Adaptar Serpentina em Fogão a Lenha

Responder

Autor do tópico
ramboiavzl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jun 05, 2017 7:00 pm

Adaptar Serpentina em Fogão a Lenha

Mensagem por ramboiavzl »

Tenho um fogão a lenha em casa que é utilizado meramente para cozinhar.A minha ideia era aproveitar uma serpentina(3/4) que tenho de um termo-acumulador que está danificado, e coloca-la no interior do fogão para aquecimento. Devido ao design do fogão é possível "endireitar" a serpentina para a colocar no seu interior?
Como instalei recentemente painéis solar e as tubagens serem mais próxima do fogão do que as tubagens do aquecimento central, seria possível ligar a tubagem nova do fogão às tubagens do solar para o termo-acumulador, através de uma válvula de três vias, utilizando assim a tubagem já existente sem passar a água aquecida pelo fogão pelos painéis.No fundo o fogão apenas ia aquecer o termo acumulador utilizando uma espécie de um circuito paralelo dentro do circuito solar. Obviamente que a ideia é como o termoacumulador é de dupla serpentina, a serpentina que está ligada à caldeira chegando o termoacumulador a uma certa temperatura começa-se a transferir o calor do termoacumulador para a caldeira e posteriormente para o aquecimento central.
É possível uma aplicação desta forma?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Adaptar Serpentina em Fogão a Lenha

Mensagem por jmlflorencio »

Tudo é possível, com o devido trabalho ;-)

Só não sei se dará para achatar uma serpentina tradicional para esse fim (é isso o pretendido, pelo que percebi?)...

Há um tópico aqui no fórum de um user que fabricou uma 'serpentina' para instalar num recuperador de calor, mas foi concebida especificamente para esse fim...


Autor do tópico
ramboiavzl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jun 05, 2017 7:00 pm

Re: Adaptar Serpentina em Fogão a Lenha

Mensagem por ramboiavzl »

Eu já vi esse tópico.Eu só queria ter a certeza era se poderia aproveitar o circuito do solar para fazer a ligação.A serpentina se não der terá que ser feita uma obviamente.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Adaptar Serpentina em Fogão a Lenha

Mensagem por serges »

Vamos aguardar pelo desenrolar da coisa...

Como diz o JML... tudo é possivel...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”