Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Responder

Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Mensagem por jmsf »

Bom dia

Estou a pensar montar um istema de AQC em casa, se os €€€ chegarem ehehehhe
Mas estou em duvida entre
Caldeira de gasificação ATmos
Caldeira a pellets HedilKamin
Recuperador a lenha

estas duvidas surgem por causa dos €€€ que são poucos no entanto nao quero colocar nada que depois me arrependa e vá gastar mais ainda passado 1/2 anos
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Mensagem por CrOhN »

Tudo depende dos custos.

Mas, como já perguntaste sobre a lareira no outro post, se calhar, em vez de um equipamento para tudo, apostavas em coisas independentes. Do genero de um recuperador de calor para aquecimento, e, por exemplo uma "bailarina" para aqueceres a água. Desta forma, nem sobre-aqueces o reservatório (por teres o recuperador ligado um dia inteiro), nem necessitas no verão de estar a ligar o recuperador para aqueceres a água, bastando uns pauzitos na "bailarina".

Quase que aposto que te fica mais económico desta forma. Pode não ser tão "comodo" (acender 2 lumes, etc), mas acho que não é grave.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Mensagem por marcopns »

Podes especificar melhor o que pretendes?
É que assim, sem mais informação, tendo em conta a informação do seu outro tópico, é óbvio que um recuperador a agua é a opção mais barata das 3, cerca de 1 000€.
O recuperador a agua pode aquecer a sua casa e servir de apoio ao seu termoacomulador de 200L.
Gostaria de saber a melhor opção para aplicar uma serpentina na minha lareira de maneira a ir aquecer um deposito de 200 Lts de AQS
Qual o modo mais economico de o fazer?
Vai valer a pena?


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Mensagem por jmsf »

Caro Marcopns

o que eu pretendo é colocar algo que me faça aquecimento e possa ao mesmo tempo fazer AQS (+/- 200 Lts) Sem gastar muito e optimmizar o que tenho
Uma vez que tenho lareira e quando colocar aquecimento vai haver grandes perdas por ela tenho que optar
ou coloco recuperador a água e resolvo o problema ou coloco uma caldeira e elimino a lareira

O problema de eliminar a lareira é que eu goto de estar ao "lume" como se costuma dizer e custa-me estar a elimina-la mas se tiver que ser será.

A minha duvida tambem se prende com o facto de nao saber quanto consumirá o recuperador para aquecer uma vivenda e se depois eu consigo estar na sala confortavel sem parecer um forno?
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Mensagem por marcopns »

Então mantenho tudo o que disse. Se o preço for determinante, o recuperador a agua é de longe a opção mais barata com recuperadores a partir dos 800€. Se tiver acesso a lenha gratuita, então nunca mais gastará um tostão para aquecer a casa e a agua para os banhos. Por outro lado é a opção que mais trabalho dá.

É o que tenho instalado cá em casa há 4 anos, painel solar com apoio de recuperador a agua. Acendo por volta das 17.30h, ao fim de 2-3 horas de funcionamento temperatura da casa sobe cerca de 4º (14º-18º), esta primeira carga de lenha dura até as 21h. O aquecimento da sala onde o recuperador esta instalado não é nada de extraordinário, no entanto permite fechar os radiadores nessa divisão.
A lareira é bonita mas extremamente ineficiente. O meu pai tem uma em casa e numa noite gasta mais lenha que eu no recuperador para aquecer a casa toda.


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Mensagem por jmsf »

Boas

Quantos elementos de radiador tem a tua casa?
em 4 anos nunca te deu problemas? em relação a marcas o que aconselhas?
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Mensagem por marcopns »

Normalmente tenho 70 + 2 toalheiros sempre ligados. Nas divisões que não uso estão desligados. Até agora nunca tive qualquer problema. Apesar de ter acesso a lenha gratuitamente, dá muito trabalho ir busca-la, por isso tento poupar no seu uso, em media gasto uns 5m3 por ano que por cá é vendida a 30-35€/m3.
A marca do recuperador é Solzaima, made in Águeda, mas mais importante será a escolha de um bom orçamento. Com a necessidade de fazer trabalhos cada vez mais baratos, alguns instaladores poupam onde não devem.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Mensagem por CrOhN »

jmsf Escreveu:
O problema de eliminar a lareira é que eu goto de estar ao "lume" como se costuma dizer e custa-me estar a elimina-la mas se tiver que ser será.
Quando experimentares o recuperador, depressa esqueces o estar ao lume.


dwafl3
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta out 05, 2016 1:44 pm

Re: Caldeira gasificação a lenha Vs Caldeira a Pellets

Mensagem por dwafl3 »

De facto o recuperador e uma melhoria

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”