Página 1 de 3

ACETONA COMO ADITIVO em Biodiesel ou OVD

Enviado: sexta set 29, 2006 7:37 am
por Fry
este tema começou a ser debatido num outro tópico pelo manuel e pelo batatinhas, e por achar interessante tomei a liberdade de abrir um novo, esperando a partilha de conhecimento e experiências.

pelo que tenho investigado é realmente algo a considerar, tendo em conta que pode ser adicionado a qualquer combustivel, reduzindo as emissoes e aumentando a kilometragem. também, segundo os defensores, não provoca quaisquer danos ou desgaste mecanico.

é bom que sigamos algumas regras ao utilizar este produto, pois é corrosivo e pode danificar a pintura do automovel se não tomarmos a devida precaução. também se deve usar luvas no seu manuseamento.

a percentagem é muito pequena: 60 ml de acetona pura por cada 40l de combustivel. como podem verificar é um custo insignificante para um provável aumento de 15% ou mais, de rendimento na kilometragem.

façam pesquisas e testem para que possamos diminuir a dependência dos combustiveis fósseis sem nos causar prejuizos.

a acetona opera sobre a parte do combustível que fica por arder provocando uma melhor vaporização, beneficiando a eficiência da combustão. a acetona como aditivo actua como absorvente do elétron. é o aditivo ideal para a gasolina, diesel ou biocombustiveis.

também melhora a combustão no arranque e em climas frios, tornado o motor mais silencioso.

Enviado: sexta set 29, 2006 7:50 am
por Fry

Enviado: sexta set 29, 2006 3:01 pm
por escalavardo
humm.. essa situação é interessante, pois se aumenta a quilometragem, pode ser uma solução para o fraco desempenho obtido com o uso de metanol e gasolina, já que o metanol (em percentagens de m50) reduz os quilómetros feitos para mais de 1/3.

a não ser que misturar acetona com metanol tenha alguma contra-indicação, tipo explodir..

já agora, onde se adquire acetona 100% pura? supermercado?

Enviado: sexta set 29, 2006 3:24 pm
por manuel
a acetona é muito fácil de adquirir, em qualquer drogaria ou superficie comercial de bricolage.
não há perigo em misturar a acetona com alcool, o único risco potencial é mesmo a corrosão, mas nas percentagens perconizadas o efeito deverá ser insignificante, mais insignificante será ainda para quem já usa alcool, principalmente o metanol, esse sim é extremament corrosivo.

Enviado: sexta set 29, 2006 4:08 pm
por BioAddicted
acetona nao é akilo que se usa para retirar o verniz das unhas?!

toca a experimentar pode ser k realmente funcione...

Enviado: sexta set 29, 2006 7:36 pm
por orbis
estou muito céptico que isso dê alguma coisa de jeito, depois de analisar a composição química da acetona e levando em conta a concentração de 1500 ppm que é proposta. de qualquer modo vou experimentar e depois relato aqui a experiência.

Enviado: segunda out 02, 2006 10:31 am
por Brandara
a acetona é um produto que ataca violentamente qualquer material de borracha em cocentrações elevadas. na concentração de 1.5 ml/l de combústivel quais os efeitos?

Enviado: segunda out 02, 2006 11:08 am
por orbis
a concentração é tão baixa que presumo que não tenha qq efeito, assim como na popupança de combustível. mas, como já disse, vou experimentar.

Enviado: segunda out 02, 2006 12:08 pm
por escalavardo
eu já estou a testar.. ainda é cedo para dizer se estou a poupar ou não, mas noto o carro mais preso, com falta de potência. a ver vamos..

Enviado: terça out 03, 2006 11:42 am
por Majestade
isto é capaz de resultar. mas os efeitos do uso de acetona que dizem não surtir efeito pelas diminutas concentrações que se devem usar, de certeza que a longo prazo algo deverão fazer, não?

aguardo mais noticias de quem já usou ou usa, é que eu tenho um carro a gasolina que passa a ponte todos os dias para ir para a faculdade e 10 euros dão-me para 3/4 dias se tiver muito concentrado em poupar. se isto aumentar a kilometragem era como mel para mim!

ps: olá eu sou o majestade!

Enviado: terça out 03, 2006 12:36 pm
por manuel
a concentração é tão baixa que eu duvido que possa produzir danos, da mesma maneira que estou céptico relativamente ao beneficios, é um assunto que carece de testes, infelizmente neste momento não tenho oportunidade de testar.

Enviado: terça out 03, 2006 12:38 pm
por jossef
majestade com a devida venia bem vindo.
e q tal uma apresentação ficava bem n ficava.

Enviado: terça out 03, 2006 1:17 pm
por Brandara
já verifiquei que a acetona actua na tensão superficial do combústivel, por exemplo se um combústivel tiver espuma após a adição da acetona essa espuma desaparece rapidamente, mas daí até economizar 15% de combústivel.... a ver vamos...

Enviado: quinta out 05, 2006 3:21 pm
por DV82
bom, pelo site http://www.dodgeforum.com aqui já indicado, a adição de acetona ao combustivel, seja ele gasolina ou diesel, so é benéfica.

no entanto requer uma percentagem certa de acetona, e de preferencia, combustivel de qualidade.

é referido que o ruido do motor diminui, a combustao é mais completa e limpa, o fumo negro dos carros a gasoleo diminui, a potencia é consequentemente um tanto favorecida, o que tudo junto acabará por diminuir os consumos.

sao dados casos de carros tanto a diesel como a gasolina, que andaram durante milhares de km com acetona adicionada ao combustivel, e so teem a dizer bem

no meio daquilo tudo, nao tive paciencia pa ler tudo de seguida, nao cheguei a perceber ao certo, a percentagem de acetona que recomendam, pois usam gallons (que sao diferentes nos eua e no uk) e oz (que igualmente difere em quantidade nos eua e no uk)

Enviado: quinta out 05, 2006 3:47 pm
por MaDiNfO
as quantidades que eu encontrei na net foram:

1 oz para cada 10gallons

1 us fluid ounce = 29.5735297 ml
10 us gallons = 37.854118 liters


é menos do que o que anteriormente foi dito.

mas tamem ja vi mais e ja vi menos...

a conta ideal penso que anda em 1ml por litro

1:1000 ratio

Enviado: quinta out 05, 2006 5:51 pm
por orbis
não consigo aceder o site referido.

Enviado: quinta out 05, 2006 5:54 pm
por manuel
basta retirar a virgula que está mais.

Enviado: quinta out 05, 2006 5:54 pm
por Brandara
entra no 1º link do fry, é o mesmo.

Enviado: quinta out 05, 2006 6:08 pm
por orbis
há aqui uma coisa que não percebo: pelas minhas contas já há três tópicos sobre acetona que foram criados quase em simultâneo. um bocadito mais de organização não seria pior.

Enviado: sexta out 06, 2006 12:15 am
por escalavardo
o que tenho a reportar até agora, após o primeiro depósito, é que realmente o ruído do carro diminuiu, mas também a sua potencia. o numero de kms feitos aumentou, mas não sei se é factor psicológico..