Biomassa

Bloqueado

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Biomassa

Mensagem por luimio »

biomassa
Imagem
através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam-na em energia química. esta energia pode ser convertida em várias formas de energia: electricidade, combustível ou calor. as fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando este processo são chamadas de biomassa.

incluí-se também nesta classificação os efluentes agro-pecuários, agro-industriais e urbanos. os recursos renováveis representam actualmente cerca de 20% do fornecimento total de energia no mundo, com cerca de 14% proveniente de biomassa.

podemos considerar várias fontes energéticas de origem natural neste capítulo:

biomassa sólida;
biocombustíveis gasosos;
biocombustíveis líquidos.

biomassa sólida

tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos da floresta e das indústrias conexas e a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

biocombustíveis gasosos: biogás

tem origem nos efluentes agro-pecuários, da agro-indústria e urbanos (lamas das estações de tratamento dos efluentes domésticos) e ainda nos aterros de rsu (resíduos sólidos urbanos).

este resulta da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica contida nos resíduos anteriormente referidos e é constituído por uma mistura de metano (ch4) em percentagens que variam entre os 50% e os 70% sendo o restante essencialmente co2.

biocombustíveis líquidos

existe uma série de biocombustíveis líquidos com potencial de utilização, todos com origem em "culturas energéticas":

- biodiesel (éter metílico): obtido principalmente a partir de óleos de colza ou girassol, por um processo químico chamado transesterificação (ver tecnologias).

- etanol: é o mais comum dos álcoois e caracteriza-se por ser um composto orgânico, incolor, volátil, inflamável, solúvel em água, com cheiro e sabor característicos. produzido a partir da fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose), com origem em culturas coma a cana de açúcar ou por processos sintéticos.

- metanol: os processos de produção mais comuns são de síntese a partir do gás natural, ou ainda a partir da madeira através de um processo de gaseificação (ver tecnologias).

__________________________________________________________________________________

conversão

biomassa sólida

quanto à biomassa sólida, o processo de conversão ou aproveitamento de energia, passa primeiro pela recolha dos vários resíduos de que é composta, seguido do transporte para os locais de consumo, onde se faz o aproveitamento energético por combustão directa.

vantagens:
- baixo custo de aquisição;
- não emite dióxido de enxofre;
- as cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
- menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
- menor risco ambiental;
- recurso renovável;

desvantagens:
- menor poder calorífico;
- maior possibilidade de emissões de partículas para a atmosfera. isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos de redução de emissões de partículas (filtros, etc.)
- dificuldades no stock e armazenamento.

biocombustíveis gasosos: biogás

como já referido a sua obtenção faz-se a partir da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica contida nos resíduos como efluentes agro-pecuários, da agro-indústria e urbanos, obtendo-se uma mistura gasosa de metano e dióxido de carbono (biogás), aproveitando o seu potencial energético através da queima para obtenção de energia térmica ou eléctrica.

biocombustíveis líquidos

os biocombustíveis (biodiesel, etanol, metanol) podem ser utilizados na substituição total ou parcial como combustíveis para veículos motorizados.

no caso do biodiesel a sua utilização, com uma percentagem até 30%, é possível em motores de diesel convencionais, sem alterações ao motor. podendo ser utilizados com concentrações até 100% em motores especialmente preparados para o efeito.

o etanol ocupa um lugar de destaque no brasil, com cerca de 43% dos veículos movidos a etanol. no entanto existem algumas desvantagens ainda não ultrapassadas na produção deste tipo de biocombustível:

- a queima da palha do canavial, que visa o aumento da produtividade, redução de custos de transporte tem consequências para o ambiente, ao libertar gás co2, ozono, gases de nitrogénio e de enxofre (responsáveis pelas chuvas ácidas);
- a produção de efluentes do processo industrial da cana-de-açúcar, os quais devem ser tratados e se possível reaproveitados na forma de fertilizantes.

info retirada de :
http://www.energiasrenovaveis.com

Bloqueado

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”