Norma para comercialização de óleo usado

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
mrserra
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 18, 2006 10:57 am

Norma para comercialização de óleo usado

Mensagem por mrserra »

bom dia a todos.
o meu nome e jorge serralheiro e sou gerente de uma empresa de recolha de oleo usado.

tenho feito varios contactos com as empresas de producao de biodiesel que compram oleo usado no sentido de estabelecer uma norma para caracterizar o oleo usado e se possa estabelecer a base para o calculo justo do preco a pagar por esse oleo. o resultado foi infrutifero. os fabricantes de biodiesel por cada comprador regateiam o preco sem estabelecer criterios sobre os custos de limpeza do oleo dos seus contaminantes. os metodos de recolha e limpeza do oleo tambem variam muito entre as empresas de recolha.

na empresa onde trabalho queremos progredir e criar uma norma que o oleo usado deve cumprir para ser comercializado e valorizado, tal e qual como o oleo novo. obviamente o oleo que nao cumpra esta norma continuara a poder ser vendido mas nao podera dizer-se que cumpre a norma.

1 - nos queremos criar um indice nacional que estabeleca o valor de referencia do oleo ( apenas de referencia). na nossa empresa esse indice tem actualmente o nome siccovu, baseado em varios criterios.

2 - para poder ser referenciado por este indice o oleo tem que cumprir normas. na nossa empresa essa norma tambem tem o nome siccovu tambem.

3 - a norma para caracterizacao de oleo e referencia de preco estabelece valores minimos para contaminantes, criterios depreciativos para a acidez e outros, e valor de referencia para o preco do oleo.

4 - a norma estabeleceria criterios a cumprir nas recolhas de oleo, nomeadamente a normalizacao de vasilhas, frequencia de recolhas e lavagem de vasilhas.

5 - a motivacao para a existencia de uma norma e' a necessidade um um indice de referencia.

6 - a motivacao para a existencia de um indice e' estabelecer fundacoes para garantir a sustentabilidade da actividade comercial que e' a recolha do oleo.



eu gostaria de partilhar esta idea com outras empresas de recolha de oleo e fabricas de biodiesel e para ja conhecer opinioes.


jorge

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

e quais são as normas que o óleo tem de cumprir, segundo as vossas normas, pode-se saber?
abraço


Autor do tópico
mrserra
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 18, 2006 10:57 am

norma do oleo usado

Mensagem por mrserra »

bom dia,
actualmente a norma que caracteriza o óleo que vendemos é a norma que nós criámos com o nome siccovu. não conhecemos nenhuma outra com o mesmo destino por isso criámos a nossa própria.

é muito simples.
tamanho máximo de particula 80um.
poluição sólida total 100ppm.
estes valores estão baseados no que o nosso processo de filtragem consegue fazer.

a norma que criámos também define critérios de qualidade no serviço prestado na recolha do óleo e critérios para o preço de referência. penso que estes critérios dependem de cada empresa, são apenas de referência e não se podem impor.



eu gostaria de saber mais opiniões sobre exactamente que impacto teria a existência de uma norma assim e a disponiblidade para a desenhar com rigor.

jorge

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

mas isso é uma norma interna da empresa, certo?
baseia-se em quê concretamente?

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

isso é uma norma baseada numa rede de filtragem de 1mm.. grande norma..

não estabeleces o valor máximo de humidade admitido, o valor máximo de iodo, o valor máximo de acidez, o valor máximo de óleo de palma, etc..

e já agora, quando ultrapassas os teus 100ppm de poluição sólida, o que fazes para corrigir..?

uma norma dessas nunca poderá surgir devido a vários factores, nomeadamente porque o tipo de óleos varia consoante as zonas (está dependente se os donos dos restaurantes compram todos óleo de girassol, ou se compram todos óleo de palma, bem como se saturam o óleo até à exaustão, ou se dão uso aos kits de teste do óleo).

depois não se sabem as empresas que operam no mercado, pois a maioria não dá a cara, trabalham todos na clandestinidade. o mercado do óleo é tipo um mercado paralelo, mercado negro. aliás, já vi posts teus onde tentas vender óleo mas não te identificas como empresa que recolhe óleo..

e mesmo que todos se identifiquem e dêem a cara, nem todos têm condições de tratamento do óleo como uma oleotorres ou uma biological.

acho muito dificil que surga uma norma, mas como colega de trabalho admiro-te por tentares e posso ajudar no que fôr necessário.


Autor do tópico
mrserra
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 18, 2006 10:57 am

Norma do oleo

Mensagem por mrserra »

bom dia,
obrigado por teres feito julgamento, condenacao e execucao.

eu nao vou revelar os metodos que usamos para atingir o que estabelecemos na nossa norma . cada empresa que busque.

posso adiantar que uma rede de 1mm de abertura da uma poluicao total de 500 ppm e um tamanho maximo de particula de: 1mm obviamente.
80 um sao 0.08 milimetros.

tambem posso adiantar que como operador derecolhas apenas e' possivel corrigir a acidez adicionando oleo novo. no entanto, qual e' a acidez ma'xima que os fabricantes querem? os fabricantes corrigem a acidez misturando o oleo velho no novo e pronto.

para corrigir os restantes parametros seria necessario uma refinaria de oleo e ai so' compensaria se de facto a empresa fosse uma fabrica de biodiesel.


sumariando, penso que pensar que a norma nunca vai existir e' nao pensar no futuro, e' resistir na situacao actual. existe uma norma, que nos criamos e que queremos melhorar e expandir. mais uma vez resalvo que so' adere a essa norma quem quer.
mas, existindo uma norma e' bom para quem recolhe oleo porque o valoriza e e' bom para as fabricas de biodiesel porque teem um produto com mais qualidade.


eu vou tentar colocar aqui um ficheiro com a norma que temos feito.


Autor do tópico
mrserra
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 18, 2006 10:57 am

Norma outra vez

Mensagem por mrserra »

esqueci-me de uma coisa, para ti escalavadro,

um forum serve para partilhar ideias e discuti-las. nao necessitas de fazer pouco e gozar com os outros a pensar que provavelmente sabes tudo o que ha para saber e que os outros nao sabem nada quando na verdade e's tu que andas 'as aranhas.

posso garantir-te que a tua opiniao, mesmo atabalhoada, tem um interesse importantissimo para saber como se comporta a concorrencia e com isso aperfeicoar a norma que tambem e' de conduta.
se colaborares podes tirar partido disto, senao somente isolas-te.

cumprimentos
jorge serralheiro


Autor do tópico
mrserra
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 18, 2006 10:57 am

outra vez a norma

Mensagem por mrserra »

a norma esta' baseada naquilo que o nosso processo de filtragem consegue fazer. nao sabes ler?

a razao para existir uma norma e' todas as empresas poderem ter o mesmo produto disponivel. se nao ha uma norma cada empresa faz o que lhe parece suficiente. claro que nada impede uma empresa de se exceder e fazer melhor do que a norma. mas pelo menos ja se sabe o que se deve cumprir.

jorge


Autor do tópico
mrserra
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 18, 2006 10:57 am

Outra vez a norma

Mensagem por mrserra »

eu vou fazer aqui uma serie de afirmacoes sobre testes e estudos que fiz desde que criamos a empresa e antes de termos iniciado actividade.


a a'gua nao se fixa directamente no oleo.
a a'gua condensa-se nas particulas suspensas, a que se chama nucleo de condensacao.
se o oleo nao tiver particulas tambem nao tem agua.
concordam?

a agua nao e' um contaminante porque e' compativel com o metanol.
mas a a'gua nao e' oleo e por isso nao tem o preco do oleo. dai que ninguem queira pagar agua por oleo. para o fornecedor de oleo nao importa a quantidade de agua. para o comprador de oleo quanto menos agua melhor. mas, sem particulas nao ha agua no oleo. portanto limpando as particulas limpa-se automaticamente o oleo.
concordam?


90% das particulas sao visiveis a olho nu.
10 % das particulas aparecem no oleo na forma de mistura homogenea que tira a transparencia. e' nestas particulas que se condensa a maior parte da agua.
concordam?

para limpar os restantes 10% das particulas e' necessario aquecer o oleo para reduzir a viscosidade e decanta-lo para que fique com apenas 0.01% de particulas e da mesma forma sem agua.
concordam ?


nao e' possivel filtrar a agua porque a agua passa nos buracos dos filtros.
concordam?
se alguem conseguir filtrar agua que levante o braco.


agora necessito de ajuda.
ate' que ponto os fabricantes requerem que os parametros agua, contaminantes etc sejam cumpridos?


se uma balanca tem a precisao legal minima de 5% poderiamos dizer que numa carrada de oleo 1% pode ser agua. ainda restariam 4% de margem de erro e o oleo teria que continuar a ser pago como se nao tivesse contaminantes ou agua.

no entanto se um veiculo for pesado numa balanca e depois noutra e' possivel que exista um erro de 5% entre as duas pesagems. em 25000 litros 5% sao 1250 litros que ronda os 400 euros, e mesmo assim se existir uma percentagem de digamos 1% de agua essa agua ainda e' deduzida, ficando o operador de recolha a perder ainda mais. quem tem o trabalho perde sempre.


nos temos um medidor de fluxo e vendemos o oleo ao litro com uma precisao de 1%. assim a quantidade de particulas e de agua teria que ser inferior a 1%, digamos 0.1%, para poder ser ignorada no calculo do preco.
na verdade as analises dos nossos clientes revelam sempre mais agua e poluicao que as nossas analises.

em 25000 litros daria 25 litros de agua e particulas solidas total.
com equipamento normal e sem investimento relevante consegue-se aqueles valores que disse, 100ppm de contaminacao solida total.

os camioes veem do centro de lavagem com os tanques molhados e quando chegam a fabrica essa agua prejudica gravemente as analises porque vai para o fundo de onde e' recolhida a amostra. cuidado.

concordam?


o biodiesel para ser vendido tem que cumprir
20ppm de poluicao solida total e uma quantidade e agua q agora nao tenho aqui.
mas o fabrico de biodiesel introduz poluicao (glicerina etc) e agua.
concordam?

entao a norma para o oleo usado e tudo o que la podera vir serve apenas para controlar o preco, para que uns nao o inflacionem ao ponto de ninguem querer oleo velho e outros o deflaccionem ao ponto de prejudicarem a concorrencia, recorrendo para isso a criterios que teem que ser definidos.


eu vejo a minha empresa como um fornecedor de oleo que nao pode ser utilizado na alimentacao e por isso e' mais barato que o oleo novo.

permitam-me so mais uma coisa. eu ouvi falar que muitas empresas compram oleo 'as refinarias, mas que a qualidade desse oleo nao e' a mesma qualidade que o oleo que se compra para alimentacao, contem mais agua e particulas suspensas das sementes e no entanto e' mais caro que o oleo usado. porque razao se esse oleo apenas serve para biodiesel?

penso que existindo uma norma, os operadores de recolha e os fabricantes sabem com o que podem contar pois todos os operadores fornecem o oleo nas mesmas condicoes minimas se quiserem, e teem uma referencia de preco para esse oleo.

e pronto.
desculpem este grande incomodo, por favor leiam com atencao e excusem-se a comentarios tipo @a norma nunca existira porque eu meti um post a dizer que vendia oleo 'a candonga blah blah blah etc e tal@

jorge

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

temos aqui um belo exemplo de cooperação à portuguesa.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mrserra, não te estou a atacar de forma nenhuma. apenas digo que é muito dificil implementar qualquer norma num mundo pouco transparente, que é o da recolha.

para mim o óleo alimentar usado é um resíduo e constitui uma fileira que é passível de ser regulada por uma entidade gestora que demora em aparecer. entretanto vão-se praticando autênticas aberrações um pouco pelo país fora.

para conseguires os valores de partículas em suspensão (100ppm) são necessários filtros e mais filtros, bem como pré-aquecimento do óleo. toda essa panóplia de equipamentos e gastos energéticos talvez não compensem os descontos que eventuais compradores possam fazer (1%).

queres só "mexer" nas partículas em suspenção e na humidade. tudo bem, é possível. agora não sei é como é que com uma decantação normal consegues retirar tantas partículas.. deves ter gastos brutais de energia só para aquecer o óleo, não?

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

meus amigos

escalavardo bro eu estou contigo

mundo cão este.
o problema do mrserra é que filtra o óleo com um filtro 100 ppm (ou tds = totais de solidos dissolvidos).
mas eu tenho a solução para ele, eu entre outros, vendo filtros até 1micra = 0,001µ e tenho até osmose inversa industrial .
agora se o nosso amigo mrserra quizese produzir oleo do bom, a seguir á filtragem mecánica de 100ppm's (para tirar os bifes e rissois) colocaria uma centrifuga para separar a água do óleo (que também vendo) .
para ter qualidade é preciso largar os cordões á bolsa e não é com filtrozeco de 100ppm's que se vai lá. no entanto a verdade é que a filtragem por si já é mais que o restante mercado faz.
como o óleo no caso do mrserra não é para produção própria de bio, não vejo porque tanto alarido, o receptor dele que trate da filtragem. quer seja a dieselbase, biological, oleo torres ou outro eles têm filtros.
cá pra mim na última entrega dele, entregou mais de 10% de lamas e o receptor mandou-o ás urtigas .
agora acho simplesmente ridicula a pretensão de exemplo a seguir com normas tiradas do ar querendo impor o que lhe convêm (porque é o que tem instalado) a outros. isto para não falar na pretensão de normalizar as recolhas
ó escalavardo, o mrserra deve querer que toda a gente recolha ás quartas-feiras para ele passar nas terças e limpar o óleo todo ´
já chega de bater no ceguinho. já me ri que nem um perdido, até me sinto mais leve.

agora falando sério, mrserra se te sentes frustrado por não conseguires esvazir o teu stock, pá manda-me um mail, talvez te compre o teu stock e se o material for do bom, talvez ainda te ofereça emprego, então quem é que é amigo

email: [email protected]

abraços

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”