Reflorestação faz melhor ao clima do que os biocombustíveis

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Reflorestação faz melhor ao clima do que os biocombustíveis

Mensagem por luimio »

estudo: reflorestação faz melhor ao clima do que os biocombustíveis

17.08.2007
afp

Imagem
a vegetação e as árvores actuam como sumidouros de carbono

a quantidade de dióxido de carbono sequestrado pela reflorestação é maior do que as emissões evitadas pelo uso de biocombustíveis, constata um estudo publicado hoje na revista “science” sobre as estratégias de mitigação deste gás com efeito de estufa e um dos causadores do sobre-aquecimento do planeta.

num período de 30 anos, a reflorestação permite capturar entre duas e nove vezes mais dióxido de carbono do que as emissões deste gás que seriam economizadas pela utilização de biocombustíveis, concluíram renton righelato, do world land trust (organização de conservação dos ecossistemas) e dominick spracklen, da universidade de leeds, no reino unido.

na luta contra o sobre-aquecimento do planeta, “os responsáveis políticos fariam melhor, a curto prazo (30 anos) em concentrar-se na melhoria da eficiência energéyoca dos combustíveis fósseis, na conservação e na recuperação das florestas em terrenos que não são necessários à alimentação”, escrevem os autores deste estudo.

ao absorver o dióxido de carbono necessário ao seu crescimento, a vegetação e as árvores actuam como “sumidouros de carbono” da atmosfera.

os combustíveis “verdes” são defendidos para substituir as fontes fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e assim reduzir as emissões de dióxido de carbono.

in: http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1302518

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Mensagem por Melobanha »

como é possivel afirmar semelhante coisa?
como é obvio existem duas variáveis em jogo.
se a reflorestação fosse uma prioridade e todos sabemos que não está a ser, poderia resolver o problema, mas ficaria por resolver o problema da alimentação da humanidade.
por outro lado se houver uma forte aposta (será que haverá?) no biocombustiveis, então a absorção do carbono pelas plantas necessárias para a sua produção em conjunto com a redução das emissões devido ao uso dos combustiveis delas derivados poderá ser muito mais eficaz para melhorar o clima.
claro que o ideal seria encontrar outras formas de energia limpa, mas isso são outros quinhentos!


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mais uma noticia relacionada com o assunto!

Mensagem por luimio »

mais uma noticia relacionada com o assunto:
preservação é melhor que biocombustível

a preservação de áreas verdes e o reflorestamento são maneiras mais eficientes de combater o aquecimento global que o uso de biocombustíveis, segundo um estudo britânico publicado na revista science.

o estudo é o primeiro a calcular as emissões de carbono durante todo o ciclo dos biocombustíveis - das plantações à extração e à transformação em combustível - e a comparar os resultados ao armazenamento de carbono em ecossistemas naturais.

a conclusão da pesquisa é que as florestas podem absorver de duas a nove vezes mais carbono em um período de 30 anos do que as emissões evitadas pelo uso de biocombustíveis.

logo, de acordo com os pesquisadores, seria mais eficiente reflorestar áreas cultiváveis a usá-las para a plantação de matéria-prima para biocombustíveis.

os autores renton righelato e dominick spracklen alegam que a política de biocombustíveis está sendo desenvolvida sem que as implicações de seu uso sejam conhecidas.

"a razão principal razão do comprometimento com os renováveis era o corte nas emissões de dióxido de carbono. na nossa visão, esta política está errada porque ela é menos efetiva que o reflorestamento", righelato.

o estudo afirma ainda que vastas áreas serão desmatadas em várias partes do mundo para que as metas de uso de biocombustíveis possam ser alcançadas, o que teria um impacto imediato e considerável no ciclo de carbono.

"o estoque de carbono nas florestas fica entre 100 e 300 toneladas por hectare. três quartos disso são perdidos no primeiro ano, durante desmatamento e queimadas. levaria - em todos os casos que examinamos - entre 50 e 100 anos para que esse carbono fosse recuperado pela produção de biocombustíveis", explicou righelato.

segundo os pesquisadores, a ênfase das políticas contra o aquecimento global deveria ser colocada no aumento da eficiência do uso de combustíveis fósseis combinado ao investimento em outras fontes de energia renovável, livres de carbono, além do reflorestamento de terras aráveis que não estão sendo usadas para a produção de alimentos.

bbc brasil

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”