Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

Boa Tarde, irá ser colocado por uma empresa um recuperador inserivel com ventiladores em lareira existente no meu apartamento, sem lã de rocha c a saida de fumos de 200mm. Gostaria de aproveitar o calor para o hall dos quartos situado na mesma parede atrás da hotte com uma saida de calor ,tenho 2 dúvidas:

1- Para ter o melhor rendimento quer no hall quer na sala devo usar apenas uma saida de calor direta do recuperador para o hall ou simplemente fazer a despressurização da hotte com 2 grelhas em baixo e cima somente na parede do hall e aproveitar esse calor .

2- o Recuperador tem entrada de admissão de ar exterior sei que devo usa-lo para renovar o ar mas será obrigatório e como devo fazê-lo, o apartamento estando de frente para a lareira possui alteamento de madeira até ao terraço que são cerca de 2 metros contudo não me parece viável pois o buraco ficava ao nível do terraço do lado exterior pelo que poderia entrar agua da chuva.

Se tiver alguma dica agradeço desde já principalmente para a primeira questão visto que a segunda só com fotos mesmo que irei postar brevemente .

modelo em vista Bellido llama cristal 80 (aparenta ter boas características :) ) .

Digam de vossa Justiça!!!
Mais uma vez obrigado.

Ricardo Silva


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por Alves10 »

Boa noite rfrs80, tenho um recuperador que deve ser semelhante ao que pretendes instalar. Na minha opinião deves canalizar uma das saídas de calor para o hall, não contes com grande calor vindo da ventilação da hotte, vem algum mas deve ser pouco para o que pretendes, no meu caso até tenho um pequeno ventilador a forçar a entrada de ar na hotte para obter o máximo rendimento.
Em relação á entrada de ar directamente da rua posso dizer que fiz uma e não uso, a entrada de ar acaba por ser feita através de uma grelha de ventilação que tenho na cozinha. O recuperador uma vez aceso cria um efeito chaminé, o fumo sai a alta velocidade pelo tubo de extração, e quanto mais comprido mais forte é este fenómeno, muitas vezes temos de fechar a entrada de ar senão não há lenha que dure, parece uma forja.
Nota: tens de ter um cuidado, quando estás a acender o recuperador, o extractor de fumo da cozinha deve estar desligado ou então teres uma janela aberta, senão ficas com a sala com fumo. Uma vez o recuperador quente e a trabalhar bem, este problema desaparece.
Boa sorte com a obra.


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

Boas Alves10, obrigado pelas dicas .

Sim,acho que uma saída direta do recuperador e com grelha regulável para o hall faz sentido, mas as entradas em baixo e saídas em cima para despressurização da hotte farei na frente da sala onde fica o recuperador ou na parede do hall ou até mesmo no do quarto que fica nas costas do recuperador...eis a questão!!!

Como não tenho teto falso e não pretendo fazer para já por isso queria saber a distribuição mais homogénea possível, em casa só tenho gás natural para sanitários e cozinha, nao tenho qualquer radiadores para aquecimento.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por Alves10 »

Boas rfrs80, pelo que contas acho que devias ligar as saídas de ar quente do recuperador para o hall e quarto, e as da hotte para a sala, digo isto porque tenho ideia que o calor das saídas de ar quente tenham pelo menos 5 vezes mais poder calorifico que as da hotte. Juntavas o calor da despersonalização da hotte com o calor emanado pelo próprio recuperador para a sala.
Deixo-te uma dica para que não tenhas um problema que eu tive, escolhe cuidadosamente o sitio onde sai o ar quente, eu cometi o erro de num quarto ter deixado a saída perto de um ar condicionado e posso dizer que os plásticos do mesmo ficaram derretidos. Mais outra dica coloca um termostato que controle a ventilação, no meu caso o recuperador não trazia e tive ser eu a instalar o mesmo e dá muito jeito.


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

O receio de usar as duas saídas (mesmo que curta talvez 1 metro cada) é que possa perder poder calorifico na sala mesmo com o calor da hotte direccionado para a sala , o ventilador é de corpo duplo com posiçao 1 0 e 2 mas atinje 220 m3/h não sei se será suficiente!

planta 3d . https://meocloud.pt/link/baca81ca-edf9- ... ef/planta/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por Alves10 »

Tens sempre a hipótese de não ligar o ventilador quando queres aquecer a sala mais rápido, mas penso que o ideal é mesmo fazeres a distribuição do calor pela casa, deixas as portas dos quartos abertas e toda a casa ganha uns graus de temperatura. Mais uma dica, olha que aquecer a casa com um recuperador de calor não é instantâneo, tens de esperar um bocado até teres a casa climatizada, prepara-te para acartar lenha, posso dizer que no meu caso chego a casa á noite acendo o recuperador e a casa fica confortável é quando vou dormir, mas perto do recuperador fica logo muito agradável e só ver o fogo é maravilhoso, (a minha mulher diz que sou pirómano).
Pela planta que apresentas a casa deve aquecer rápido, o ser um apartamento ajuda (tens menos perdas térmicas) e as janelas e portadas exteriores estão afastadas do recuperador (é por elas que perdes a maioria do calor).


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por jmlflorencio »

Não sei se é 'tarde demais' para o que vou dizer, ou sequer se isso é hipótese...

Tem mesmo que ser um recuperador 'fechado', com ventilação incluída?

Pergunto porque tenho um desses instalado, mas ao qual retirei a 'cobertura' quando a ventilação se estragou (transformando-o num 'passivo'). Posteriormente adicionei um sistema de ventilação e distribuição de ar quente especifico, e... um recuperador que aquecia a cozinha e pouco mais passou a aquecer a casa quase toda!

A eficácia dos sistemas de ventilação específicos é muito superior à dos ventiladores do recuperador. Pelo menos no meu caso assim foi.

Edit: adicionalmente, pelo que tenho visto (em grandes superfícies), o custo de um 'recuperador passivo + sistema de ventilação específico' consegue ser inferior ao de um recuperador 'ventilado'...


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

Obrigado Alves10 pelas dicas assim Jmlflorencio com a sugestão de equipamento/ventilação .Contudo a saída para o hall e eventualmente a saída para o ultimo quarto são curtas ficam imediatamente atrás. Hoje o instalador propôs instalar uma grelha para entrada de ar na hotte logo em cima do recuperador à largura do mesmo (questão estetica) e duas saidas com registo, uma na sala na lateral em cima da hotte e outra no hall mas com as saídas de calor abertas no recuperador mas sem tubos de saída para, usando o proprio ventilador do recuperador para ajudar a sair o ar quente. Faz sentido mas será viável?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por jmlflorencio »

É viável, mas nesse caso a entrada de ar vai funcionar como saída também, ou não?...


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por Alves10 »

Se bem entendi queres fazer da hotte "o tubo" que vai canalizar o calor. Não me parece a melhor ideia, acho que vais aquecer demasiado as paredes da hotte fazendo-a estalar, para não falar que o que chamas entrada de ar por cima do recuperador vai começar a funcionar como saída (por culpa da pressurização realizada pelos ventiladores).
No meu ver devemos ventilar a hotte por duas coisas: 1º aproveitar o calor e 2º para que não fique uma temperatura muito alta lá dentro, no teu caso essa temperatura vai ficar elevadíssima. Na minha opinião devias canalizar (com tubo) as saídas de ar quente do recuperador directamente para o hall e quarto. Isto até pode ser feito com um tubo simples, pois o calor que perdes recupera-lo pela hotte. Posso-te contar que no meu caso os tubos que usei são duplos e concêntricos (tem um isolamento de la de rocha entre eles) e tem vários metros de comprimento e passam dentro de paredes e tectos falsos.
Mais uma dica, a minha hotte tem isolamento termico é ventilada e mesmo assim aparecem "estaladelas" onde as placas de pladur ligam com as paredes de alvenaria. Isto é só para dizer que devemos contar com as dilatações e contracções dos materiais, quanto maior as diferenças de temperatura maiores as "estaladelas". Posso confessar que se hoje realiza-se a mesma obra tinha arranjado uma solução diferente, tinha feito algo mais "flexível", com zonas de dilatação e contracção.

PS: isto é apenas a minha modesta opinião, provavelmente o profissional que vai instalar deve entender mais disso que eu.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por jmlflorencio »

Também concordo que a temperatura dentro da chaminé vai ficar muito alta... Os ventiladores do recuperador são muito fraquinhos (também são silenciosos, é certo), vai-se desperdiçar muito calor...


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

Também concordo acho que se vai perder calor na hotte e a alvenaria da hotte acabará por rachar, contudo hoje falei com outro instalador disse para usar as duas as saídas do recuperador com tubos em forma de x para haver equilíbrio na saída de calor e onde as grelhas terão registo de intensidade, contudo este instalador é defensor da lã de rocha pois diz que evita perda de rendimento do recuperador e proteje a alvenaria da hotte e reduz os cheiros da hotte para a sala. Enfim cada instalador tem a sua forma de instalar devia ser obrigatório haver somente uma forma ...para descomplicar claro :)


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por Alves10 »

Olha que este segundo instalador parece ter experiência e sabe o que faz. Faço ideia das reclamações que o primeiro deve ter ao instalar recuperadores sem isolar as hottes, deve haver casos em que até os mosaicos do piso de cima estalam.


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

Vou acompanhar a instalação do primeiro instalador são 800 euros de diferença para recuperadores idênticos...vou arriscar! contudo vou pedir para ser feito com base nas vossas sugestões. obrigado e pra semana já saberemos como correu :)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por serges »

Boa boa, queremos fotos...

Desculpa só participar agora mas a falta de tempo levou me só a ler,,.

Se der partilha o orçamento.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

o orçamento do modelo em vista Bellido llama cristal 80 fica por 1050€ com instalação, o outro é um fogo montanha E800F por 1865€ com instalação. Ambos com duas condutas das saídas ventiladas .


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

jmlflorencio Escreveu:É viável, mas nesse caso a entrada de ar vai funcionar como saída também, ou não?...

Tenho esta ideia pois queria aproveitar a entrada direta de ar de combustão que o recuperador tem com menos de 60 cm de tubo de 100mm resolvo isso , infelizmente não irei conseguir entrada de ar do exterior mais assim posso usar o ar do escritório quando nao estiver a usar a saida de ar quente do escritorio . que Acham?
Anexos
instalacao recup.png
instalacao recup.png (348.56 KiB) Visto 20637 vezes


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por jmlflorencio »

Não dá para meter aí uma legenda? ;)


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

jmlflorencio Escreveu:Não dá para meter aí uma legenda? ;)

Ops de facto nao se vê nada...Assim é melhor!

https://meocloud.pt/link/baca81ca-edf9- ... ef/planta/


Autor do tópico
rfrs80
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça abr 14, 2015 11:49 pm

Re: Ajuda instalação Recuperador+saidas de calor

Mensagem por rfrs80 »

Hoje vi a hotte por baixo e mete medo de tão escuro... como não leva lã de rocha vou ter de pedir o reboco da hotte senao vai ser só cheiros :(

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”