circuito. daí o fusível. não só o consumo permanente de energia da fonte de alimentação é um problema como também o pode ser a corrente "a mais" que circula pelos fios, pistas de pcb, conectores, etc, que também podem queimar estragando o circuito e até provocando incêndios.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por pseudominus »

voltei a postar aqui apenas porque foram feitas afirmações que podem desmotivar a pesquisa a outros forenses sobre o emprego de varistores em protecção de transístores de comutação nos seu projectos.

em electrónica existem várias formas diferentes de chegar ao mesmo fim. umas serão melhores, ou piores, umas mais caras outras mais baratas. não utilizar os avanços, ou sequer questionar tentar usar os mesmos, é um erro que alguns, mais que outros, cometem.

quem não conhece ou não sabe, não diz que não serve, não melhora, não dá.
quem não quer usar, não diz que não serve, não melhora, não dá.
não querem utilizar, não utilizam.
não são de emprego obrigatório, mas podem prolongar a vida útil dos componentes em questão, diodo e transistor por um preço irrisório.

mais informação também em


http://www.voltts.com.br/produtos/voltt ... stores.pdf

http://www.tecwaybr.com/prod03.htm

http://www.voltts.com.br/produtos/varis ... 20vtrb.pdf

http://www.oamweb.com/business/centelhador2/indexc.htm


njay

1- http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1606/8
não só ouvi falar como vi ou reparei circuitos onde aconteceu. já vi de tudo, diodos, condensadores, varistores, triac’s, tirirstores, transistores, ci’s, resistências.
2 - porque os picos não serem inversos, é que se coloca o díodo em polaridade inversa para os absorver. loloooooool
o díodo serve para eliminar os picos apenas de tensão inversa, gerada pela chamada f.c.e.m. (força contra electro-motriz) entre pulsos. se ele funcionar sem falhas e atempadamente claro.
3 - para um autodidacta “deve apetecer” aprofundar conhecimentos, senão o fez antes não é um autodidacta.
4 - a sua aplicação não interfere no consumo nem corta nada. a sua aplicação aumenta a protecção do díodo e do mosfet apenas. claro que existem diversos tamanhos, tensões, e têm de se escolher valores, ou seja dimensionar para cada circuito.
5 - não eu que inventei os varistores e aplicações.
6 - falam muito quando eles falham, e os outros quando falham? os varistores funcionam eliminando picos durante anos sem falhar. se o valor de energia for muito alto para a sua capacidade, claro que falham, mas com os outros componentes? é tal e qual para os outros componentes, a prova disso está no problema em questão aqui no tópico.
6 - quando estudares, trocamos impressões. pois antes não vais entender do que falo nem queres saber.


josenir

vi que não fez o trabalho de casa, e que no tema, está muito menos à vontade do que eu. apenas viu uma aplicação comum do “dito”. nunca viu o que os geradores auto-regulados têm no rotor emparelhado com os díodos, e se questionou porquê? nunca viu o que muitos controladores de motores utilizam na protecção dos transistores, triac´s, tiristores de saída?
não sente curiosidade em colocar um e ver resultado com osciloscópio?

cumpts.
Última edição por pseudominus em sexta jan 02, 2009 9:00 pm, editado 1 vez no total.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

então dimensiona lá um varistor para este circuito (com continhas e isso, tu sabes), ensina-me se fazes favor. depois comento o resto da tua intervenção.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

njay Escreveu:josenir, ao escrever a resposta anterior acabei por realmente me aperceber de algo que tu já tinhas aflorado um pouco de outra forma...
a alternativa é haver controlo de corrente, como já referiste que tencionavas fazer. aí pode-se dimensionar os componentes para x ampères e depois configurar o controlador para nunca deixar passar mais do que isso.
como já tinha dito antes, realmente pretendo adicionar um controle de corrente, usando o amplificador de erro do sg3525. não estamos usando este recurso apenas porque estamos lidando com uma corrente bastante alta (na faixa de 20a ou mais) e fica um pouco mais delicada a medição desta corrente para introduzir no amplificador de erro do ci. e ainda é necessário deixar um trimpot para fazer o ajuste da corrente máxima, para que o controlador se ajuste ao motor usado, o que complica um pouco mais. e também não vale usar um ci dedicado para a medição de corrente, desses sensores de corrente "exóticos" que venham a aumentar o custo do projeto.
em breve teremos uma versão melhorada neste sentido. mas nada impede que alguém adiante o trabalho e ponha aí uma proposta de mudança no projeto. será bem vinda, com certeza ! eu valorizo aqueles que mostram serviço e não ficam apenas no campo da teoria ou do bate-boca, mas metem a mão na massa e mostram resultados concretos. não esquecendo que o conhecimento teórico é extremamente importante para se chegar a resultados práticos, é claro.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

pseudominus Escreveu:voltei a postar aqui apenas porque foram feitas afirmações que podem desmotivar a pesquisa a outros forenses sobre o emprego de varistores em protecção de transístores de comutação nos seu projectos...

josenir
vi que não fez o trabalho de casa, e que no tema, está muito menos à vontade do que eu. apenas viu uma aplicação comum do “dito”. nunca viu o que os geradores auto-regulados têm no rotor emparelhado com os díodos, e se questionou porquê? nunca viu o que muitos controladores de motores utilizam na protecção dos transistores, triac´s, tiristores de saída?
não sente curiosidade em colocar um e ver resultado com osciloscópio? cumpts.
gostaria apenas de lembrar que o "alvo" aqui é o controlador para motor cc e não nós mesmos. aqui é a minha praia e eu me sinto mais à vontade do que em qualquer outro lugar. você não imagina o quanto me faz bem participar desta comunidade. mas eu diria que estas intervenções direcionadas a um colega em particular devem ser evitadas. estamos em um lugar mais do público e não devemos esquecer que existem milhares de pessoas lendo o que se escreve aqui, e que depois de escrito não se apaga. quando falamos uma bobagem, ficamos envergonhados na hora, mas logo os outros esquecem e fica tudo bem novamente. aqui é um pouco diferente: fica escrito permanentemente para todos verem por muito tempo as bobagens que dissemos, e demora mais tempo a passar.

o fato de haver um colega que seja mais entendido do que a maioria não é problema algum, pelo contrário, é um privilégio podermos contar com alguém que tenha mais conhecimento do que nós. não é necessário que haja uma competição para ver quem sabe mais. apenas quem sabe mais deveria contribuir mais para o avanço das pesquisas que aqui são expostas, e não desafiar àqueles a quem julga saberem menos.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”