Microondas utilizado para converter óleo de motor usado em..

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Microondas utilizado para converter óleo de motor usado em..

Mensagem por klinzter »

microondas utilizadas para converter óleo de motor usado em combustível

Imagem
uma equipa de investigação da universidade de cambridge apresentou um método para converter óleo de motor usado em combustível, num encontro da american chemical society. este processo, para além de ser bastante eficiente em laboratório, apresenta elevado potencial para ser utilizado em grande escala.

as estimativas indicam que são produzidos cerca de 30,3 mil milhões de litros de óleo de motor usado todos os anos pelos carros e camiões do mundo. enquanto uma parte é refinada novamente em novo óleo ou queimada para aproveitamento de energia, outra parte é simplesmente descartada.

de forma a possibilitar outro destino para este resíduo, investigadores da universidade de cambridge anunciaram o desenvolvimento de um processo que usa microondas para converter o óleo usado em combustível.

os cientistas já usavam um processo conhecido como pirólise para reciclar o óleo. este método envolve o aquecimento do óleo a uma temperatura elevada na ausência de oxigénio, o que converte o óleo numa mistura de gases, líquidos e sólidos, que pode ser convertida em combustível. contudo, os cientistas da universidade de cambridge referem que a pirólise tradicional não aquece o óleo uniformemente o que torna o processo de conversão de combustível difícil e impraticável.

o que esta equipa de investigação fez foi adicionar um material absorvente de microondas em amostras de óleos usados, antes de os submeter a pirólise por aquecimento com microondas. a adição deste material faz com que o óleo aqueça mais uniformemente, permitindo que cerca de 90% seja convertido facilmente numa mistura de combustíveis tradicionais.

howard chase, professor de engenharia bioquímica e líder do estudo, acredita que este método apresenta grande potencial para ser utilizado a nível comercial.

o estudo foi apresentado esta semana em anaheim, na califórnia, numa reunião da american chemical society.


fonte: http://www.gizmag.com
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Luis Chaves
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta abr 20, 2011 11:26 pm

Re: Microondas utilizado para converter óleo de motor usado

Mensagem por Luis Chaves »

espectáculo, podiam era mostrar com se faz!!!

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”