Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por grbestudio »

boas,
comprei uma caldeira da marca sime modelo solida 8 pl, que vem configurada para queimar pellets. como os pellets são caros aqui em portugal, eu procurei alternativas mais baratas e encontrei o caroço de azeitona que fica a 60€ a tonelada.
tive alguns problemas na alteração de combustível, pois tive de mudar configurações da maquina e o manual da máquina não dá as informações necessárias para essas alterações. tive de me desenrascar! procurei na net e encontrei algumas ajudas de modo a entrar no menu protegido e fazer pequenos ajustes para o pleno funcionamento do caroço de azeitona.
resultado: em vez de gastar 800€ em pellets num ano, gasto 250€ de caroço de azeitona (gasto 4 toneladas ano).
gostava ter feedbacks de quem tenha feito alterações semelhantes ou queira fazer e alteração de pellets para caroço de azeitona.
abraços
gonçalo rui
Anexos
silo-caroço-azeitona.jpg
silo-caroço-azeitona.jpg (31.16 KiB) Visto 48152 vezes
sime-solida-8-pl.jpg
sime-solida-8-pl.jpg (87.36 KiB) Visto 48156 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por grbestudio »

lógico que terei todo o prazer em tirar dúvidas sobre o assunto.

Avatar do Utilizador

ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por ricardosa »

desde já os meus parabéns pela atitude.

só uma pergunta, já sabia que o podia fazer ou foi numa de tentativa erro?

já agora, o potencia de aquecimento do pellets é igual ao do caroço? e qual o preço do pellets?

força
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por grbestudio »

no início comprei a máquina a pensar só nos pellets. só depois soube que talvez desse com o caroço de azeitona. a fase de por a funcionar e parametrizar com o caroço, essa sim foi tentativa e erro. os pellets ficam +/- 200€ a tonelada, a tonelada de caroço 60€. em termos de potência calorifica, não noto diferença nenhuma, mas tecnicamente deve haver, eu é que não noto nada no funcionamento.
Anexos
caroço-azeitona.jpg
caroço-azeitona.jpg (14.73 KiB) Visto 48115 vezes


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por raposo »

boas,

como fica a caldeira em termos de limpeza? comparado com pellts?

quem representa a sime em portugal?

comps.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por CrOhN »

pelo que sei, normalmente qualquer queimador de pellets dá para outro combustivel granulado, seja caroço de azeitona, milho, etc... inclusivé, o equipamento deverá ter parametrizaçoes independentes para cada tipo de combustível. um que eu conheço, podemos parametrizar até 4 combustíveis diferentes. o que será mais dificil, é entrar no modo de programação do equipamento. depois é ajustar o feed e ar em função do combustivel.

parabéns grbestudio pela tua iniciativa e concequente sucesso!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por grbestudio »

obrigado pelos feedbacks.

em termos de limpeza, se compararmos com pellets de média qualidade, é igual. deixa na mesma alguns pequenos torrões de areia e a cinza é do mesmo tipo. a diferença é que o caroço é constante, ou seja, não varia de saco para saco, é sempre igual o tipo de resíduo que deixa no copo.
em termos de programação, esta máquina não é flexível, vem programada para pellets e mais nada. para por a funcionar com o caroço tive mesmo de ir ao menu protegido que, obviamente, os códigos não vêm no manual mas eu consegui arranjar na net os códigos de maior importância como o tempo de funcionamento do sem fim nas várias etapas de funcionamento e a força do ar.
a parte mesmo boa é a economia de custo, a menos boa é ir ao lagar ensacar o caroço.
não há nada perfeito!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por grbestudio »

eu não sei quem é o representante da sime, porque eu comprei a caldeira a um vendedor perto de coimbra em condeixa.
o preço do pellet ronda os 220 € + iva a tonelada, o caroço que eu compro é a 60€ + iva a tonelada. atenção que o iva do caroço é a 5%, enquanto que o pellet é 20%.
outro aspecto do caroço é que suja mais que o pellet, tem mais pó. não aconselho a usar em aparelhos que estejam mesmo dentro da habitação. no meu caso tenho a mquina numa "casota" encostada à casa, do lado de fora.


lbvp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda mar 30, 2009 12:45 pm

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por lbvp »

boas, na zona centro santarem, a empresa m.r.brás,lda, vende e instala equipamentos da sime.
www.mr-bras.pt

já vi caldeiras a gás em santarem, instaladas por eles.


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por artujorge »

qualquer lagar de azeite vende isso, ou há sítios específicos?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por grbestudio »

eu julgo que não deve comprar-se em qualquer um, deve ser só naqueles que retiram o óleo do bagaço, para ficar só o caroço seco. mas deve haver muitos sítios por este pais fora para comprar. é uma questão de procurar primeiro antes de ver as máquinas. cumprimentos.


carlos ascenção
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça dez 08, 2009 11:58 pm

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por carlos ascenção »

grbestudio Escreveu:boas,
comprei uma caldeira da marca sime modelo solida 8 pl, que vem configurada para queimar pellets. como os pellets são caros aqui em portugal, eu procurei alternativas mais baratas e encontrei o caroço de azeitona que fica a 60€ a tonelada.
tive alguns problemas na alteração de combustível, pois tive de mudar configurações da maquina e o manual da máquina não dá as informações necessárias para essas alterações. tive de me desenrascar! procurei na net e encontrei algumas ajudas de modo a entrar no menu protegido e fazer pequenos ajustes para o pleno funcionamento do caroço de azeitona.
resultado: em vez de gastar 800€ em pellets num ano, gasto 250€ de caroço de azeitona (gasto 4 toneladas ano).
gostava ter feedbacks de quem tenha feito alterações semelhantes ou queira fazer e alteração de pellets para caroço de azeitona.
abraços
gonçalo rui


carlos ascenção
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça dez 08, 2009 11:58 pm

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por carlos ascenção »

estou interessado no caroço ou bagaço de azeitona e gostaria de saber aonde é que eu posso me procurar o produto
carlos ascenção [[email protected]]


carlos ascenção
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça dez 08, 2009 11:58 pm

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por carlos ascenção »

grbestudio Escreveu:no início comprei a máquina a pensar só nos pellets. só depois soube que talvez desse com o caroço de azeitona. a fase de por a funcionar e parametrizar com o caroço, essa sim foi tentativa e erro. os pellets ficam +/- 200€ a tonelada, a tonelada de caroço 60€. em termos de potência calorifica, não noto diferença nenhuma, mas tecnicamente deve haver, eu é que não noto nada no funcionamento.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por grbestudio »

o caroço de azeitona compra-se em lagares de azeite e é a granel.


carlos ascenção
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça dez 08, 2009 11:58 pm

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por carlos ascenção »

grbestudio Escreveu:boas,
comprei uma caldeira da marca sime modelo solida 8 pl, que vem configurada para queimar pellets. como os pellets são caros aqui em portugal, eu procurei alternativas mais baratas e encontrei o caroço de azeitona que fica a 60€ a tonelada.
tive alguns problemas na alteração de combustível, pois tive de mudar configurações da maquina e o manual da máquina não dá as informações necessárias para essas alterações. tive de me desenrascar! procurei na net e encontrei algumas ajudas de modo a entrar no menu protegido e fazer pequenos ajustes para o pleno funcionamento do caroço de azeitona.
resultado: em vez de gastar 800€ em pellets num ano, gasto 250€ de caroço de azeitona (gasto 4 toneladas ano).
gostava ter feedbacks de quem tenha feito alterações semelhantes ou queira fazer e alteração de pellets para caroço de azeitona.
abraços
gonçalo rui


carlos ascenção
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça dez 08, 2009 11:58 pm

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por carlos ascenção »

grbestudio Escreveu:eu não sei quem é o representante da sime, porque eu comprei a caldeira a um vendedor perto de coimbra em condeixa.
o preço do pellet ronda os 220 € + iva a tonelada, o caroço que eu compro é a 60€ + iva a tonelada. atenção que o iva do caroço é a 5%, enquanto que o pellet é 20%.
outro aspecto do caroço é que suja mais que o pellet, tem mais pó. não aconselho a usar em aparelhos que estejam mesmo dentro da habitação. no meu caso tenho a mquina numa "casota" encostada à casa, do lado de fora.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por jeanuc »

não tenho feedback directo para dar apenas alguns comentários de donos de padarias que em vez de utilizar pellets começaram utilizar caroço.
o problema que se queixam é o fumo que produz que seria maior que as pellets, sendo negro. tanto que um dono comentou que um vizinho foi correr à padaria para avisar que a casa estava a arder.
além que caldeiras de biomassa, em espanha na estremadura utilizam caroço de azeitona em salamandras da ecoforest (nomeadamente a hidrocopper).
sinceramente já pensei utilizar caroço de azeitona, mas o preço que propunham, cerca de 10 cent. +iva sem transporte tornava uma solução pouco interessante, pois utilizo cerca de 5 toneladas por ano.
uma pergunta, as pellets não têm cheiro, e o caroço de azeitona tem um cheiro significativo?
obrigado grbestudio


apires
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jan 28, 2010 11:25 am

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por apires »

bom dia!
estou na fase de pré-construção da minha casa e ainda estamos em dúvida relativamente ao sistema de aquecimento central.
gostava de ouvir opiniões de quem tem caldeiras/recuperadores a pellets e tambem de quem já tem tem o sistema a funcionar com o caroço de azeitona. parece-me uma excelente alternativa. o lagar de azeite que funciona na zona consegue a tonelada a 35€.
a área a aquecer anda sensivelmente nos 260 m2 (r/c e 1º andar) e o sistema ficaria instalado na cave.
alguem me sabe dar uma estimativa de consumo (kg) para o inverno uma vez que na minha zona (nordeste transmontano), o inverno pode durar 6 ou 7 meses e que se atingem muitas vezes temperaturas negativas?

obrigada!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
grbestudio
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 09, 2009 10:41 pm
Localização: Coimbra

Re: Caldeira aquecimento central a utilizar caroço azeitona

Mensagem por grbestudio »

bom dia

posso dar o exemplo da minha casa. tem 360 metros quadrados e cerca de 100 metros aqueço com um recuperador a lenha normal (sala e escritório). ou seja, aqueço quartos casas de banho e cozinha. tenho o aquecimento ligado 7 horas por dia de novembro até abril gasto 4 toneladas (660kg por mês). eu compro o caroço a 60€ a tonelada. se alguém me souber dizer onde posso comprar mais barato...
em relação a colocar a caldeira na cave, cuidado com o cheiro! não é que seja muito intenso, mas eu nunca punha dentro de casa. a minha caldeira está nuca "casota" encostada à casa com acesso por fora, logo nunca deita cheiro para dentro de casa. se a cave tiver acesso directo para casa, vai haver cheiros do caroço na própria casa. mas se for a pellet é a mesma coisa. há que assegurar que não há passagem de ar da cave para dentro de habitação.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”