Como afinar uma caldeira EcoForest?

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
CarlosMCosta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 30, 2010 4:26 pm

Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por CarlosMCosta »

olá,
adquiri na passada 2ª feira uma caldeira ecoforest super 29kw, e desde esse dia ainda não parou de trabalhar, comecei no nível 5 e agora que já tenho a casa bastante mais quente optei por reduzir para o nível 3 . a área útil a aquecer é cerca de 250m2 e tenho 103 elementos de radiadores. o consumo da caldeira anda na volta dos 3 kg/h e pelas contas que fiz, ao fim do mês deve ter um gasto de +/- de 2000 kg de pellets, o que para mim é insustentável, e já estar a pensar em utiliza-la em 2 períodos, das 6h às 9h e das 16h30 às 22h30, para poder "aguentar" com a despesa.
já li neste fórum e noutros também, que é possível reduzir bastante o consumo e manter o conforto, com algumas afinações nomeadamente a do ar
fiquei muito curioso com alguns comentários, dizendo que gastam cerca de 1000kg de pellets por inverno. eu ficaria contente se o meu aquecimento gasta-se 500kg por mês.
por isso venho pedir a quem saiba algumas dicas para reduzir os consumos e manter o conforto, que para mim 17º já é muito bom (estou habituado nos dias de muito frio a uns míseros 7º)
desde já muito obrigado e fico eu e certamente muitos outros a aguardar noticias. abraço


tofredo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta dez 30, 2010 11:08 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por tofredo »

olá, sou novo aqui, mas espero poder ajudar.
para janeiro espero ter uma salamandra a pellets de 24kw, no entanto há 3 anos que tenho aquecimento central a gasóleo e aprendi uma coisa, não se consegue aquecer sem se gastar, sei que se pode poupar alguma coisa com pequenos pormenores, mas para poupanças de fundo são medidas mais eficazes tais como:
1- reduzir no nº de horas de trabalho (24h por dia é muito, pode ser 8 a 12h - ex:05 às 08h e das 17h às 23h);
2- divisões que não se utilizem é desligar aquecimento, ou ligar de vez em quando para tirar humidades;
3- já vi pellets a 0,26 centimos e a 0,17 centimos, já se pouca alguma coisa (quanto a isto ainda não experimentei pellets, só para janeiro 2011 posso falar)
espero ter ajudado!
carlosmcosta Escreveu:olá,
adquiri na passada 2ª feira uma caldeira ecoforest super 29kw, e desde esse dia ainda não parou de trabalhar, comecei no nível 5 e agora que já tenho a casa bastante mais quente optei por reduzir para o nível 3 . a área útil a aquecer é cerca de 250m2 e tenho 103 elementos de radiadores. o consumo da caldeira anda na volta dos 3 kg/h e pelas contas que fiz, ao fim do mês deve ter um gasto de +/- de 2000 kg de pellets, o que para mim é insustentável, e já estar a pensar em utiliza-la em 2 períodos, das 6h às 9h e das 16h30 às 22h30, para poder "aguentar" com a despesa.
já li neste fórum e noutros também, que é possível reduzir bastante o consumo e manter o conforto, com algumas afinações nomeadamente a do ar
fiquei muito curioso com alguns comentários, dizendo que gastam cerca de 1000kg de pellets por inverno. eu ficaria contente se o meu aquecimento gasta-se 500kg por mês.
por isso venho pedir a quem saiba algumas dicas para reduzir os consumos e manter o conforto, que para mim 17º já é muito bom (estou habituado nos dias de muito frio a uns míseros 7º)
desde já muito obrigado e fico eu e certamente muitos outros a aguardar noticias. abraço


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

bom dia,

posso partilhar a minha experiência com a minha ecoforest cantina super de 29kw.

tenho uma moradia de área e nº de elementos muito semelhante à do carlosmcosta e até à data gastei cerca 2000kg de pellets. foi instalada no inicio de outubro.

tenho programados dois períodos, um antes de me levantar de 4h e outro que começa no final da tarde de 5h.
a caldeira está na potência máxima (9), pois desta forma aquece mais rápido e começa a modular (trabalhar no mínimo) após pouco tempo de funcionamento.

as torneiras termostáticas dos radiadores estão todos na posição 3.5, o que me permite manter a casa nos dias mais frios entre os 18º e os 19º.

tenho também um depósito de aqs (150l) ligado a esta caldeira, o que me permitiu acabar com a caldeira a gás na íntegra.

espero ter ajudado.


Autor do tópico
CarlosMCosta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 30, 2010 4:26 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por CarlosMCosta »

muito obrigado pelas vossas dicas assim já começo a compreender como se consegue poupar alguma coisa. como tinha dito em breve vou começar a utilizar 2 períodos de utilização, mas só a partir de 2ª feira pois já estão todos a trabalhar e na escola e não deve compensar (digo eu) estar a aquecer a casa sem ninguém lá dentro.

agora uma pergunta directamente para o lagastor. disse que tem a caldeira sempre no nivel9 para assim aquecer mais rápido e "começa a modular (trabalhar no mínimo) após pouco tempo de funcionamento." já tentou noutros níveis de potencia para ver os consumos? ainda ando em experiências e não acerto com o nível certo. neste momento tenho-a no nível1 24h a temperatura está a 20º e o consumo diminuiu bastante. já agora já foi algum tecnico da marca para afinar a caldeira? a mim disseram-me que no inicio do ano, viria um técnico para afinar os parâmetros, para assim tirar melhor rendimento da "maquina". não sei se vem ou não, por isso já estou a pedir ajuda aos foristas caso ele não apareça

mais uma vez obrigado aos dois pelas dicas e fico a aguardar mais algumas para assim ser ajudado e ajudar outros leitores e foristas.

abraço


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

o teste de manter ligada as 24h não cheguei a fazer, pois li em vários forums (inclusivé neste) que os consumos eram sempre superiores ao de dois períodos de aquecimento. quando houver um período com tempo mais "agreste", vou fazer o teste de colocar em nível1 e manter as 24h para ver como fica o consumo.

o teste que fiz foi durante uma semana colocar no nível5, mas a conclusão a que cheguei foi que não havia grande alteração ao nível do consumo e a casa demorava mais tempo a recuperar a temperatura de conforto. o que noto é que depois de estar a trabalhar 30 a 40m, ela começa a alternar entre o nível 9 e o mínimo.

como o nível de potência controla apenas o intervalo de queda dos pellets, o que acontece é que para atingir a temperatura da água que está programada demora mais tempo com um nível inferior.

também pelo facto de ter a caldeira ligada ao depósito acumulador de aqs, tenho conveniência em que a temperatura da água suba mais rapidamente para nunca me faltar a água quente (mesmo com dois banhos simultâneos).

quanto à afinação, a caldeira ficou na instalação no modo automático (modo de ar - 1), em que ela controla por si todos os parâmetros.
se realmente o técnico lhe for afinar a caldeira, coloque aqui os resultados, sff.
estamos sempre a tentar optmizar os €€€€

ps: um bom ano para todos.


Autor do tópico
CarlosMCosta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 30, 2010 4:26 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por CarlosMCosta »

eu posso adiantar que o consumo da minha caldeira no nivel1 24h anda na volta dos 2kg/h, mas a temperatura da água não ultrapassa os 51º, acho que é uma boa opção para o fim-de-semana pois está a familia toda em casa e mantêm-se o conforto (20º) durante todo o dia sem muitos custos.

como já referi anteriormente, vou passar a partir de amanhã a utilizar 2 periodos de utilização e seguirei o conselho do lagastor (utilizar o nivel9). a meio da semana já devo ter novidades em relação ao consumo e colocarei aqui os resultados. quanto à visita do tecnico, se por acaso aparecer e mudar alguma coisa que faça poupar alguns €€€€, colocarei aqui as alterações para todos usufruirmos da informação.

abraço e bom ano


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

no meu caso o consumo médio anda perto dos 2 sacos por dia, com nível9 e os dois períodos (9h no total). tenho de reabastecer com 4 sacos ao fim de 2 dias, 2 dias e meio. isto dá cerca de 3kg/h.

estou agora a testar com o nível 7. do que verifiquei até à data, a caldeira consegue chegar à temperatura programada (65º, o que veio configurado de fábrica) e começa a modular entre o nível 7 e o mínimo.

depois coloco info sobre os consumos deste novo cenário.

já agora que pellets usam?
eu estou a usar neste momento ecoforest que comprei a 4€/saco.
antes gastei uns de marca branca que comprei no maxmat a 2,99€/saco.
uma diferença é na quantidade de cinza que deixam no copo. os da ecoforest deixam muito pouca cinza, enquanto os outros tinha de a retirar com mais frequência. também a nível de capacidade calorifica os da ecoforest parecem-me melhores. até tenho a sensação que a caldeira agora arranca mais depressa.

abraços.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por serges »

assim está no local certo!

continuem a expor as vossas duvidas...

podem ser as duvidas de outros...

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por bracara »

viva,

já têm mais detalhes sobre os vossos testes?
é que estou a tentar perceber qual a melhor configuração.

a minha ecoforest 24kcal está instalada há apenas 4 dias pelo que é muito cedo para perceber os consumos (tenho.a ligada no nível 7, das 06 às 08 e das 17 às 23).
o que me parece a mim, é que o tubo da chaminé está muito quente, pelo que levo a crer que se perde muito calor pela chaminé.
é mesmo assim, ou posso alterar alguma configuração para aproveirar melhor esse calor perdido??

também me parece que tem feito alguma cinza a mais... e ao queimar parece-me que saltam do queimador bocados de pellets não qeimados completamente.. alguma ideia?

obrigado


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por sugarstorm »

boas,

não compensa ter o aquecimento ligado h24. é um gasto desnecessário de pellets.
liguem quando estiverem em casa, e durante o dia. de noite off. liguem uma hora antes de acordar por exemplo se sentirem a necessidade de ter a casa quente de manhã. eu já nem isso faço.
confirmo os consumos aqui falados de 3kg/h.
se estiver mais calor na rua (entre os 12 e 18 graus por exemplo), baixem a temperatura da água dos 70º ou 65º para 60º.
comprem pellets em quantidade, e no verão, na fábrica. fica mais em conta.

com estes "truques" todos é possível passar o inverno confortável a gastar 2500kg de pellets, comprados a 0.174 cêntimos o kg, ou seja um gasto total de 435 euros mais a despesa de transporte pois a fábrica não entrega em casa

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
CarlosMCosta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 30, 2010 4:26 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por CarlosMCosta »

boa noite,

estou a recolher resultados das experiências que estou a fazer na minha caldeira (extracção do ar, qualidade dos pellets etc.) e em breve irei coloca-los aqui para poderem comparar e também experimentar.

quanto aos bocados de pellets que saltam do queimador, a mim acontece-me o mesmo. já perguntei ao técnico que passou em minha casa e ele disse que é normal. para que isso aconteça menos, o pellet tem que ter boa qualidade e é isso que ando à procura.

quando tiver tudo reunido passo a informação

abraço


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Calitas »

boas.

tenho uma ecoforest a funcionar desde outubro/2010.

em relação a pellets estive até ontem a gastar pellets da marca larinox, pois foi lá que comprei a máquina e como ofereceram 20 sacos, eu comprei mais 65, assim aproveitei o transporte, ou seja, desde outubro 2010 até ontem gastei 85 sacos.

a minha casa é relativamente pequena, cerca de 85m2, tenho cabeças termoestáticas em todos os radiadores, dependendo das situações, nunca tenho todas abertas no máximo, isto é, em duas divisões menos utilizadas estão quase sempre na posição 2, na sala sempre na posição 5, na casa de banho conforme a necessidade, e quarto e cozinha posição 3, é um método de poupança.

tenho dois períodos, fora fim-de-semana que é conforme a necessidade: das 5:00h às 8:00h, embora normalmente desligue depois a máquina ainda antes das 07:30 +/-, pois ainda fica a circular a água durante algum tempo, até chegar aos 40º, e depois das 18:00h às 23:00h, que poderá ser desligado ainda antes das 23:00h, dependendo da necessidade.

tenho gasto 1 saco/dia, sendo que no fim-de-semana vão 2 por dia, tenho tudo registado, pois quando abasteço a máquina aponto as horas de funcionamento e arranques, embora as horas de funcionamento registados na máquina não batem certo com as horas efectivas.

mas voltando a falar dos pellets, como disse estava a gastar marca larinox, no passado dia 28/12/2010 comprei uma palete de sacos na pinewells, fábrica perto de arganil a cerca de 10kms da minha casa, ficaram-me a 2,90€/saco, parecem-me ser de melhor qualidade, pois são mais escuros, idênticos aos que se vendem no lidl, agora não me ocorre o nome, mas é uma fábrica de castelo branco, e que aqui no fórum dizem muito bem, vamos ver se não fazem tanta cinza e não deixam tanta "pedra" no copo de queima como os da larinox.

tenho a máquina programada para 65º no nível 9, mas parece-me que nos dias de menos frio é melhor reduzir a temperatura da água, penso mesmo que com o aproximar da primavera é o mais aconselhado, pois senão pode a casa aquecer muito rapidamente e depois ou temos que desligar a máquina ou ela fica a trabalhar muito tempo no mínimo, ou então reduzir do nível máximo da máquina.

em relação ao efeito popcorn que fazem os pellets a cair no copo é normal e duvido que se consiga fazer alguma coisa nesse aspecto, é por isso que nesse aspecto as máquinas em que os pellets são introduzidos no copo por um sem-fim horizontal, são muito melhores, pois os pellets são como que empurrados horizontalmente para dentro do copo e não por meio do efeito da gravidade como é o caso das ecoforest.

não escrevo mais, pois já está muito longo, vou dando mais notícias.

cumprimentos


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

boas,

das várias experiências que fiz, as que realmente se fazem notar são a alteração da temperatura de água e o controlo das torneiras termostáticas. como referiu o sugarstorm e muito bem, a passagem de 65º para 60º faz muita diferença. também a redução e 1º nas torneiras se nota bastante. dos 4 sacos de dois em dois dias, passei a 3. alterei 3 vezes de pellets, e não notei grandes diferenças. também a alteração de potência de 9 para 7 não se fez notar nos consumos.

continuem a partilhar as vossas experiências.
"se duas pessoas tiverem uma laranja cada e as trocarem, continuam na mesma. mas se trocarem uma ideia, no final ficarão com duas."

abraço a todos.


ca00592
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta out 27, 2011 8:17 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ca00592 »

Boa tarde

Adquiro há poucos dias uma caldeira a pellets da Ecoforest para aquecimento central para substituir uma caldeira de gasoleo que se avariou.
Não sei se tiveram o mesmo problema mas apesar de ter a caldeira regulada ao nivel 9, o máximo que me dá de temperatura de água ´entre 48 e 50º- Os radiadores não ficam á temperatura que ficavam com o gasoleo, estando alguns mornos.
Penso que não é normal a caldeira no nivel 9 só atingir esta temperatura de água.
Sabem se é necessário alguma afinação, ou muar algum parametro ?

Obrigado

Amândio


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Calitas »

ca00592 Escreveu:Boa tarde

Adquiro há poucos dias uma caldeira a pellets da Ecoforest para aquecimento central para substituir uma caldeira de gasoleo que se avariou.
Não sei se tiveram o mesmo problema mas apesar de ter a caldeira regulada ao nivel 9, o máximo que me dá de temperatura de água ´entre 48 e 50º- Os radiadores não ficam á temperatura que ficavam com o gasoleo, estando alguns mornos.
Penso que não é normal a caldeira no nivel 9 só atingir esta temperatura de água.
Sabem se é necessário alguma afinação, ou muar algum parametro ?

Obrigado

Amândio
Boas.

Assim à primeira vista ou é a caldeira que ñ tem capacidade para aquecer toda a tua casa, sub-dimensionada, ou temperatura da água programada para 45º +/-, vai ao menu utilizador e vê a que temperatura a água está programada para atingir.

Eu tenho na minha a 65º, isto é, estando abaixo dos 65º a máquina passa para o nível 9, passando dos 65º passa para o nível mínimo.

A tua máquina mantém-se sempre no nível 9, ou baixa para o nível mínimo e vice versa? Se isto acontecer então é de certeza programação da temperatura da água muito baixa, 45º +/-.

A minha ainda ontem qd trabalhava foi lá vê-la e estava com 73º de temperatura, para já, ñ estando muito frio é melhor até ter a temperatura da água um pouco mais baixa, tenho a 65º mas irei passar para os 60º, ou até menos, no pico do frio é que convém estar mais alta.

Espero ter ajudado.


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

ca00592 Escreveu:Boa tarde

Adquiro há poucos dias uma caldeira a pellets da Ecoforest para aquecimento central para substituir uma caldeira de gasoleo que se avariou.
Não sei se tiveram o mesmo problema mas apesar de ter a caldeira regulada ao nivel 9, o máximo que me dá de temperatura de água ´entre 48 e 50º- Os radiadores não ficam á temperatura que ficavam com o gasoleo, estando alguns mornos.
Penso que não é normal a caldeira no nivel 9 só atingir esta temperatura de água.
Sabem se é necessário alguma afinação, ou muar algum parametro ?

Obrigado

Amândio
Amandio,

Como vês que a temperatura está entre os 48º e os 50º? É no menu da máquina?
O problema de alguns radiadores estarem mornos pode ser ar no seu interior. Abre os purgadores e retira o ar se for caso disso. Depois deverás controlar e repor a pressão do circuito se for necessário.

Cumprimentos.


ca00592
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta out 27, 2011 8:17 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ca00592 »

Boa tarde

Eu vejo no menu da caldeira, carregando no botão que permite aceder aos menus. Ai mesmo estando no nivel máximo, e com a a temperatura da água parametrixada para os 68º, não consigo atingir mais que 50º. Já lá esteve o técnico no outro dia, purgou-a, mudou um ou outro parametro e nesse dia o maximo que conseguiu foi 56º. Agora já está outra vez no mesmo, ou se ja no nivel 9, a média são 47,48º.
A minha caldeira é uma Hydrcooper 24kw, e tenho cerca de 105 elementos. Penso que a caldeira é adaptada a este nº elementos.
A sua caldeira dá mais que 60º facilmente ? Qual é o nivel de Pellets que tem programado na sua caldeira.
Na minha se estiver no nivel 5, não passa dos 40º
Lagastor Escreveu:
ca00592 Escreveu:Boa tarde

Adquiro há poucos dias uma caldeira a pellets da Ecoforest para aquecimento central para substituir uma caldeira de gasoleo que se avariou.
Não sei se tiveram o mesmo problema mas apesar de ter a caldeira regulada ao nivel 9, o máximo que me dá de temperatura de água ´entre 48 e 50º- Os radiadores não ficam á temperatura que ficavam com o gasoleo, estando alguns mornos.
Penso que não é normal a caldeira no nivel 9 só atingir esta temperatura de água.
Sabem se é necessário alguma afinação, ou muar algum parametro ?

Obrigado

Amândio
Amandio,

Como vês que a temperatura está entre os 48º e os 50º? É no menu da máquina?
O problema de alguns radiadores estarem mornos pode ser ar no seu interior. Abre os purgadores e retira o ar se for caso disso. Depois deverás controlar e repor a pressão do circuito se for necessário.

Cumprimentos.


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

ca00592 Escreveu:Boa tarde

Eu vejo no menu da caldeira, carregando no botão que permite aceder aos menus. Ai mesmo estando no nivel máximo, e com a a temperatura da água parametrixada para os 68º, não consigo atingir mais que 50º. Já lá esteve o técnico no outro dia, purgou-a, mudou um ou outro parametro e nesse dia o maximo que conseguiu foi 56º. Agora já está outra vez no mesmo, ou se ja no nivel 9, a média são 47,48º.
A minha caldeira é uma Hydrcooper 24kw, e tenho cerca de 105 elementos. Penso que a caldeira é adaptada a este nº elementos.
A sua caldeira dá mais que 60º facilmente ? Qual é o nivel de Pellets que tem programado na sua caldeira.
Na minha se estiver no nivel 5, não passa dos 40º
Eu tenho uma ecoforest hidrocooper cantina de 29kw para 120 elementos e chego facilmente à temperatura de 60º, que é a que tenho programada à data. Quando o frio aperta a sério, aumento um pouco a temperatura (para 64-65º) e também é facil lá chegar. Desde o arranque até ficar a alternar entre o minimo e o nível 7, demora cerca de 30-40 min.
A sua caldeira de 24kw, para 105 elementos também não me parece mal, considerando que cada elemento possui cerca de 150-160w (depende dos radiadores que tenha, mas este é um valor normal), leva a cerca de 16kw de carga para a caldeira.

Algumas questões adicionais:
- Qual a pressão de água que tem no circuito? Deve estar mais ou menos a 1.5bar a frio.
- Qual o modo de ar que tem programado (menu 1-7a)? O defeito é 1 que corresponde ao modo automático
- A temperatura programada está no menu 1-8 a 68º, certo?
- Qual a temperatura que tem no menu de standby 1-9?
- O fogo no interior da caldeira quando está no máximo é forte a ponto de só se conseguir ver as chamas?
- Limpa diariamente o copo de queima para retirar a cinza e pedra acumulada e corre os varões?
- Os radiadores têm torneiras termoestáticas? Se sim, qual o número em que estão?

Melhores cumprimentos,

Lagastor


ca00592
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta out 27, 2011 8:17 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ca00592 »

Bom dia

Em baixo coloco as suas perguntas e á frente as minhas respostas

Algumas questões adicionais:
- Qual a pressão de água que tem no circuito? Deve estar mais ou menos a 1.5bar a frio--> Sim está regulado a 1,5 bars

- Qual o modo de ar que tem programado (menu 1-7a)? O defeito é 1 que corresponde ao modo automático --> Sim está regulado no 1

- A temperatura programada está no menu 1-8 a 68º, certo? --> De inicio tinha a 68, mas alterei para mais e menos, para ver se mudava algua coisa, mas continuava tudo igual. Agora voltei a por nos 65º

- Qual a temperatura que tem no menu de standby 1-9? Aqui está nos 68º

- O fogo no interior da caldeira quando está no máximo é forte a ponto de só se conseguir ver as chamas? Sim a chama é forte
- Limpa diariamente o copo de queima para retirar a cinza e pedra acumulada e corre os varões? Nem sempre limpo diariamente, por vezes passa alguns dias, mas nos dias em que limpo, é verdade que ganho 2 ou graus, mas nunca mais que isso.. Quando fala nos varões, é o que ? É uma pequena alavanca metalica que está debaixo duma tampa na parte de cima da caldeira junta ao depósito de pellets?, que permite andar para a esquerda e direita ?
- Os radiadores têm torneiras termoestáticas? Se sim, qual o número em que estão? Neste momento tenho as torneiras no 4


No outro dia esteve lá o técnico e viu que havia uma torneira que estava desligada, e ligou-a, A partir dái melhorou um pouco já atingo tempertauras de 52, 53, mas chega lá com muita dificuldade.
Quando ligo a caldeira, ela para atingir os 47,48, atinge em cerca de 1 hora, mas depois para ir até as 52 53, demora algumas horas. Então 60 graus isso só com mais de 10 horas, e penso que só uma vez lá cheguei.

Para si é normal chegar acima dos 60º. Quanto tempo demora a lá chegar ?

Obrigado pela resposta


Silva73
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda mar 01, 2010 11:02 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Silva73 »

ca00592 Escreveu:Boa tarde

Adquiro há poucos dias uma caldeira a pellets da Ecoforest para aquecimento central para substituir uma caldeira de gasoleo que se avariou.
Não sei se tiveram o mesmo problema mas apesar de ter a caldeira regulada ao nivel 9, o máximo que me dá de temperatura de água ´entre 48 e 50º- Os radiadores não ficam á temperatura que ficavam com o gasoleo, estando alguns mornos.
Penso que não é normal a caldeira no nivel 9 só atingir esta temperatura de água.
Sabem se é necessário alguma afinação, ou muar algum parametro ?

Obrigado

Amândio
Boa tarde
Eu tb tenho uma Ecoforest 24 KW e aqueço uma area perto de 200 metros quadrados e 110 elementos sendo que no nivel 5 chega facilmente com todos os radiadores abertos aos 55º no nivel 7 60º graus e no nivel 9 aos 65º programados.
Ja esperimentou fechar metade dos radiadores? Eu fechando metade e no nivel 5 chega aos 62, 63 graus.
Eu como tenho algum tempo, limpo a caldeira quase todos os dias, sendo aspirado o copo de queima e correr os tres varões laterais esquerdos.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”