A minha prensa de extração de óleos vegetais

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por Sun_rise_pt »

Acabei de construir um protótipo de prensa que me está a dar resultados interessantes nos testes preliminares.
Tenho interesse em extrair óleo de côco, mas depois que vi os preços algo exagerados das prensas, decidi por mãos à obra e construir uma em casa de dimensão reduzida. Usei aço inox atendendo ao material que eu pretendi extair. Para uso em óleo exclusivamente combustível os materias serão mais baratos.
Espero que isto incentive outros...
Junto aqui os 2 vídeos que até agora fiz.

http://www.youtube.com/watch?v=N0QcovIKk4k

http://www.youtube.com/watch?v=BHXSI-wI ... e=youtu.be

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por visitante1 »

Ideia interessante... mas os cocos cá não há!!! importar dá margem?
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por Sun_rise_pt »

De facto o post é uma tentativa de incentivo à construção de prensas para extração de óleos vegetais.
Côco também se vende em Portugal, mas a valores muito (muito mesmo) superiores aos praticados nos locais de produção.
Construí este protótipo de dimensão experimental, apenas para ter uma ideia da dificuldade de construção e dos custos implícitos. Exceptuando o inverter (necessário porque não tenho corrente trifásica aqui) mais o conjunto motor/redutor, 90% de todo o restante foi de construção pessoal com material reciclado.

As que existem no mercado (excluindo as chinesas, sempre acompanhadas com aquela infeliz conhecida característica de incerteza de acabamento, de durabilidade, de acessórios de reposição, etc...) possuem preços de venda exageradamente altos.
O projeto será construir uma(s) máquina(s) para extração industrial do óleo de côco num país onde este "fruto" abunda.
Após fazer esta, com os ensinamentos adquiridos pelos ajustes, e mesmo uma inovação, fiquei agradávelmente motivado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por Sun_rise_pt »

algumas imagens da fase de construção (que ainda não terminou...) ;) ...

Imagem

Imagem

Imagem


fernandocirino
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta out 17, 2012 12:40 am

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por fernandocirino »

muito bom o seu trabalho, eu tb estou tentando produzier biodesiel para as maquinas em minha fazenda , gostaria que vc disponibilizase o projeto para nos , pois a unica coisa que e dificil neste processo de transformar os cereais em combustivel e fazer a extracao do oleo, pq o aparelho e muito caro, as parte quimica estou tentando com com tambores de aço usado para tranportar leite (leiteras) quando ficar pronto posto a engennhoca.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por Sun_rise_pt »

Poderei enviar o meu projeto, que não passa de um protótipo qua laboratorial para avaliação da capacidade de extração de óleo de côco.
Você de que regiâo é? Se for no RN ou estados adjacentes, poderemos nos encontrar.
Existem máquinas de porte industrial no Brasil. As da Ercitec são (para mim que conheço o sistema) de valor exageradamente alto, mesmo considerando os impostos associados. Sei que as chinesas também já chegaram aí. Não sei se serão confiáveis...
Na próxima semana enviarei por MP um projeto bem detalhado de uma Escola Militar sulamericana.
Estou agora em Portugal, mas tenho interesse em saber quanto será o valor do trabalho de torneiro no Brasil (torneamento dos diversos componentes) + o custo do varão inox.


lucasrosas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta ago 17, 2012 1:53 am

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por lucasrosas »

Bom dia,

estou tentando fazer uma prensa extrusora dessas mas no meu primeiro protótipo não sucesso.....minha prensa não empurra o material, e quando empurra não faz pressão para que a torta saia....você poderia me ajudar? Eu ficaria muito agradecido com sua ajuda.

Att


lucasrosas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta ago 17, 2012 1:53 am

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por lucasrosas »

Alguém obteve sucesso na construção da prensa? Eu fiz uma mas que não funcionou....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por Sun_rise_pt »

Terá de ser mais específico para eu poder entender o que se estará a passar com a prensa que construiu...

No meu entender só existirão 2 hipóteses para essa falha...

1ª -A causa mais provável da falta de compressão, considerando que terá entrado material no fuso pressor, será porque o dito material estará rodando conjuntamente com o fuso. Depois que isso acontecer, se for o caso, não haverá saída da "torta" e consequentemente também não entrará mais material.

2ª - Detetável com facilidade: Se existir demasiado estrangulamento na saída da "torta" o aquecimento nesta parte da máquina é anormalmente alto, portanto bem evidenciado, que pode ir a situações quase extremas...

Solução para o primeiro problema: Inserir preferencialmente 2 ou 3 peças no sentido radial no espaço entre a ponta do fuso e a fieira que determina o diâmetro da "torta"...

Solução para o segundo: Fazer testes com fieiras intermutáveis de diferentes diâmetros ( ou algum outro sistema que permita controlar a dimensão da abertura de saída da "torta" ). É evidente que para materiais a processar de diferentes densidades, para não falar de outros fatores, estas aberturas são necessáriamente diferentes.

Pessoalmente, não encontrei grandes obstáculos à construção da minha máquina. Passei quase 1 ano fazendo pesquisas...

Não sou engenheiro mecânico, mas fascinado por construção destas e de outras máquinas.

Pensei que iria encontrar por aqui mais gente interessada em (literalmente ;) ) " por as mãos na massa".

Se alguém puder acrescentar mais-valias conceptuais a estas prensas será muito bom!

Diga:
- O que pretende prensar?
- Está em Portugal?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por Sun_rise_pt »

Veja este link da ESCUELA POLITÉCNICA DEL EJÉRCITO del Ecuador:

http://repositorio.espe.edu.ec/bitstrea ... L-0635.pdf

Havia mais outros interessantes, desta mesma Escola. Parecem desativados... :oops:


Manuel Araujo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça nov 13, 2012 11:10 pm

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por Manuel Araujo »

Olá companheiro, vejo que tem um progecto de uma prensa parecida com uma q eu quiz fazer e até tentei, mas falhei e ela nao funcionou. Eu tenho todas as condições para executa-la mas deixei o projecto para trás desanimei. Eu vivo em Santarem. Se ainda tiver algum interesse nesse ou outros pro -jectos relacionados podemos conversar se o entender claro.


LUIS CARLOS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 30, 2015 2:24 am

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por LUIS CARLOS »

Boa noite! a todos
Estou procurando uma prensa dessas para uso pessoal
Vocês tem interesse em vender?


davidson.consultor
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 05, 2016 5:10 pm

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por davidson.consultor »

Olá, gostaria de me vender uma cópia de seu projeto? Achei muito interessante e fiquei com vontade de montar uma também.

Eu tenho buscado um projetista ou um projeto para uma maior, quero produzir oleo de coco em pequena quantidade. Quero uma prensa para 20 a 40kg por hora, onde vivo temos facilidade e abundancia de cocos.

Grato a todos

Davidson
Skype: davidson.consultor
Whats: +5584998164998


davidson.consultor
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 05, 2016 5:10 pm

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por davidson.consultor »

Sun_rise_pt Escreveu:Poderei enviar o meu projeto, que não passa de um protótipo qua laboratorial para avaliação da capacidade de extração de óleo de côco.
Você de que regiâo é? Se for no RN ou estados adjacentes, poderemos nos encontrar.
Existem máquinas de porte industrial no Brasil. As da Ercitec são (para mim que conheço o sistema) de valor exageradamente alto, mesmo considerando os impostos associados. Sei que as chinesas também já chegaram aí. Não sei se serão confiáveis...
Na próxima semana enviarei por MP um projeto bem detalhado de uma Escola Militar sulamericana.
Estou agora em Portugal, mas tenho interesse em saber quanto será o valor do trabalho de torneiro no Brasil (torneamento dos diversos componentes) + o custo do varão inox.
Vivo em Natal/RN, gostaria de me encontrar contigo, podemos tomar um café?

meu whatsapp +55 84 998 164 998
Meu Oi 988 738 868

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: A minha prensa de extração de óleos vegetais

Mensagem por Emanuel Couto »

davidson.consultor faz favor de não "espalhar" as suas questões em mais tópicos..!!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”