Aquecimento - qual a melhor solução para este caso ?

Responder

Autor do tópico
Leporello
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo dez 08, 2013 12:03 pm

Aquecimento - qual a melhor solução para este caso ?

Mensagem por Leporello »

Olá a todos, estou na iminência de me mudar para uma pequena moradia restaurada, na zona de Ovar (distrito de Aveiro), a cerca de 5 km do oceano atlântico.
A moradia deve ter mais de 60 anos e foi completamente restaurada. Só ficou a parede da frente, que é bastante grossa. A parede de trás foi substituída por uma parede de vidro duplo, que me parece ter um bom isolamento. Não é daquelas janelas em alumínio com portas de correr. É um sistema com uma porta que fecha. A casa tem orientação nascente/poente, estando a parte de trás envidraçada orientada a nascente. Do lado Sul, infelizmente, tem uma moradia de r/c e 1º andar, que me tira o sol, no Inverno. Só para vos dar uma ideia, nestes dias, por volta das 10.30 horas, o telhado da casa já não tem sol. O quintal, na parte norte ainda tem sol até às 11.00 horas e o quintal do vizinho a norte tem sol até ao início da tarde ! Que inveja ! A casa tem aproveitamento de sótão, onde estão os dois quartos, cada um com 12 m2, um virado a nascente, que é onde irei dormir e o outro virado a poente. Ambos os quartos não têm janelas, apenas uma pequena janela de telhado, da Velux (~40 cm X 30 cm). Existe uma janela igual na casa de banho do 1º andar. Quanto ao r/c, existe uma sala com cozinha, estilo "open space" com cerca de 30/35 m2, um corredor com cerca de 15 m2 sem porta a dividir o espaço do corredor e o espaço da cozinha/sala. Existe ainda uma casa de banho e um pequeno quarto na extremidade poente. A área total do r/c é de cerca de 65/70 m2. Na parte da sala, o pé direito chega a atingir perto de 4 metros ou mais, medidos a olho (é o pé direito da casa), com tecto em madeira (pinho). Esta parte da casa não tem 1º andar, daí o pé direito tão alto. O Esquentador de 11 litros e está situado no exterior, dentro de um compartimento feito de propósito para ele, a cerca de 5 metros da entrada nascente da casa. A casa está preparada para Ar Condicionado e para Paineis Solares. Queria que me ajudassem a encontrar a melhor solução para aquecimento. Neste momento, não estou a equacionar uma solução para aquecimento de águas, mas poderei pensar nisso também. A minha prioridade é o aquecimento, neste momento. Tinha pensado na seguinte solução: para o r/c, uma salamandra a pellets até 50 m2 (1.000 euros). Só não sei se conseguiria fazer chegar o calor ao quarto onde vou dormir. Será que estas salamandras têm ventilador ? Se sim, seria fácil fazer chegar o calor ao 1º andar ? Caso isso não seja possível, estava a pensar adquirir um Ar Condicionado multisplit com dois aparelhos, um de 12.000 btu's para o r/c e outro de 9.000 btu's para o quarto de dormir no 1º andar (1.800 euros). Assim, aqueceria o r/c com a salamandra e o quarto com o Ar Condicionado. Como é um quarto pequeno (12 m2), penso que gastaria pouco, não ? E desta maneira, ficaria com uma opção para o Verão, caso a casa seja quente no Verão. O que acham desta solução ? Aguardo pelas vossas opiniões.
Obrigado,
Leporello


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Aquecimento - qual a melhor solução para este caso ?

Mensagem por Ferra »

Por aquilo que li optaria pelo ar condicionado nos quartos, pois junto ao telhado devem ser frios no inverno e quentes no verão.
Em baixo a coisa é um pouco mais dificil pois com um pé direito desses o calor tende a subir. A salamandra é capaz de não ser uma má solução. Uma parede em vidro se calhar no verão vai tornar a divisão quente, mas só quando este chegar é que poderá confirmar. Eu optava por ter ar condicionado para baixo também, pelo sim pelo não. Aparentemente não tem radiadores logo uma solução para aquecer água para as casas de banho e aquecimento não deve estar equacionada.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Leporello
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo dez 08, 2013 12:03 pm

Re: Aquecimento - qual a melhor solução para este caso ?

Mensagem por Leporello »

Olá, bom dia, de facto a casa não tem radiadores, logo não há a possibilidade de AQS.
"O Esquentador de 11 litros e está situado no exterior, dentro de um compartimento feito de propósito para ele, a cerca de 5 metros da entrada nascente da casa."
Aguardo por mais opiniões.

Obrigado,
Leporello

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Aquecimento - qual a melhor solução para este caso ?

Mensagem por Jorge Rocha »

Bem vindo ao forum!

Assim por alto nem percebi se a casa era sua! É que fazer esse investimento...
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Leporello
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo dez 08, 2013 12:03 pm

Re: Aquecimento - qual a melhor solução para este caso ?

Mensagem por Leporello »

Olá, boa noite, a casa vai ser minha.
Por isso, é que estou a pensar fazer este investimento.

Cumprimentos,
Leporello


Autor do tópico
Leporello
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo dez 08, 2013 12:03 pm

Re: Aquecimento - qual a melhor solução para este caso ?

Mensagem por Leporello »

A casa vai ser adquirida por mim, logo, o investimento terá mesmo que ser feito.

Obrigado,
Leporello


casiraghi10
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça nov 17, 2015 4:35 am

Re: Aquecimento - qual a melhor solução para este caso ?

Mensagem por casiraghi10 »

Boa noite,

Sou um membro novo neste fórum, e vinha pedir a vossa opinião para me poderem ajudar numa possível aquisição para a minha casa.

Neste verão que passou, andei com obras em casa, isolei-a toda por fora, investindo ainda em janelas térmicas de qualidade.

Depois disso, e com a chegada do frio, já deu para notar a diferença, dos anos anteriores para este, depois das obras efetuadas.

Agora estou com ideias de adquirir uma caldeira, tendo eu duvidas se opto por investir numa caldeira de condensação (caldeira à gás), ou numa caldeira a pellet.

Em relação a habitação, a mesma tem 7 divisões, composta por 4 quartos, não muito grandes, 1 cozinha e 1 wc pequena, e 1 sala grande e o respetivo corredor.


Gostaria de vos dizer também que a habitação neste momento dispõe de gás natural.
Radiadores são 8 espalhados por toda a casa, tendo em media 8/10 elementos por radiador.

Em relação as caldeiras a pellet, tenho uma marca em que consigo te-la a quase preço de custo, através de amigos que trabalham diretamente com a marca.
A Marca é a Solzaima, e como já li em alguns fóruns, normalmente a melhor opção é escolher uma caldeira que aceite mais do que um combustível, reparei que a Solzaima lançou recentemente umas novas caldeiras, que aceita pellets e caroco de azeitona, sendo a caldeira automática SZM "Solzaima 30" aquela que estou mais inclinado.


Como ainda sou algo leigo nesta matéria, gostaria de contar com a vossa opinião, e ver se realmente compensa investir nesta marca, uma vez que ha pessoas que estão insatisfeitos com assistência da marca, e também com algumas caldeiras em questão, ou se, é melhor optar por outra marca, ou então investir numa caldeira de condensação como tinha referido.

Obrigado

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Aquecimento - qual a melhor solução para este caso ?

Mensagem por Emanuel Couto »

casiraghi10, porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si!

A malta entendida na matéria já dá uma ajuda ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”