Produção de óleo vegetal

Responder

Autor do tópico
dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Produção de óleo vegetal

Mensagem por dieselPower »

olá!

só muito recentemente descobri que existe o biodiesel e como ele é feito. constato que os users deste fórum o fabricam a partir de óleo alimentar usado - pelo menos a grande maioria.
no entanto comecei a magicar... e porque não produzir óleo vegetal?
a ideia surgiu-me também porque sou natural de uma zona rural, sempre gostei de agricultura, e porque até tenho alguns terrenos disponíveis para uma possível plantação com vista à produção de óleo vegetal, terrenos esses que estão lentamente a ficar ao abandono...
no entanto eu não faço ideia de qual seria a melhor plantação, tendo em conta que eu sou do minho litoral. será que seria viável em termos económicos? e como extrair o óleo vegetal das plantas?

só peço que dêm a vossa opinião acerca deste assunto, pois poderá ser uma importante ajuda para que eu perceba o que fazer, ou mesmo se devo fazer alguma coisa!

cumprimentos a todos!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Produção de óleo vegetal

Mensagem por Luciano Kaefer »

alguns defendem a produção de óleo para combustíveis. outros condenam porque é um alimento à menos para a população.

particularmente, defendo que deveriam normatizar a recolha de óleo vegetal usado e explorar a produção de oleaginosas em lugares que a produção de alimento não vem bem.

imaginem quantos milhões de litros de óleo usado é deitado nos esgotos diariamente. considerem que 1 litro de óleo usado, deitado nos rios, contamina 1 milhão de litros de água. não é possível fechar os olhos para esses números.

aqui mesmo nessa secção, vais encontrar diversas fontes de óleo para produção, suas vantagens e suas desvantagens.

boa pesquisa.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Percy Willander
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 29, 2011 7:20 pm

Re: Produção de óleo vegetal

Mensagem por Percy Willander »

ola dieselpower.

como bem comentou nosso amigo luciano, há um grande impasse no "novo combustível" (biodiesel) a respeito da competitividade com alimentos. são chamadas de materia prima de primeira geração. mas para que isso não ocorra, disputando o preço de oleaginosas alimenticias para produção de biodiesel, mesmo porque em muito lugares do país seria totalmente inviavel produzir oleaginosas comestiveis para produção de combustível, tendo em vista o elevado custo de produção, que poderá ser pago pela industria alimenticia, mas não pela de combustíveis renováveis.

para isso, descobriu-se as matérias-primas de segunda geração, ou seja, consideradas resíduo (óleo de cozinha), ou oleaginosas não comestíveis (crambe), não disputando assim com alimentos, e sendo totalmente viavel a produção destes grãos.

primeiramente, lhe aconselharia a verificar a topografia do terreno que desejas cultivar, as características do solo, e sendo favoráveis, poderia lhe sugerir o plantio do crambe, uma planta de 90 dias de cultivo (rende 4 culturas em um ano), que produz até 1500 kg de grãos por hectare, podendo chegar a um rendimento de óleo de 25%.

para maiores esclarecimentos sobre o crambe, estou a disposição. e havendo interesse, serei seu parceiro na aquisição dos grãos.


rjsmarques
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 09, 2009 11:03 pm

Re: Produção de óleo vegetal

Mensagem por rjsmarques »

O cambre é realmente uma optima alternativa para não competir com a alimentação humana, mas pergunto

se o terreno vai ser usado para combustiveis, que diferença faz se o grão compete ou não?

acho que não devem defender o tipo de culturas mas o tipo de uso que se dá ao terreno, eu cá planto girassol e consegui uma produção na ordem dos 2000kg/ha (apenas fiz um) com pouca rega e com uma percentagem de 40% de oleo, já li que se der mais rega que o girassol rende mais graos e compensa o custo da mesma, o girassol tem um ciclo de 110-140 dias podendo fazer até 3 cultivos por ano.

Agora gostava de experienciar o cultivo de Cambre, tenho muita gente contra o girassol e combustivel :(

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”