adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Responder

Autor do tópico
pmjaneiro
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça fev 14, 2012 2:19 am

adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Mensagem por pmjaneiro »

Bom dia

sou novo aqui no fórum que descobri por acaso e gostei de muitas coisas que já li por aqui.
Como o preço do gasóleo de aquecimento está prestes a bater a barreira do 1.30€ quero começar a preparar-me para o próximo inverno de uma forma que seja mais económica, muito mais económica. Pelo andar da carruagem para o próximo ano terei que gastar 1500€ de gásoleo ou mais se não encontrar uma alternativa. A ideia que me surgiu foi a possibilidade de adaptar a caldeira que já possuo a gásoleo para a queima de pellets ou caroço de azeitona. Parece-me que a segunda será ainda mais económica até porque tenho um lagar a 500m de casa.
Gostaria de saber a vossa opinião e se alguem já o fez. Nesse caso gostaria de saber quais os principais cuidados que tenho de ter ao fazer a tal alteração uma vez que será uma coisa artesanal, já que ainda ninguem se lembrou de fazer kits de transformação para vender.


pantera
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta set 12, 2008 10:04 am

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pel

Mensagem por pantera »

Boa tarde "pmjaneiro".
Já existem kits de transformação para vender, consistem em substituir o queimador a gasóleo por um a pellets e têm adaptado um sem fim ligado a um tanque de pellets ( fazem á medida ), deixam é de ter a comodidade de uma caldeira a gasoleo já que necessitam de uma limpeza +/- de 3 em 3 dias para remover as cinzas e não são adaptados a todas as caldeiras.
Se vires aqui no forum já há quem fale em queimadores nacionais da marca "ecoama".
Cumprimentos.


Autor do tópico
pmjaneiro
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça fev 14, 2012 2:19 am

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pel

Mensagem por pmjaneiro »

ora ai está uma coisa de que ainda não tinha ouvido falar nem sabia da existência...


rafa24
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mai 01, 2012 10:34 pm

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pel

Mensagem por rafa24 »

Boa noite, pmjaneiro

Gostaria de saber, se chegou a converter a sua caldeira para pellets.
qual foi a empresa que fez a conversão da sua caldeira , e se esta satisfeito.
Já agora com que frequencia limpa a sua caldeira.

Abraço.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pel

Mensagem por itisix »

Pedi no ano passado uma proposta para esta adaptação e só o queimador (sem montagem) eram 2.400 euros.


tgferreira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda nov 02, 2015 11:21 am

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Mensagem por tgferreira »

Bom dia,

Sei que o post já é antigo mas fica para futuras referências:

Há alguns anos atrás andava com ideias de construir uma salamandra a pellets. Tendo tido uns problemas com as saídas de fumo, um dia, em pesquisas descubro que é possível a adaptação de caldeiras a gasóleo também para pellets.

Decido então colocar mãos à obra e construí um protótipo funcional que me aqueceu a casa durante um inverno.

Deixo aqui algumas fotos neste link para verem como estava:

http://imgur.com/a/Ad5CQ

O que podem ver em cima da caldeira era a antiga salamandra a pellets que estava a servir de depósito. Atrás estava um berbequim a girar um sem-fim para fazer cair os pellets. Como a rotação era muita, tinha alguma electrónica que podem ver noutra foto a fazer o controlo e ligando o berbequim por períodos de menos de um segundo de x em x segundos. Todo o controlo de águas e temperaturas era a electrónica antiga da caldeira que cumpria com essa função.

As garrafas de água a fazer de tubo foi porque tinha muita pressa em experimentar.

Em resumo as únicas alterações que fiz foi desactivar toda a parte do queimador de gasóleo e no local deste colocar um tubo para onde caiam os pellets. A ignição dos mesmos era feita com uma vela de um carro diesel, também controlada pela minha electrónica (tudo baseado em Arduino, para aqueles que conhecem).

Não estava bonito e tinha problemas mas era funcional. Os consumos eram os esperados, etc etc.

Visto que o protótipo funcionava, decidi adquirir um conjunto de planos disponíveis no eBay para a construção deste equipamento a sério. E é nessa tarefa que me encontro agora.

Apesar de trabalhoso é algo que até dá gosto fazer e que até é fácil. Recomendo vivamente a todos os que estiverem a pensar experimentar.

Se tiverem algumas questões, podem colocar. Abraço!


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Mensagem por sugarstorm »

Projecto interessante!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Mensagem por jmlflorencio »

Como ficou o rendimento disso?

Venham esses desenvolvimentos!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Mensagem por CrOhN »

Engenhoso!


Acduarte365
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sábado dez 23, 2017 8:24 pm

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Mensagem por Acduarte365 »

Sera que dava para me facilitar mais dados sobre este projeto??? Ou falara por pm?


Mekito
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo nov 18, 2012 12:07 pm

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Mensagem por Mekito »

Boas tgferreira, tenho a minha caldeira a gasóleo parada há 4 anos, instalei uma caldeira a lenha, mas já estou farto de carregar com lenha. Meti mãos na massa e vou fazer transformar a caldeira para pellets.
tgferreira também quero por uma vela diesel para fazer a incandescência, essa vela consome pelo menos 5A, não me está apetecer fazer uma fonte 12v 5A. Estava a pensar fazer um duty cycle para fornecer corrente á vela mas com 220v.
Será que me podes dizer como fizeste?
Obrigado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Mensagem por serges »

Bem antes de mais, bem vindo ao forum, poderias sempre fazer uma breve apresentação na area das apresentações...

Quanto ao user em questão tem atenção as datas que iniciou tal, contudo com sorte volta ao forum para explicar, poderias era partilhar esse projecto com a malta de forma a podermos ter essa informação de como fazer!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Acduarte365
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sábado dez 23, 2017 8:24 pm

Re: adaptação de caldeira de aquecimento de gasóleo para pellets

Mensagem por Acduarte365 »

Boas sou novo no fórum.
Que dizem das placas da naturela?

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”