Estudo acusa biocombustíveis de serem piores para o clima

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vaspe79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quinta jan 11, 2007 8:55 pm
Localização: Covilhã

Estudo acusa biocombustíveis de serem piores para o clima

Mensagem por vaspe79 »

um estudo do prémio nobel da química, paul j. crutzen, indica que os biocombustíveis podem ser piores para o clima do que os combustíveis fósseis.

embora a acusação já não seja nova, revela a edição desta terça-feira do jornal público, desta vez, crutzen, do instituto max planck de química (alemanha), com colegas americanos, austríacos e britânicos, avança que o óxido nitroso libertado pelo uso de fertilizantes nas culturas energéticas tem piores efeitos que os gases emitidos pelo uso de petróleo.

segundo o estudo, publicado na revista atmospheric chemistry and physics, a colza, muito usada na europa para o biodiesel, e o milho, que nos eua está na base do etanol, produzem entre 50 a 70 por cento mais gases com efeito de estufa do que os combustíveis fósseis. isto por causa das emissões de óxido nitroso - um subproduto dos fertilizantes à base de nitrogénio usados na agricultura -, que tem 296 vezes mais potencial de aquecimento global que o dióxido de carbono.

a investigação liderada por crutzen chega a resultados três a cinco vezes mais graves do que anteriores análises de ciclo de vida feitas sobre os biocombustíveis. isto sem terem incluído nas contas a energia gasta para transformar os materiais agrícolas em combustíveis, sublinham os autores, que podem ainda tornar mais evidentes os efeitos negativos do seu uso.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=297578

http://www.reuters.com/article/environm ... 8020070928
http://www.atmos-chem-phys-discuss.net/ ... 1-2007.pdf

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Mensagem por Melobanha »

talvez fosse boa ideia resolverem o problema dos fertilizantes não é?

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

assim nunca se vai para frente, quando começam surgir alternativas, logo há pessoas dispostas de fazer tudo para impedir o progresso.....

que tal esta alternativa?

em portugal, empresas européias (alga fuel, green cybe & espírito santo ventures) estão investindo em uma refinaria de produção em massa de microalgas. é um novo conceito de rendimento de óleo por biomassa vegetal. o “single cell oil” (sco) que visa desenvolver tecnologia para extração de óleo de organismos unicelulares, como as microalgas.

nossos pioneiros

no brasil existem iniciativas pioneiras do uso de microalgas para produção de biodiesel e fixação de carbono como forma de diminuir emissões industriais. o dr. marcelo montes d'oca, coordena atualmente o projeto “biodiesel a partir de microalgas”, a ser desenvolvido no departamento de química da furg, no rio grande do sul. resumindo, as principais vantagens do uso de microalgas como matéria-prima para a produção de biodiesel são:
• gasta pouca água. a maior parte da água é usada como habitat dos organismos que vivem em suspensão. os cultivos em bioreatores mantêm a água em sistema fechados ou em piscinas abertas, onde pode ser reutilizada indefinidamente após cada colheita.
• cultivos em massa podem ser feitos em qualquer lugar. não utiliza o solo como habitat de sustentação. portanto nossos solos podem continuar a produzir a agricultura tradicional, sem haver a necessidade de impactar o cerrado ou amazônia no processo produtivo.
• cultivos em massa de microalgas ocupam o espaço em três dimensões. ou seja, 1 metro quadrado de área usada para cultivos de microalgas pode ser estendido verticalmente produzindo centenas de vezes mais óleo vegetal do que culturas oleaginosas no mesmo espaço. veja bem as vantagens disso! não precisa derrubar mata nativa nenhuma. em escala experimental, estima-se que as microalgas possam produzir de 200 a 300 vezes mais óleo vegetal do que a maioria das oleaginosas em uma área 100 vezes menor. isto é, para produzir 250 mil toneladas de biodiesel vegetal a partir de microalgas são necessários 2.500 hectares de espaço em terra. para produzir as mesmas 250 mil toneladas a partir da soja são necessários 500 mil hectares.
• a questão do espaço é ainda mais vantajosa se os cultivos em massa forem desenvolvidos no mar, depois que o ibama licenciar, é claro. as medidas compensatórias são várias!
• microalgas têm eficiência fotossintética muito maior do que os vegetais terrestres, com crescimento e acumulo rápido de biomassa vegetal. ou seja, produzem mais biomassa por hectare em menos tempo.
• outra vantagem de usar microalgas marinhas, é que elas não necessitam água doce!! crescem na água salgada. um problema ambiental a menos.
• microalgas são fixadoras eficientes de carbono atmosférico. fixam mais carbono através da fotossíntese em muito menos tempo. estima-se que cada tonelada de biomassa algal produzida em determinado tempo consome duas toneladas de co2 através da fotossíntese. isso representa dez a vinte vezes mais do que o absorvido pelas culturas oleaginosas.
• a natureza unicelular assegura uma biomassa com mais pureza bioquímica, ao contrário das plantas terrestres que tem compostos diferentes em diferentes partes do vegetal (p.ex., frutos, folhas, sementes ou raízes)


entre 1978 a 1996 foi desenvolvido o “programa de espécies aquáticas” no laboratório nacional de energia renovável (nrel), financiado pelo office of fuels development, da division of the us department of energy. o programa testou várias espécies de microalgas marinhas e de água doce, concluindo que as diatomáceas e as clorofíceas unicelulares (p.ex., neochloris oleoabundans, scenedesmus dimorphus e botryo-coccus braunii) são os grupos mais promissores. espécies do gênero botryococcus podem produzir até 86% de seu peso seco em hidrocarbonetos de cadeia longa (quer mais!?). alguns cientistas acreditam que foi um antepassado fóssil desse gênero de microalga o responsável por vários depósitos de petróleo explorados atualmente.

ou seja, as vantagens de usar microalgas, sobretudo marinhas, como matéria-prima para a produção de biodiesel são óbvias. e os números em relação à eficiência e vantagens sobre as culturas de oleaginosas estão aí para comprovar. estamos mais uma vez diante de uma bifurcação na corrida pelo desenvolvimento com responsabilidade ambiental. podemos seguir o caminho da tecnologia inovadora, criativa e alternativa, que usa a biotecnologia em benefício da própria humanidade. ou continuamos no caminho da agroindústria tradicional, que até agora usou a biotecnologia para o benefício próprio além do ônus futuro de mais problemas ambientais.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

cada vez que procuro um restaurante e pergunto que fim eles dão no óleo de frituras, o dono olha para os lados desconfiado, e fala entredentes " coloco do esgoto ".
azeite no esgoto, quantos anos a natureza vai demorar para absorver esse crime...
e sempre aparecem uns cabeludos e cabeludas com cabelo embaixo do braço para ser contra tudo... e todos...
sds
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

aqui, no discovery channel, anda a passar um documentário do tal bacano que defende o carro eléctrico mas, foram eles que o destruíram...
ele não diz tudo... só diz o que lhes interessa... conclusão para ele e´preferivel continuar a investir em terras oleosas, por exemplo, que em cada litro sólido, 1 cêntimos e a areia acaba por voltar para alberta... do que o aumento da poluição sem controlo de biodiesel... eles não dizem isso nem muitas mais coisas, nem interessa fazer publicidade a quem produz biodiesel para consumo próprio, só mesmo as leis do pagar, produzir biodisel não mostra sentido nenhum pagar taxas assim como 20% em esgotos perante a água consumida, é uma vergonha esta polika...
onde resido é possivelmente um dos sítios do mundo com mais receitas provenientes de minérios assim como gás, petróleo, carvão, ouro etc etc..
há tudo mas, onde estão os lucros? não vejo nada... não há um sistema de day care, tem que se pagar para os putos crescerem quando eles fazem publicidade que não... as estradas são as piores, em cada dois blocos há semáforos e um macdonnalds ou outro.
menos investimento mas mais consumo....
um carro hybrid nunca trabalha aqui...
qual ikeia qual carapuça a reservar lugares de estacionamento para carros hybrid hahah...
esta politika na minha opinião é a mesma de um estado de guerra
não acham?
1 abraço

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

há muitos pseudo-cientistas pagos por interesses comerciais...e não é só das petrolíferas.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

luciano kaefer escreveo :
o conhecimento, quando é dividido, se multiplica!

o conhecimento quando é monopolizado perde a razao
a razao absoluta é obra da natureza (deus)
+


+
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro ventoinhas...
o conhecimento, quando dividido se multiplica!
isso tem sido uma constante aqui no forum, maneiras ortodoxas de fazer velhos procedimentos, modificam-se à razão das descobertas de novos e velhos colegas.
só não compreendi sua assinatura...
à principio, confio na palavra de uma pessoa. o tempo é o senhor da razão, e nenhuma inverdade de mantem durante todo tempo.
não perco tempo conjecturando se o que ela diz poderia ou não ser uma mentira. poupo o tempo, pois o próprio tempo vai ser capaz de mostrar a verdade antes oculta, se é que ela assim estava.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

se eu vendesse gasolina ou gasoleo tambem dizia o mesmo.

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”