Nova portaria que isenta produtores de biocombustíveis ISP

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Nova portaria que isenta produtores de biocombustíveis ISP

Mensagem por DannyAlex »

governo lança nova portaria que isenta os produtores de biocombustíveis de pagamento de isp.

16-01-2008

o governo publicou, sexta-feira, a aguardada portaria que isenta os produtores de biocombustíveis de pagamento do imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos (isp). a portaria nº 1554-a/2007 passa a considerar a incorporação do bioetanol, como substituto da gasolina, um aspecto que não estava contemplado na legislação anterior. os promotores têm agora 60 dias para apresentação dos processos de candidatura à isenção.

o novo documento, que abrange o período compreendido entre 1 de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2010, vem alargar também o contributo do sector primário para a política dos biocombustíveis, «ao considerar a possibilidade de utilização de diversos tipos de resíduos para a produção dos mesmos. para este período, surge também um novo desafio, já que o governo reviu em alta os objectivos de introdução de biocombustíveis. com efeito, assumiu o compromisso de aumentar o objectivo existente de 5,75 por cento por cento de biocombustíveis em 2010 para dez por cento.

a atribuição de quantidades passíveis de isenção de isp previstas para os biocombustíveis substitutos da gasolina – 165 milhões de litros em 2009 e 2010 – é condicionada a um limite máximo de 100 milhões de litros caso não sejam alteradas as especificações da gasolina para permitir uma incorporação de etanol superior a cinco por cento em volume. no caso dos biocombustíveis substitutos do gasóleo serão abrangidos 320 milhões de litros em 2008, 340 milhões de litros em 2009 e 360 milhões de litros em 2010. «a estas quantidades anuais acresce a quantidade destinada exclusivamente aos pequenos produtores dedicados», lê-se na portaria.

no caso dos biocombustíveis para substituição de gasolina, os processos de candidatura deverão garantir que sejam apresentadas quantidades superiores ou iguais a 50 por cento da quantidade solicitada.


nelsico
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jul 28, 2006 11:37 am

Re: Nova portaria que isenta produtores de biocombustíveis ISP

Mensagem por nelsico »

alguém me sabe dizer se o governo já defeniu as quotas de isenção para cada empresa para o período de 2008 a 2010?

nelson

Avatar do Utilizador

vaspe79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quinta jan 11, 2007 8:55 pm
Localização: Covilhã

Re: Nova portaria que isenta produtores de biocombustíveis ISP

Mensagem por vaspe79 »

crei que as quotas estão já definidas para o triénio desde o inicio deste ano. a quota anual para pequenos produtores dedicados tem o limite global de 40 000 toneladas. neste momento está esgotada com muitos pequenos produtores em lista de espera... agora, será que muitos do pequenos produtores que têm a quota atribuída a vão atingir? creio que não... estou curioso como vai o governo proceder no final do ano qd se verificar que muitos dos pequenos produtores não atingirem a quota, enquanto há outros que se calhar não tem quota e têm óleo e não podem produzir... a legislação creio que está bastante desajustada e exige demasiadas burocracias para quem pretende produzir biodiesel a partir de óleo usados.

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”