Fiat Tetrafuel MotorDay

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hynek
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Fiat Tetrafuel MotorDay

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Tó Miguel
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay

Mensagem por Tó Miguel »

afinal não é grande descoberta, pois qualquer viatura em portugal equipada para andar a gpl também anda a gasolina.
no que diz respeito à gestão comandada pela centralina, do combustível mais adequado a ser utilizado num dado num dado momento???
ponho as minhas dúvidas, pois no momento da transferência há sempre perda de potência e se for numa subida estão a ver a desvantagem em vez de vantagem.
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hynek
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay

Mensagem por hynek »

tó miguel Escreveu:afinal não é grande descoberta, pois qualquer viatura em portugal equipada para andar a gpl também anda a gasolina.
no que diz respeito à gestão comandada pela centralina, do combustível mais adequado a ser utilizado num dado num dado momento???
ponho as minhas dúvidas, pois no momento da transferência há sempre perda de potência e se for numa subida estão a ver a desvantagem em vez de vantagem.
não é descoberta, é a primeira aplicação na prática, tens de ver com mais atenção, é tetrafuel, anda a gasolina, gpl, álcool e mistura com álcool, isso não existe em portugal nem em lado nenhum.

o grande valor desta ideia é que um carro pode vir equipado já da fábrica para poder usar vários combustíveis....
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Tó Miguel
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay

Mensagem por Tó Miguel »

fiat siena 1.4 tetrafuel®: mais uma inovação nos 30 anos da fiat no brasil

Imagem

desde que criou o primeiro veículo de passeio com motor a álcool do brasil, em 1979, a trajetória da fiat automóveis tem sido marcada pelo pioneirismo. agora, mais uma vez, a montadora inova no uso de combustíveis com o lançamento do fiat siena 1.4 tetrafuel® – o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da américa latina e europa; e gás natural veicular, ou gnv.

além de poder utilizar estes diferentes combustíveis, a grande inovação tecnológica do novo modelo é o fato de uma única central eletrônica gerenciar o uso deles de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade de momento, sem interferência do motorista. ou seja, quem decide qual o combustível mais adequado a cada instante é a centralina, deixando o motorista livre para concentrar sua atenção em dirigir o carro. ele não precisa se preocupar com o combustível em uso e tampouco aperta botões no painel para trocá-los.

o sistema de gerenciamento eletrônico, desenvolvido pela magneti marelli, seleciona a melhor opção de combustível para cada condição. quando a central faz a mudança entre combustíveis, ela acontece sem trancos, garantindo um desempenho constante em qualquer condição de rodagem. naturalmente, priorizando a economia, a primeira escolha do sistema é o gnv. mas quando os sensores da centralina detectam uma situação, como a necessidade de torque extra para fazer uma ultrapassagem mais rápida ou subir uma ladeira íngreme com maior aceleração, a comutação para combustível líqüido é feita automaticamente.

o motor volta a utilizar o gnv sempre que o sistema detecta que ele é o combustível mais conveniente para aquele momento.

para que fosse possível equipar o fiat siena com esta nova tecnologia, o modelo passou por algumas alterações técnicas:

- o motor 1.4 tetrafuel®, desenvolvido pela fiat powertrain technologies, recebeu as seguintes novidades:
- novo coletor de aspiração com 4 bicos injetores exclusivos para gnv – nas adaptações encontradas no mercado é utilizado apenas um bico injetor
- novo material e nova geometria das sedes das válvulas
- novos componentes: manômetro, tubulações, válvulas de abastecimento, galerias e injetores de gás natural veicular
- o chão do porta-malas foi reforçado para receber a fixação e os suportes dos cilindros de gnv. cada cilindro possui capacidade para até 6,5 metros cúbicos de gás a 200 bar de pressão;
- a suspensão traseira foi dotada de molas específicas. na dianteira, as molas foram alteradas e adotou-se uma barra estabilizadora de maior diâmetro. tudo isso visando manter a altura livre do solo do modelo (igual à do sedã na versão elx 1.4 flex) e manter as mesmas características de conforto e estabilidade que já destacam o fiat siena;
- foram alteradas as forças de atuação dos freios traseiros, a fim de garantir a mesma eficiência presente nos freios da versão 1.4 flex;
- o fiat siena 1.4 tetrafuel® ganhou um novo quadro de instrumentos, com indicação do nível de gnv, advertência de baixo nível de gnv, aviso de avaria no sistema, temperatura externa e trip computer b.

os quatro injetores específicos para gnv injetam seqüencialmente, de acordo com a ordem de ignição, e o gás natural entra puro, ainda sem a mistura com ar. a partida é sempre feita com combustível líqüido.

porém, se o volume de combustível líqüido no tanque for inferior a 4%, a partida será feita emergencialmente com gnv. essa situação só ocorrerá se o motorista ignorar a luz-espia de reserva de combustível ao longo de várias partidas. isso porque, no momento em que o nível de gasolina atinge a reserva, o sistema pára de utilizá-lo em comutações, reservando-o para as partidas a frio.

da mesma forma, caso a pressão nos cilindros de gnv seja inferior a 10 bar – uma luz-espia no painel se acende avisando o motorista de que há pouco gás natural nos cilindros –, a centralina deixará de usar gnv a fim de evitar falhas no funcionamento devido à baixa pressão.

com relação à segurança, o novo fiat siena 1.4 tetrafuel® mantém a tradição fiat de automóveis que privilegiam a integridade física dos ocupantes. por isso, o novo sistema tetrafuel® embute mecanismos de segurança passiva que evitam danos maiores em caso de acidente, testados inclusive em provas de crash-test e testes de fogo. um exemplo é o posicionamento e a fixação dos dois cilindros de gnv: foram projetados para superar as provas de colisões de acordo com os mais recentes padrões de segurança.

além disso, os componentes do sistema de gás natural foram construídos e testados para não apresentar vazamentos. se uma tubulação se romper, há um mecanismo que interrompe a alimentação de gnv.

o sistema também é dotado de dispositivo de alívio. se ocorrer sobrepressão, ele permite o vazamento de gnv para a atmosfera, e, em caso de colisão, bloqueia a alimentação do gás. esse bloqueio é comandado pelo interruptor inercial de combustível.

vale lembrar que o sistema tetrafuel® é instalado pela fábrica. assim, o novo fiat siena 1.4 tetrafuel conta com a mesma garantia oferecida ao fiat siena 1.4 flex: um ano sem limite de quilometragem. e cinco anos, sem limite de quilometragem, para a carroceria.

outra novidade do novo fiat siena 1.4 tetrafuel® é o aumento da lista de itens de série que passa a contar com direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travas elétricas.

o novo fiat siena 1.4 tetrafuel® estará disponível em toda rede fiat a partir do mês de julho no valor de r$ 41.900 para o consumidor comum e r$ 31.750 para taxistas (referência mercado são paulo).

http://www.fiat.com.br/br/afiat/fiatnews_1497.jsp
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Rui de Carvalho
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay

Mensagem por Rui de Carvalho »

fico feliz por ter um carro que abre os horizontes mas diz-me uma coisa onde posso encontrar esse álcool para o carro a preços rentáveis. é que no brasil existe uma rede de bioetanol, para abastecer esses carros, o bioetanol é barato, pelo menos comparado com a gasolina. mas em portugal ele é caro e não existe a venda de forma fácil.


tvcrabo
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay

Mensagem por tvcrabo »

tudo isto é muito bonito, mas perderam uma oportunidade de fazer o carro um pentafuel se ele fosse hibrido electrico plugin.

isso sim seria fantastico... dentro do possivel


Tó Miguel
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay

Mensagem por Tó Miguel »

tvcrabo Escreveu:tudo isto é muito bonito, mas perderam uma oportunidade de fazer o carro um pentafuel se ele fosse hibrido electrico plugin.

isso sim seria fantastico... dentro do possivel
no brasil também houve um motor, que podia queimar qualquer coisa, diesel, biodiesel, gasolisa, etanol, ovd não tenho a certeza, só que o projecto foi abandonado, pois os custo era muito elevado. mas o aproveitamento electrico acho que os custos não são assim tantos.
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jmal
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay

Mensagem por jmal »

tó miguel Escreveu:
tvcrabo Escreveu:tudo isto é muito bonito, mas perderam uma oportunidade de fazer o carro um pentafuel se ele fosse hibrido electrico plugin.

isso sim seria fantastico... dentro do possivel
no brasil também houve um motor, que podia queimar qualquer coisa, diesel, biodiesel, gasolisa, etanol, ovd não tenho a certeza, só que o projecto foi abandonado, pois os custo era muito elevado. mas o aproveitamento electrico acho que os custos não são assim tantos.
teoricamente são mais baixos que qualquer outra tecnologia, já que no caso de híbrido a bateria é pequena e pouca capacidade e portanto barata, mas os híbridos causam uma dor de cabeça muito grande aos "sugadores" e as aspirinas para eles são carissímas.
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sergio ferraz
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Re: Fiat Tetrafuel MotorDay

Mensagem por sergio ferraz »

estes sao os carros mais usados em s paulo.
e o gaz natural comprimido e electrico ---sextrafuel
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

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