pedido de explicação, se possivel

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rossio
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta mai 30, 2008 10:47 am
Localização: Arcos de Valdevez - Portugal

pedido de explicação, se possivel

Mensagem por rossio »

eu, ao comprar um litro de oleo no comercio, já estou a pagar iva sobre o produto, depois, ao comprar o gasoleo já estou a pagar o respectivo iva. pergunto: porque raio de carga de água tenho que pagar mais impostos se resolver misturar os dois produtos e usufruir desse produto final. um abraço amigo
madeira

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: pedido de explicação, se possivel

Mensagem por jmal »

rossio Escreveu:eu, ao comprar um litro de oleo no comercio, já estou a pagar iva sobre o produto, depois, ao comprar o gasoleo já estou a pagar o respectivo iva. pergunto: porque raio de carga de água tenho que pagar mais impostos se resolver misturar os dois produtos e usufruir desse produto final. um abraço amigo
madeira
porque é disso que o pais vive, já que não produz mais nada, ou menos que produza impostos.

tens de pagar ispe-(impostos sobre produtos petroliferos e energéticos) nem que o teu caro ande a água e até urina, mas por cada vez que abasteces se o total do imposto não passar dos 10 euros não pagas, mas tens de declarar na alfandega mais próxima.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: pedido de explicação, se possivel

Mensagem por mnunespt »

imagina a seguinte situação,

se comprares gasoleo agricola para a actividade pagas um determinado imposto sobre o gasoleo.
se comprares gasoleo para o teu carro pagas outro imposto (maior) sobre o gasoleo.
o estado entende que para alimentação humana o oleo deve ter um determinado imposto.
no entanto se for para uso em motores de combustão, o estado entende que deve ter um imposto maior, logo além do imposto iva que pagas, pagas o ispe.

tão simples como isto.

quem manda, pode!

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: pedido de explicação, se possivel

Mensagem por mnunespt »

essa história de até 10 euros não se paga, mas tem de se pagar e depois é que se recebe o reembolso, faz lembrar aquela sátira dos gato fedorento ao marcelo rebelo de sousa no seu comentário sobre a lei do aborto.
"-posso abortar: -pode. -mas é proibido? -é! -e o que é que me acontece? -nada"
fica aqui para quem não viu: http://br.youtube.com/watch?v=rf-9sqz6v80

é a mesma coisa agora com o ispe sobre os oleos.
-até 10 euros tenho de pagar?
-não!
-então e se eu não pagar estou legal?
-não!
-então tenho de pagar à mesma?
-sim!
-e depois é que recebo?
-vamos lá ver...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: pedido de explicação, se possivel

Mensagem por klinzter »

atenção!

eu quando fui para "declarar" < 27lts, tinha que pagar, mas como a lei diz que estou isento, terei que "reclamar" o respectivo dinheiro.

em portugal funciona de seguinte maneira:
1º paga-se
2ª reclama-se

isto foi o que me aconteceu na alfândega de lisboa
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: pedido de explicação, se possivel

Mensagem por mnunespt »

klinzter Escreveu:atenção!

eu quando fui para "declarar" < 27lts, tinha que pagar, mas como a lei diz que estou isento, terei que "reclamar" o respectivo dinheiro.

em portugal funciona de seguinte maneira:
1º paga-se
2ª reclama-se

isto foi o que me aconteceu na alfândega de lisboa
a biodiesel caseiro, nem isso dá para fazer...


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: pedido de explicação, se possivel

Mensagem por HLopes »

a pergunta é:

que seriedade tem um governo que diz que a mistura de óleo vegetal + alcool de madeira + soda cáustica vai estar isenta de ispp?

pior:

que seriedade tem um governo que diz isso, e depois multa pessoas com óleo de fritar batatas no depósito?

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: pedido de explicação, se possivel

Mensagem por klinzter »

hlopes Escreveu:(..)
que seriedade tem um governo que diz isso, e depois multa pessoas com óleo de fritar batatas no depósito?
pois ai está...
para eles isso é transparente...
quer queiras ou não, terás sempre que pagar...

mesmo que, se conseguisses colocar o carro andar com xíxí... terás que declarar....
sei que isto é um bocado estúpido... mas são os procedimentos que o cidadão tem para cumprir... ou... ter problemas com o fisco.

sei que existe uma directiva europeia que diz "todo o biocombustível terá que que estar insento de quaisquer impostos", perante a esta situação... portugal....

eu acho um bocado estúpido... por isso, .................................. infelizmente...

outra coisa que achei caricata foi, a alfândega xpto1 diz que "são batatas fritas e cebolas" e a alfândega xpto2 diz que "que não são fritos mas sim cozido"

sei que o governo está perder o controlo... já para não falar da "greve" dos camionistas...

enfim...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”