PCI

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
antonio jardim
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta fev 24, 2010 2:17 am

PCI

Mensagem por antonio jardim »

primeiro quero já fazer uma declaração de interesses para não me "baterem" : sou o inventor e instalador de uma "salamandra a casca de pinha" de alimentação automática e sem qualquer apoio eléctrico. tenho já umas 250 instaladas em salas de aula
de escolas primárias no alentejo e umas 10 vendidas a particulares. isto porque estéticamente não são grande coisa e nas salas de aula o que interessa é aquecer, não dar muito trabalho e cortar radicalmente na factura da electricidade. na altura, anos 80, foi a unica patente portuguesa no sistema valoren mas não tive dinheiro para registar uma patente europeia, senão andava agora à "guerra" com os tipos das "pellets". tambem não recebi nenhuma medalha ( nem de lata ) pelo caso, apesar de ter saído no jornal da comunidade, mas tambem não me importa. ganhei bom dinheiro com o que fiz e nunca aldrabei ninguem. agora com o advento das "pellets" já não há possibilidade de faltar combustivel e portanto recentemente desenvolvi-a ( com sucesso felizmente ) para queimar tambem casca de amendoa e "pellets". estou portanto um pouco dentro dos assuntos aqui referidos e gostava de deixar alguns comentários :
- os "pellets" feitos de madeira de pinho não precisam de aglomerantes, a resina chega. o preço de exportação é 120 € / ton
- quase toda a madeira, quando absolutamente seca, tem um pci de 19 mj / kg (a resinosa tem mais um pouco mas não
significativo ). a humidade é que é o problema. se tiver 25 % o pci baixa para 13,5 mj/kg. ora os pellets e as cascas de
frutos secos que usamos têm humidades < 10 % e portanto têm mais de 16,7 mj/kg. aqui a diferença. não se esqueçam
que nos equipamentos pequenos, em que não se recuperam condensados, o que interessa é o pci.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: PCI

Mensagem por CrOhN »

obrigado pelo teu esclarecimento antónio jardim. mais uma ajuda para quantificarmos o custo da energia da madeira e dos pellets.

pelos valores que mencionaste. pellets a 120eur/t, o kw/h fica a cerca de 0,026eur. bem menos que o gasóleo a 0,07eur e menos ainda que electricidade na tarifa normal, 0,13 eur.

é sempre interessante quantificar a coisa.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Salamandra omnívora!!!!

Mensagem por joaquimdelisboa »

caríssimo antónio jardim

sempre que aparece alguém que, para além de intenções, já tem obra feita, merece ser ouvido com atenção.
espero que nos possas dar mais pormenores ( talvez fotos!) da tua salamandra omnívora !!!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Salamandra omnívora!!!!

Mensagem por serges »

joaquimdelisboa Escreveu:caríssimo antónio jardim

sempre que aparece alguém que, para além de intenções, já tem obra feita, merece ser ouvido com atenção.
espero que nos possas dar mais pormenores ( talvez fotos!) da tua salamandra omnívora !!!

junto me ao joaquim de lisboa e claro fico a aguardar mais informações sobre tamanho projecto!!!
é bom saber que neste rectângulo ainda se faz muita coisa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


myself11
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm

Re: Salamandra omnívora!!!!

Mensagem por myself11 »

joaquimdelisboa Escreveu:caríssimo antónio jardim

sempre que aparece alguém que, para além de intenções, já tem obra feita, merece ser ouvido com atenção.
espero que nos possas dar mais pormenores ( talvez fotos!) da tua salamandra omnívora !!!
mais um a juntar-se ao coro de pedidos.


Autor do tópico
antonio jardim
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta fev 24, 2010 2:17 am

Re: PCI

Mensagem por antonio jardim »

agradeço muito os comentários. gostei particularmente da "salamandra omnivora" mas infelizmente não é tanto assim. testei mais uns 4 combustiveis que, embora funcionando na alimentação por gravidade, não deram resultados interessantes como combustiveis. gostaria tambem de chamar a atenção que , enquanto as cascas de frutos secos são verdadeiramente renováveis ( anuais ) as "pellets", tal como são feitas, só são renováveis em periodos de 30 a 40 anos.

claro que posso divulgar a salamandra mas preciso de ajuda. tenho um desenho em autocad mas sou um verdadeiro "deliquente informático". como o publicar neste forum ???


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: PCI

Mensagem por sugarstorm »

fotos era mais fácil...
estamos todos em pulgas!!!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
antonio jardim
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta fev 24, 2010 2:17 am

Re: PCI

Mensagem por antonio jardim »

crohn :

o preço que eu disse ( 120 €/ton ) é para milhares de toneladas. não acredito que um particular compre, ainda por cima embalado, a menos do dobro !
alem disso não reparou que o kwh electrico (os tais 0,13 € em horas cheias ) já tem incluido o rendimento dos centros produtores, o que o seu cálculo das "pellets" não tem.
assim se se considerar que o rendimento de um aquecedor eléctrico é quase 100 % e que os nossos aquecedores são cerca de 60 % temos, a meu ver, de momento :
electricidade ( em cheias ) = 0,13 € / kwh util
electricidade ( em baixa ) = 0,067 € /kwh util para quem tem contador bi-horário.
aquecedor a "pellets" ( a 240 € / ton ) = 0,086 € / kwh util
aquecedor a "lastro" de pinha = 0,022 € / kwh util
aquecedor a casca de amendoa = 0,029 € /kwh util

um abraço

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: PCI

Mensagem por mauri »

antonio jardim Escreveu:agradeço muito os comentários. gostei particularmente da "salamandra omnivora" mas infelizmente não é tanto assim.
claro que posso divulgar a salamandra mas preciso de ajuda. tenho um desenho em autocad mas sou um verdadeiro "deliquente informático". como o publicar neste forum ???
felicito-o pelo seu trabalho e já que não ganhou nenhuma medalha, aqui vai a minha
SNAG-0349.jpg
SNAG-0349.jpg (4.76 KiB) Visto 9982 vezes
e se não conseguir tirar desenhos ou fotos envie-me para o meu email ou me envie uma mp que eu colocarei aqui.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: PCI

Mensagem por CrOhN »

antonio jardim

obrigado pela correcção

por acaso consigo arranjar a 120eur por tonelada, tenho é que ir de "big bag" buscá-los ao fabricante, que no meu caso são uns 20km. claro que é preço dificil de arranjar, e não é para todos. mas já vi aqui pelo forum pessoal a relatar a bem menos que os 3,6eur 15kg.

olhando para os teus valores, não levando em consideração as cascas, e comparando o eléctrico com os pellets, se calhar a bomba de calor torna-se mais atractiva.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: PCI

Mensagem por mauri »

antonio jardim Escreveu:tenho um desenho em autocad
antonio jardim aqui ficam os seus desenhos: se quiser comentar mais alguma coisa.
SNAG-0350.jpg
SNAG-0350.jpg (39.82 KiB) Visto 9910 vezes
SNAG-0351.jpg
SNAG-0351.jpg (34.49 KiB) Visto 9910 vezes
SNAG-0352.jpg
SNAG-0352.jpg (75.1 KiB) Visto 9910 vezes
SNAG-0353.jpg
SNAG-0353.jpg (24.51 KiB) Visto 9910 vezes
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
antonio jardim
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta fev 24, 2010 2:17 am

Re: PCI

Mensagem por antonio jardim »

obrigado pela ajuda mauri.
- a fig. 1 é a salmandra inicial, da qual estão instaladas cerca de 250 como já disse.
- o desenho colorido é a "versão escolar" do novo modelo, a tal omnivora, que tenho agora
em testes finais com produção de aqs. as cores podem ser alteradas mas a "pallete" disponivel,
em tintas de alte temperatura, não é vasta.
- a foto junto ao texto em inglês é de uma das salamandras montadas em alcacer. o gradeamento
é porque se encontra no corredor da escola. normalmente não tem mas em creches é imprescindivel.
de notar que o queimador é exterior, ao contrário da maior parte dos modelos existentes.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: PCI

Mensagem por joaquimdelisboa »

olá... novamente!

confesso que no primeiro post colocado sobre este assunto fiquei na dúvida se "casca de pinha" não seria "casca de pinho"!

depois verifiquei que era mesmo casca de pinha, ou seja, casca de pinhas mansas destroçadas para aproveitamento dos pinhões.

é de facto um produto muito energético dado o grande teor em resina mas que só será encontrado em locais onde ocorra a industrialização daquele fruto.

o deriva para queima de outros produto é assim uma derivação lógica.


Autor do tópico
antonio jardim
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta fev 24, 2010 2:17 am

Re: PCI

Mensagem por antonio jardim »

joaquimdelisboa :

tem toda a razão, as escamas de pinha ( chamadas lastro ) são um subproduto da industria do pinhão e só estão à disposição no algarve, vendas novas e alcacer, nas fábricas portanto. aliás e como curiosidade queria dizer-lhe
que a industria do pinhão é talvez a mais "verde" de portugal, pois só consome electricidade para motores e iluminação.
para o que não é lastro ( tarolos etc. ) desenvolvemos um outro projecto ( já sem patentes ) em que servem de combustivel para o aquecimento da água e ambiente (com apoio solar) das piscinas de alcacer e do torrão e que funciona há uns 10 anos
para a casca de amendoa o mesmo pois é um subproduto da chamada britagem.
no entanto queria chamar a atenção que há combustiveis granulados "insuspeitos" na natureza. cito-lhe por exemplo as pinhas de cipreste, pinheiro riga, casuarina etc. mas tambem há surpresas desagradáveis como o bagaço de azeitona e todos os que têm excesso de humidade ou muitas cinzas ( vitrificação ). é preciso é atenção e muitos ensaios.


AlbaHeating
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta out 21, 2010 7:04 pm

Re: PCI

Mensagem por AlbaHeating »

moderado
Última edição por Volt em sexta out 22, 2010 3:41 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Violação da regra 4

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”