Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por Ferra »

zigtalk Escreveu:Boas. Passado um ano..... Estou contente e satisfeito com a minha adaptação. Já está a bombar outra vez e com os resultados esperados. Que bom toda a casa quentinha.
Boas. Parabens pelo belo projecto!
Só encontro dois pontos a melhorar (em minha opinião).
O primeiro desconfio que já terá sido melhorado e é isolar os tubos (bichas?) junto ao depósito.
O segundo tem a ver com teoria mas se calhar na prática até funciona perfeitamente como está! Trata-se das soldas da serpentina que fazem a ligação à chapa. Teoricamente fica mais eficiente a transmissão de calor da chapa para a serpentina com soldas corridas porque com a dilatação da chapa esta vai-se afastar da serpentina e a passagem de calor practicamente só se faz nos pontos de solda...
Com a solda corrida seria uma maior superficie a transferir calor... O trabalho que é necessário para fazer isso neste momento, se calhar não justifica e até eu não o ia fazer estando contente com o rendimento da coisa! Querendo melhorar fica a sugestão ;)
Mais uma vez parabens!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por zigtalk »

Obrigado Ferra. Sim já está tudo isolado, quanto à soldadura dá chapa concordo contigo, mas agora é tarde.... Iria dar um trabalhão.

Mais uma vez obrigado


Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por zigtalk »

Ora cá estou eu novamente pois sinto a obrigação de dar notícias. Já li muitos projetos por aqui e no fim fico sem saber se funciona ou se vale a pena.
Mais um ano e continuo satisfeito. Tenho agora a bomba a circular aos 41 e a parar aos 40 graus. assim os nadadores nunca arrefecem, stem mais rendimento.
A chapa de inbox de proteção da repentina apresenta algumas rachadelas que considero normal. Enfim nada arrependido.

Um abraço a todos e desejo de um novo ano cheio de partilha e bons Projetos!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por serges »

Obrigado...

Vai continuando a relatar pois muitos lêem muito o que aqui se escreve e serve de testemunho e incentivo a muitos!..

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


rosacristiana
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo fev 01, 2015 4:15 pm

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por rosacristiana »

Boa tarde,

Antes de mais, muitos parabéns ao zigtalk pelo projecto, ficou muito bom.

Estive a ler o tópico desde início porque pretendíamos fazer um projecto semelhante, mas as dúvidas são bastantes.

À dois anos quando colocámos o nosso recuperador de calor a ar, Venus da Solzaima, ainda ponderámos colocar um a água, uma vez que temos pré-instalação de aquecimento central e o apartamento ainda é grande, mas os valores que referiram eram tão altos que desistimos facilmente. Depois um familiar indicou-nos que um recuperador com ventilação também seria eficaz e que aqueceria bem e nós arriscámos, mas não correu muito bem. Porque aos restantes compartimentos não chega ponta de calor, ou seja, só aquece a sala, onde está instalado o recuperador.

Agora estávamos a pensar colocar um recuperador a água, mas para não perder o investimento todo, se fosse possível adaptar uma serpentina no nosso seria ideal, por isso fiquei muito contente quando vi que o que o projecto do zigtalk e que funcionou com sucesso.

Tenho algumas questões, se me poderem ajudar:
- O circuito tem que ter obrigatoriamente um depósito acumulador?
- A situação é que vivemos num apartamento no rés do chão, sem sótão, temos apenas garagem por baixo, seria possível colocar o acumulador na parte de baixo?
- Ou poderíamos simplesmente fazer a instalação directamente para os radiadores? Sem qualquer perigo?

A outra questão será onde comprar a serpentina, mas tive informação que a própria solzaima, fabricante do recuperador, faz estas serpentinas adequadas e cada recuperador, estou à espera de orçamento.

Desde já obrigada pela ajuda


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por jmlflorencio »

zigtalk Escreveu:Ora cá estou eu novamente pois sinto a obrigação de dar notícias. Já li muitos projetos por aqui e no fim fico sem saber se funciona ou se vale a pena.
Mais um ano e continuo satisfeito. Tenho agora a bomba a circular aos 41 e a parar aos 40 graus. assim os nadadores nunca arrefecem, stem mais rendimento.
A chapa de inbox de proteção da repentina apresenta algumas rachadelas que considero normal. Enfim nada arrependido.

Um abraço a todos e desejo de um novo ano cheio de partilha e bons Projetos!
Bom projecto!

Com o recuperador quente e 'com um bom fogo' (e a casa já quente também), a bomba circulatória chega a parar?

Só para tentar perceber quantos elementos uma serpentina deste género poderia alimentar, e a que temperaturas...

Continuação!


teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por teclista »

Boa noite a todos,


Quero felicitar o Zigtalk por este excelente tópico.
Até ao final da semana passada estava indeciso, sobre colocar uma bomba de calor. Não avancei com a aquisição da bomba de calor, porque era um investimento muito dispendioso para o meu orçamento e porque não estava bem certo acerca do rendimento que iria usufruir.
Então decidi arregaçar as mangas, e seguir o exemplo do Zigtalk, uma vez que já tenho o recuperador de calor e a pre instalação para radiadores.
Já falei com um torneio mecânico meu conhecido, que me irá fazer a serpentina de inox, à semelhança da do Zigtalk.
A minha primeira questão, tem a ver com a espessura do tubo e chapa, utilizados para fazer a serpentina. Qual a espessura do tubo que utilizaram?
Também falou no desnível de 3/4 mm, não percebi esta questão. Podia explicar-me melhor este ponto?

Um abraço!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por jmlflorencio »

Não sei se vamos ter muita sorte, este tópico já não tem 'movimento' há muito tempo... Eu tinha ideia de fazer algo deste género também, mas acabei por desistir...


teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por teclista »

jmlflorencio Escreveu:Não sei se vamos ter muita sorte, este tópico já não tem 'movimento' há muito tempo... Eu tinha ideia de fazer algo deste género também, mas acabei por desistir...
Boa noite,


Qual foi o seu receio?
Eu já tenho recuperador, e estou decidido a avançar com a adaptação.
A meu ver, o que posso perder, se não tiver o rendimento esperado, é o trabalho e o dinheiro usado na serpentina, todo o resto irá ser aproveitado no caso de trocar este recuperador para um a água de origem.
A minha duvida, tem a haver com o material usado para fabricar a serpentina , (inox ou cobre, espessura do tubo, medidas do tubo, capacidade em litros da serpentina). Se existir aqui alguém que me poder ajudar com estes pormenores, ficarei agradecido.


Cmps,
Paulo Simões

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por Emanuel Couto »

Paulo Simões, adoraria - mos saber mais acerca de si!

Porque não passa pelas apresentações!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por teclista »

Boa noite,

Obrigado pela sugestão da apresentação.
Já fiz uma breve apresentação sobre mim, e na secção apresentações.
Obrigado por poder ser membro deste fórum.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por Emanuel Couto »

Nós é que agradecemos!

Mais uma vez bem vindo.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por zigtalk »

Boa noite a todos. Antes de mais as minhas desculpas pela ausência mas o tempo não tem sido nada Amigo! ?.. E mais uma bebé Linda! O projeto continua a bombar e agora mais que Nunca! Quanto às perguntas desculpem mas não consigo responder a todas. Às Medidas e capacidade da repentina não sei pois foi com restos mas pelo que li pode ser feito com tubo de 15mm cobre ideal pois transfere mais calor. Quanto à questão do depósitos ser em baixo pode ser mas acresce a montagem de mais uma bomba circularam e um controlador, . A questão do do desnível tem a ver com o ar aquando do vencimento. Se com o desnível o ar sobe, se não tiver pode ficar ar na repentina e está não fazer bem a circulação. no caso de ter circulação por bomba não fazer será necessário.
Grande abraço a todos e um obrigado.
Aproveito também para desejar a todos boas Festas! ?.. Quentinhas!


Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por zigtalk »

Desculpem os erros...... Os tablet s têm disto....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por jmlflorencio »

Zigtalk, parabéns pelo aumento da família ;-)

Sobre o tópico, quem fez essa serpentina não aceita encomendas? Tinha aqui clientes! :)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por Emanuel Couto »

zigtalk Escreveu:Boa noite a todos. Antes de mais as minhas desculpas pela ausência mas o tempo não tem sido nada Amigo! ?.. E mais uma bebé Linda!
Grande abraço a todos e um obrigado.
Aproveito também para desejar a todos boas Festas! ?.. Quentinhas!
Meus parabéns... :)

Já agora, boas Festas para ti também.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por zigtalk »

jmlflorencio Escreveu:Zigtalk, parabéns pelo aumento da família ;-)

Sobre o tópico, quem fez essa serpentina não aceita encomendas? Tinha aqui clientes! :)
Quem fz foi o meu sogro quetêm empresa de metalomecanica mas industrial só coisas grandes. Este trabalho foi mesmo por ser para mim..


teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por teclista »

zigtalk Escreveu:
jmlflorencio Escreveu:Zigtalk, parabéns pelo aumento da família ;-)

Sobre o tópico, quem fez essa serpentina não aceita encomendas? Tinha aqui clientes! :)
Quem fz foi o meu sogro quetêm empresa de metalomecanica mas industrial só coisas grandes. Este trabalho foi mesmo por ser para mim..
Boa tarde Zigtalk,

Muitos parabéns e muitas felicidades, pela princesa!
Seria muito abuso da minha parte, pedir-lhe as dimensões técnica do tubo da sua serpentina de inox?
Eu tenho o mesmo projecto, que o Zigtalk concretizou, mas faltam e saber qual a espessura do tubo e qual a secção, se é 25x25 / 20x20.
Se puder ajudar, fico muito agradecido.
Obrigado


Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por zigtalk »

teclista Escreveu:
zigtalk Escreveu:
jmlflorencio Escreveu:Zigtalk, parabéns pelo aumento da família ;-)

Sobre o tópico, quem fez essa serpentina não aceita encomendas? Tinha aqui clientes! :)
Quem fz foi o meu sogro quetêm empresa de metalomecanica mas industrial só coisas grandes. Este trabalho foi mesmo por ser para mim..
Boa tarde Zigtalk,

Muitos parabéns e muitas felicidades, pela princesa!
Seria muito abuso da minha parte, pedir-lhe as dimensões técnica do tubo da sua serpentina de inox?
Eu tenho o mesmo projecto, que o Zigtalk concretizou, mas faltam e saber qual a espessura do tubo e qual a secção, se é 25x25 / 20x20.
Se puder ajudar, fico muito agradecido.
Obrigado


Gostava muito mas o meu sogro já não se lembra e agora já não dá para medir... :-(


nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Re: Adaptar Serpentina em Recuperador de Calor

Mensagem por nunoslb83 »

Boas, não sei se dá jeito mas o meu cunhado tem fabrico próprio e montagem de recuperadores de calor/aquecimento central, salamandras, etc. Faz também montagem de painéis solares e ar condicionado. Zona de Aveiro, mas faz montagens em todo o país. É possível adaltar caldeiras a recuperadores de calor e muito mais. Se alguém precisar diga.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”