Câmaras têm até 2011 para pôr a funcionar recolha de óleos

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Câmaras têm até 2011 para pôr a funcionar recolha de óleos

Mensagem por serges »

câmaras têm até 2011 para pôr a funcionar recolha de óleos alimentares usados
06.08.2009
helena geraldes

todos os anos as cozinhas portuguesas deitam fora entre 43 mil e 65 mil toneladas de óleos alimentares usados. algumas autarquias voluntariam-se para atacar o problema. ontem, pela primeira vez, o governo decidiu dar uma resposta a nível nacional, assente em redes de recolha municipais. as câmaras têm até 2011 para instalar oleões na via pública.

o óleo que sobra das frituras ou que escorremos das latas de atum nada tem de inocente. longe da vista dos consumidores polui os solos e as águas subterrâneas e superficiais. a maioria vem do sector doméstico (62 por cento) e da hotelaria e restauração e bebidas (37 por cento).

ontem, o conselho de ministros aprovou o regime jurídico para a gestão destes óleos, dando prioridade à reciclagem e promovendo a responsabilização de consumidores, produtores, operadores de distribuição e de gestão.

o decreto-lei aprovado, mas ainda não publicado em diário da república, impõe a criação de redes municipais de recolha. assim, até 31 de dezembro de 2011, os municípios com mais de 300 mil habitantes devem disponibilizar, pelo menos, 40 pontos de recolha. em 2015, esse número deverá ser o dobro. consoante o número de habitantes, o número de oleões varia, até chegar aos municípios com menos de 25 mil habitantes. estes devem disponibilizar oito pontos de recolha até ao final de 2011 e 12 até ao final de 2015.

a ideia é que o óleo usado recolhido seja reciclado e transformado em biodiesel. de momento esta ideia está a ser posta em prática por pequenos projectos municipais e por pequenas e médias empresas.

óleos alimentares usados têm destino ambientalmente incorrecto
actualmente, os destinos que lhe damos não são satisfatórios: ou vão ralo abaixo – e causam o aumento dos custos de tratamento das águas residuais – ou contribuem para a saturação dos aterros. mas até agora também não há grandes alternativas, com excepção para algumas cidades que se voluntariaram na recolha destes óleos, como sintra e barreiro.

de facto, a recolha selectiva ainda é “muito incipiente” no sector doméstico, reconhece o governo. “é tudo esporádico e pontual, apesar de acharmos que as pessoas estão sensibilizadas”, disse ao público cármen lima, da associação ambientalista quercus.

esta responsável contou que hoje já existe recolha de óleos em escolas, hipermercados, ecocentros de sistemas municipais. há até alguns condomínios que se organizaram e pedem directamente a operadores licenciados para lá instalarem um recipiente, de 30 litros que, quando estiver cheio, é recolhido. “todos os dias recebemos mensagens de pessoas que nos perguntam onde podem entregar os seus óleos”, referiu.

o cenário é melhor para a restauração, por exemplo. segundo cármen lima, entre 70 a 80 por cento dos restaurantes do país já entregam os seus óleos alimentares usados. “mas isto não significa que todos os operadores sejam licenciados”, alerta.
in publico
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Câmaras têm até 2011 para pôr a funcionar recolha de óleos

Mensagem por Luciano Kaefer »

isso só vai tomar forma quando permitirem a recolha dos pequenos produtores dedicados.
concentrar é o oposto de popularizar.
muitos poderiam dar um fim à esse óleo que é deitado nos esgotos, usando-o para seus próprios veículos.
mas a idéia e boa: fazer com que os orgãos publicos criem pontos de coletas. bastaria distribuir o produto da recolha de forma justa à todos, pequenos e grandes produtores.
sem monopolização, visando a democratização da produção de biodiesel.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Câmaras têm até 2011 para pôr a funcionar recolha de óleos

Mensagem por serges »

pois é luciano,

a camara de amadora já disponibilizou esses dito recipientes de recolha!
enfim é sempre bom haver uma recolha e posterior tratamento dos ditos residuos assim o espero!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”