Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Responder

Autor do tópico
teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por teclista »

Boa noite a todos,


Estou decidido em adaptar o meu recuperador de calor a ar, para aproveitar a energia para aquecimento central através de radiadores e também das AQS.
Tenho algumas dúvidas, que gostava que me pudessem dar uma ajuda:

Será um sistema com um rendimento viável para as minhas necessidades?
Qual o melhor sistema ao nível de rendimento, com uma serpentina feita de inox ou cobre adaptada dentro do recuperador, ou com um permutador de calor à saída dos fumos do recuperador?

Características:
Moradia em banda, com R/C; 1 andar; sótão (Área total: à volta de 100 m2)
Recuperador na sala/cozinha
possibilidade de colocar o termo-acumulador de 200 com 2 serpentinas no sótão (futura ligação ao solar)
Elementos de radiadores previstos: 52, distribuídos por 5 radiadores + 2 toalheiros wc

Se alguém me ajudar com testemunhos de sistemas semelhantes ao que pretendo adaptar, ficarei muito agradecido.

Obrigado!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que só haverá por cá o testemunho do tópico que ambos já comentámos... A solução adoptada parece-me boa, e tenho a certeza que dará para aquecer esses elementos (à custa de alguma lenha, claro...).

Em tempos vi uma caldeira de lareira a trabalhar, e era um instante até dispararem as válvulas de segurança se se mantivesse o circuito fechado.

Também por isso, atenção à segurança. É coisa para ser analisada por alguém com experiência ;-)


Autor do tópico
teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por teclista »

Uma das minhas dúvidas é se a capacidade da serpentina, será o suficiente para dar rendimento ao sistema todo.
Porque a serpentina terá uns 2 litros de água, será essa água suficiente para aquecer a água do depósito de inércia e por sua vez ir para o circuito dos radiadores.
A minha outra questão, é sobre as dimensões físicas da serpentina, já andei à procura, e o máximo que vi foram fotos. Há alguém neste fórum que possua esse conhecimento, ou se há à venda já feitas.


Autor do tópico
teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por teclista »

jmlflorencio Escreveu:Creio que só haverá por cá o testemunho do tópico que ambos já comentámos... A solução adoptada parece-me boa, e tenho a certeza que dará para aquecer esses elementos (à custa de alguma lenha, claro...).

Em tempos vi uma caldeira de lareira a trabalhar, e era um instante até dispararem as válvulas de segurança se se mantivesse o circuito fechado.

Também por isso, atenção à segurança. É coisa para ser analisada por alguém com experiência ;-)

Essa caldeira na lareira, alimentava directamente os radiadores?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Era uma caldeira de águas quentes sanitárias apenas, era um sistema diferente... Já não me lembro bem (era muito novo ainda), mas sei que a dada altura teve que se abrir algumas torneiras para a água arrefecer no depósito (com a entrada de água fria)... Não foi muito agradável :-s :-s


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Quanto à serpentina, creio que não saberei fazer esses cálculos...

Mas creio que será sempre suficiente, demorando mais ou menos tempo consoante a eficácia da transmissão de calor...

O sistema vai ficar em série com os radiadores ou em paralelo?


Autor do tópico
teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por teclista »

jmlflorencio Escreveu:Quanto à serpentina, creio que não saberei fazer esses cálculos...

Mas creio que será sempre suficiente, demorando mais ou menos tempo consoante a eficácia da transmissão de calor...

O sistema vai ficar em série com os radiadores ou em paralelo?
Boa tarde,

Já tenho a pré instalação da tubagem para os radiadores. Não tenho a certeza, mas julgo que a rede está ligada em série. Será essa a opção mais comum?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Os radiadores estão em paralelo entre si, em série não daria...

Eu se calhar meteria a serpentina em série com o depósito, nos tubos de retorno antes de chegar ao mesmo.

Precisa é dos sistemas de segurança normais (e se calhar em redundância, mal não faz e também não é coisa cara)...


Autor do tópico
teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por teclista »

Um vaso de expansão aberto, no exterior e uma válvula de descarga a sair para a rua também. O acha o suficiente?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado jmlflorencio... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Opa, eu não percebo nada disto, só falo pelo que o senso comum me diz :D

Os vasos de expansão nas caldeiras são fechados, por isso creio que não há necessidade de ter um aberto (especialmente no exterior, onde haveria muitas perdas de calor).

A caldeira aqui de casa é tipo esquentador (já antiga), tem um vaso de expansão fechado e não tem depósito. Terá é depois a válvula de segurança...

Por isso suponho que o circuito possa ser montado assim ;-)


Autor do tópico
teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por teclista »

Eu também penso que se for um vaso de expansão fechado, tipo 25 litros, que será o suficiente, a trabalhar em conjunto com uma válvula de descarga de 3 bar.


Autor do tópico
teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por teclista »

Está semana, quando visitava um cliente meu, descobri que ele já tinha um sistema destes montados à uns 6 anos, aproveitando material usado, mas em condições cedidos por vizinhos e amigos.
Passo a explicar:
Num arrumou externo à casa de habitação, tem um cilindro deitado na horizontal mas ligeiramente inclinado, por baixo do cilindro, coloca duas latas da tinta, cheias de serradura de madeira / aglomerado, com um buraco em baixo para entrar o ar, e ao centro, com uns 5 cm de diâmetro. Acende o lume a essas duas latas, que por sua vez vão aquecer directamente o deposito do cilindro que é em cobre. Por baixo das latas, julgo que embutido no cimento, está uma serpentina em cobre, mandada fazer num serralheiro. O circuito da água é o seguinte, a água arrefecida entra na serpentina para pré aquecer, passa ao depósito em cobre na horizontal, é feito a circulação por uma bomba, vai aquecer um toalheiro na wc e um termo acumulador com uma serpentina, retornando à "caldeira“.
As duas latas de serradura, ardem diariamente das 16h às 23h. No dia seguinte, a água da para os banhos!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Wow, isso é que é 'à MacGyver' :D

Eu, a tentar, queria uma coisa mais conservadora ;-)


Autor do tópico
teclista
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta dez 02, 2015 10:37 pm

Re: Adaptar recuperador de calor a ar para aquecimento central

Mensagem por teclista »

A ideia do circuito está toda lá, a questão é que está um pouco artesanal, mas funciona e em segurança!
O rendimento é que é muito pouco. O mínimo ideal, era mais dois radiadores.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”