A habitual ajuda a quem se acabou de registar...

Responder

Autor do tópico
JCCL
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça dez 03, 2013 12:57 am

A habitual ajuda a quem se acabou de registar...

Mensagem por JCCL »

...e pede logo tudo de uma vez.

boa noite a todos,

já há algum tempo tinha encontrado este forum, mas só agora é que tive oportunidade (e a estas horas...) de me inscrever e colocar aqui o meu pedido de ajuda/colaboração.

Temos uma moradia de família relativamente extensa, onde há alguns anos foi montado o habitual sistema com queimador a gasóleo para alimentar estes radiadores todos numa moradia com um R/C, 1º Andar e sótão:

radiador - nº elementos - divisão
1# - 14 - Sala
2# - 14 - Hall
3# - 13 - quarto
4# - 12 - quarto sotao
5# - 11 - quarto
6# - 10 - corredor 1o andar
7# - 9 - Sala
8# - 9 - Sala
9# - 9 - Sala/escritório
10# - 8 - quarto
11# - 8 - quarto
12# - 7 - cozinha
13# - 6 - quarto
14# - 6 - quarto
15# - 6 - quarto
16# - 6 - quarto
17# - 5 - corredor
18# - toalheiro de 20 Barras - wc r/c
19# - toalheiro de 20 Barras - wc 1o Andar
20# - toalheiro de 14 Barras WC 1º andar

O sistema funciona (funcionou até ao ano passado, que agora ninguém o liga...) com uma caldeira/queimador com 59 KW (nominal, julgo), depósito de combustível de 1000L e um cilindro/depósito julgo que de dupla serpentina (se não estou em erro) com aquecimento suplementar eléctrico para AQS quando necessário (é uma loucura...) quando a caldeira está off. Isto está alojado num edifício secundário. Existe a possibilidade de ligar um sistema de gás para alimentar esquentador no local e o fogão (a tubagem está passada até à cozinha, mas o fogão ainda é de botija).

Para além disto, existe uma lareira sem uso (a ligação foi mal feita há anos e entra fumo para o quarto de cima) a 3/4 m da passagem do circuito de aquecimento. temos lenha para dar e vender... :-/

As condições de funcionamento são as seguintes:

- habitada em permanência por 1 pessoa, 2 durante o dia;
- 4 a 5 pessoas ao fim-de-semana;
- 6 a 10 fds durante o ano a casa está cheia (Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Verão e mais alguns aniversários familiares) com cerca de 16/18 pessoas;
- a casa fica localizada entre Vagos, Mira e Cantanhede, com boa exposição solar, mas com um frio húmido no inverno;
- as janelas são de madeiras, vidros simples, a maioria ainda não calafetada, mas com portadas interiores a fazerem caixa de ar.

O que fazer para uma solução de futuro compatível com o uso da casa completamente espartilhado?

Hipóteses (algumas complementares, outras nem por isso, algumas interferem umas com as outras e admitem-se soluções por fases para o futuro, pois não há graveto para fazer tudo de uma vez...):

- Montar um esquentador a gás para alimentar o cilindro/circuito da AQS durante a semana e desligar a resistência eléctrica (resolve a AQS, mas não o aquecimento, que teria que ser daqueles de botija a gás em parte da casa);

- montar um recuperador de calor na lareira (Pellets e lenha) e um tubo de extracção de fumos até ao fim da chaminé (hip. A: ventilado só para a sala; hip. B: aproveitar a chaminé para prolongar saída de ar quente também para os quartos/corredores no 1º andar e no Sótão encostados à coluna da chaminé para diminuir "estragos"/obras; hip.C: estender a Hip B com condutas a outros dois quartos/salas não encostados à chaminé)

- optar por um recuperador que calor que possa ser ligado ao circuito de AQS e/ou Aquecimento quando há menos gente;

- mudar caldeira/queimador a gasóleo e afins para uma caldeira a pellets (e estilha?) que terá que ser automática, pois não há condições para a estar a acompanhar;

- instalar um solução solar térmica que funcione como principal no verão para AQS e abasteça todo o sistema.

Algumas sugestões?

só de pensar nisto e no preço, o melhor é estar quieto...

Obrigado (mesmo) desde já por qualquer ajuda,

aka JCL

PS Acresce para dificultar, que o quarto da pessoa que lá mora permanentemente e que necessita de condições de conforto mínimas, fica longe da sala com lareira (que não funciona) e fora de hipótese sequer de se colocar uma conduta de ar quente para o local, no caso de se instalar um recuperador. Só ficaria confortável durante o dia na sala ou com o radiador a funcionar no quarto. :-(

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: A habitual ajuda a quem se acabou de registar...

Mensagem por klinzter »

Eu penso que não custa nada em se apresentar :-P
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
JCCL
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça dez 03, 2013 12:57 am

Re: A habitual ajuda a quem se acabou de registar...

Mensagem por JCCL »

klinzter Escreveu:Eu penso que não custa nada em se apresentar :-P
Já está. Mas julgo ter lido bem nas regras que não era obrigatório (como em outros foruns). Prezando eu a reserva, optei por não a fazer. Mas sendo assim, já ficou a apresentação possível.

Obrigado pelo reparo.

JCL


Autor do tópico
JCCL
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça dez 03, 2013 12:57 am

Re: A habitual ajuda a quem se acabou de registar...

Mensagem por JCCL »

recebi uma PM a que não consigo responder e como gosto de partilhar, não envio resposta por e-mail. Agradeço a informação.

Nela sugeriam-me que substituísse o queimador de gasóleo por um de pellets, solução mais simples. Ora, explicando eu que todo o sistema tem que ser o mais automático possível e não estando a caldeira preparada para limpar cinzas, parece-me uma solução fora dos parâmetros exigidos.

Não pretendo a solução mais barata, nem a mais simples. Procuro uma solução razoável, sem deitar dinheiro fora, obviamente sem gastar balúrdios. Se puder conceber uma solução como sendo escalável, adequando-a aos vários fins/usos e condições existentes actuais ou futuras, óptimo.

Obrigado pelo input, mais uma vez,

JCL

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A habitual ajuda a quem se acabou de registar...

Mensagem por serges »

Olá

Só ao fim de 5 mensagens aqui no forum se torna possivel responder a MP's!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: A habitual ajuda a quem se acabou de registar...

Mensagem por vgomes »

Tinha ideia que há caldeiras a pellets com sistema limpeza automático por vácuo.
Para ser tudo completamente automático tem que ser caro, assim de repente só me lembro de bomba de calor.

Mas acho que devia começar pelo principio e trocar as janelas ou pelo menos os vidros para vidros duplos. juntamente com um reforço de isolamento da cobertura é sempre a medida com melhor relação custo beneficio.

Depois para aquecer e visto que já tem o sistema de radiadores o melhor seria substituir a caldeira por uma com combustível mais barato....
Os pellets também se compram mas sempre são mais em conta.
Como tem assim tanta lenha deveria considerar uma caldeira a lenha, mas não vai ser automatica de certeza.
Já pensou que se tiver a lenha gratis pode sempre pagar a alguém que a encha de manhae a limpe a noite :. pode ser que saia mais em conta que comprar pellets.

Cumps,

Vgomes


Autor do tópico
JCCL
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça dez 03, 2013 12:57 am

Re: A habitual ajuda a quem se acabou de registar...

Mensagem por JCCL »

Obrigado pelos comentários.
vgomes Escreveu:Tinha ideia que há caldeiras a pellets com sistema limpeza automático por vácuo.
Para ser tudo completamente automático tem que ser caro, assim de repente só me lembro de bomba de calor.

Mas acho que devia começar pelo principio e trocar as janelas ou pelo menos os vidros para vidros duplos. juntamente com um reforço de isolamento da cobertura é sempre a medida com melhor relação custo beneficio.
Acho que se consegue perceber pela lista de radiadores, que a imensidão de janelas em causa na habitação e a sua dimensão implicam um custo bastante superior a uma caldeira nova a pellets/estilha automática. O telhado da parte nova da habitação está forrado com roofmate e as paredes são duplas com wallmate. A parte antiga, só R/C tem um sistema de caixa de ar em baixo e no forro do telhado e e paredes com excelente comportamento térmico. As janelas (em todo o edificado) são em vidro simples com portadas interiores que fazem caixa de ar. Quando as obras que implicaram mudanças de janelas foram feitas não era fácil, nem acessível financeiramente falando, conseguir alguns dos modelos hoje mais adequados.

Está na lista de compras (no máximo daqui a uns 5 a 10 anos :-) ) trocar todas as portas e janelas por umas mais eficientes, mas provavelmente também de madeira (são mais caras, mas o investimento compensa no muito longo prazo que se pretende que tenham e no gosto estético que sejam em madeira). Citava aqui um dos excelentes fabricantes em vista, mas acho que não é permitido.
vgomes Escreveu:Depois para aquecer e visto que já tem o sistema de radiadores o melhor seria substituir a caldeira por uma com combustível mais barato....
Os pellets também se compram mas sempre são mais em conta.
Como tem assim tanta lenha deveria considerar uma caldeira a lenha, mas não vai ser automatica de certeza.
É a possibilidade que tenho em vista. Como disse acima, a casa tem 3 perfis de utilização. Mas um sistema de caldeira a lenha não faz sentido, porque não se adequa à utilização do perfil de menor utilização. A Caldeira fica fora da casa principal e quer-se simplificar o processo devido à idade das pessoas em causa.

O que poderia fazer sentido era utilizar a lareira e colocar um recuperador de calor. Que, quem usa a casa mais tempo, já pode alimentar com lenha, sem se expôr a condições climatéricas adversas, quer de dia, quer de noite. Agora, faz sentido ligar o recuperador de calor aos dois sistemas, aquecimento e AQS (ainda são necessárias algumas obras para colocar canalização de um local para o outro)? Será possível? Quais os cuidados de segurança e as possibilidades técnicas?

Faz algum sentido ter um sistema que funcione com as seguintes prioridades (os custos também entram, claro):

- a maior parte do tempo usar um recuperador de calor (lenha e Pellets) na lareira que alimente o cilindro que contém a AQS (se for necessário ou até ser atingida uma temperatura limite) e/ou que alimente o circuito de aquecimento dos radiadores; Posso também ponderar uma solução só com ventilação forçada de ar quente (ou só na sala, ou ao longo da chaminé com bocas na vertical para as divisões contíguas no 1º andar e sótão; julgo que fazer/estender condutas de ar quente a divisões mais distantes da coluna da chaminé não faz sentido nenhum, ou faz?);

- substituir a caldeira/queimador/depósito de gasóleo por uma caldeira a pellets automática, para funcionar nos períodos de maior utilização da casa, obviamente tendo desligado o recuperador de calor (julgo eu, que não é seguro estarem os dois ligados, certo?);

- opcional futuro, prever a instalação de painéis solares ligados ao sistema de AQS (como e que cuidados a ter).

Se isto tiver algum nexo técnico/custos (diga de sua justiça quem sabe, sff...), não será uma solução para implementar de uma vez, mas para ir implementando.
vgomes Escreveu: Já pensou que se tiver a lenha gratis pode sempre pagar a alguém que a encha de manhae a limpe a noite :. pode ser que saia mais em conta que comprar pellets.

Cumps,

Vgomes
Infelizmente gente que tenha disponibilidade para fazer isso não existe em todo o lado no País. Há zonas onde já não há gente suficiente. Prefiro um sistema automático, complementar de um que possa ser manual e utilizado em condições favoráveis (o recuperador pode ser limpo uma vez por dia, por ser dentro de casa, mas a caldeira não se justifica).

Muito obrigado mais uma vez pelos comentários e sugestões.

JCL

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”