ACETONA COMO ADITIVO em Biodiesel ou OVD

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Mensagem por orbis » sexta out 06, 2006 12:34 am

ok. continua para eliminar o factor psicológico..ou não!


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Mensagem por Brandara » sexta out 06, 2006 11:24 am

um aspecto que verifiquei ter melhorado no meu carro foi a nível de emissões gasosas, mas a nível de consumos e potência não verifiquei grandes alterações.

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Mensagem por orbis » sexta out 06, 2006 11:41 am

como verificaste isso?

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Mensagem por Brandara » sexta out 06, 2006 12:13 pm

as emisões não foram verificadas rigorosamente (tipo inspecão periódica do carro), mas veriquei que antes de adicionar acetona quando acelerava mais um bocado para realizar uma ultrapassagem saía uma bofarada ligeiramente escura do escape e agora isso já não se verifica.

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Mensagem por orbis » sexta out 06, 2006 6:46 pm

ou seja, não foram as emissões gasosas que diminuiram mas as emissões de partículas. é bom, mas não é a mesma coisa.

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Mensagem por Brandara » segunda out 09, 2006 1:36 pm

alguém que tenha experimentado este aditivo verificou alguma particularidade no funcionamento do motor, que ainda não tenha sido divulgada neste tópico.


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Mensagem por DV82 » segunda out 09, 2006 5:18 pm

ja agora, acham viavel o uso da acetona em quantidade normal (60ml por 40l de combustivel) em motorres sobrealimentados?

eu possuo um fiat uno td no qual gostava de experimentar a acetona.

segundo li no artigo postado na primeira pagina, a acetona é aconselhada tanto para motores a gasolina como diesel, mas nao especificam sobre-alimentados...

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Mensagem por Brandara » segunda out 09, 2006 6:16 pm

o meu carro também tem turbo e estou a utilizar este aditivo, sem qualquer problema, com algumas mais valias...


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Mensagem por DV82 » quarta out 11, 2006 2:32 am

que mais valias sao essas? tens usados os 60ml para 40l de combustivel?

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Mensagem por Brandara » quarta out 11, 2006 4:11 pm

ainda não tenho grandes conclusões, mas pelo menos as emissões já diminuiram significativamente, relativamente ao aumento de potência não verifiquei em nenhum equipamento de medida mas parece aumentar um bocado (nada significativo), os consumos também parecem diminuir mas de uma forma não muito visivel...

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Mensagem por orbis » quinta out 12, 2006 5:21 pm

pois iniciei hoje a minha experiência com acetona.
para já, só andei 30 km e notei de imediato que deixei de ver fumo a sair do escape, pelo retrovisor, em sítios onde isso acontecia, nomeadamente subidas.

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Mensagem por Brandara » quinta out 12, 2006 5:31 pm

estás a ver será fumo, emissões gasosas ou emissões de partículas...

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Mensagem por orbis » quinta out 12, 2006 5:44 pm

o fumo são partículas sólidas...

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Mensagem por Brandara » sexta out 13, 2006 1:18 pm

caro orbis,

fumo é uma mistura de gases, vapor de água e particulas.

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Mensagem por Brandara » sexta out 13, 2006 1:32 pm

alguém tem experência com veículos a gasolina? podem ocorrer constatações diferentes entre carros a gasolina e a diesel, visto serem combustíveis diferentes...

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Mensagem por orbis » sexta out 13, 2006 7:19 pm

aquilo que torna o fumo visível são as partículas sólidas, ou seja sem elas não há fumo mas apenas gases invisíveis como o vapor de água, co2, nox que são invisíveis e não são fumos. e o vapor de água é invisível porque quando dizemos que vemos vapor, na verdade já estamos a ver água no estado líquido sob a forma de pequenas gotas (ex: as nuvens).

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Mensagem por jossef » sexta out 13, 2006 9:31 pm

bem hoje experimentei a colocação de acetona no depósito com cerca de 40l de combustível neste o ovd é superior a 50% e 2% de gasolina, coloquei cerca de 70ml de acetona .
resultados:
1º o carro faz menos fumo tanto parado como em andamento, principalmente em baixas.
2º o ruído do mesmo parece menor .
3º o cheiro a batatas também é bastante menor (mas isto pode ser de eu estar muito constipado)
em questão dos km ainda é cedo para dizer.

mas com isto tenho uma questão enquanto com o ov se sabe o porque das % e com a gasolina também, ainda n descobri como se chegou a estes valores de referencia de 60ml por 40l de combustível.
alguma pessoa sabe ou tem uma ideia.
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Mensagem por Nunoppinto » quinta out 19, 2006 12:16 am

acabei de rodar um deposito de biodiesel e com aditivo acetona, fico sem opiniao...tanto se deu como nao se deu ter aditivado o dito
tambem usei 5% de gasolina como aditivo e a opiniao é a mesma, nem por diferençaeu dei.

deprendo que a minha viatura tenha acerto de ponto e consumo imediato controlado pela centralina com analize constante e afina-se para determinados padroes especificados pelo fabricante...nao é a melhor viatura para testes!
Sou maluco mas nao sou doido...

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Mensagem por orbis » quarta out 25, 2006 6:04 pm

após ter terminado o meu primeiro depósito de petrodiesel com 60 ml de acetona, verifiquei que o carro que normalmente não faz mais de 4,7 l/100 km, fez 5,3. espero que não seja da acetona. vou continuar e fazer mais dois depósitos.

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Mensagem por orbis » terça nov 21, 2006 10:38 pm

após 3 depósitos verifiquei o seguinte.
as emissões de fumo mantiveram-se mais reduzidas.
o consumo de combustível aumentou entre 0,3 a 0,4l/100 km.
o quarto depósito foi cheio só com gasóleo e sem acetona. aumentou o fumo e os consumos baixaram para o normal.
conclusão: a acetona aparentemente aumentou os consumos que foi exactamente o contrário do pretendido. no entanto, acho que é um bom aditivo para colocar no depósito antes de ir à inspecção porque reduz o nível de opacidade dos gases de escape.

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