Problema com instalação de caldeira a Pellets - AJUDA

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Problema com instalação de caldeira a Pellets - AJUDA

Mensagem por bracara »

viva,

derivado aos problemas com o meu sistema de aquecimento central em exclusivo por recuperador a lenha, optei por instalar uma caldeira a pellets...

no entanto no momento da instalação surgiu um 'problema':
o sistema de aquecimento central já existente que é feito pelo recuperador a lenha (ligado aos radiadores), está feito com vaso de expansão aberto....

e por isso, parece que para ter a caldeira a pellets ligada ao sistema de aquecimento central, tenho de ter um conjunto de passadores junto ao recuperador a lenha (onde foram ligados directamente os tubos da caldeira), e outro conjunto de passadores junto da caldeira..

e sempre que quiser ligar um sistema e desligar o outro (eu contava usar o recuperador a lenha sempre que possível), terei de ligar/desligar os passadores.
para além disto e quando quiser passar de lenha para pellets, terei de esperar que que a pressão da água para a caldeira a pellets (quando a quiser ligar) atinja uma pressão de 1,5bars.. porque o sistema recuperador não trabalha em pressão e a caldeira precisa de pelo menos 1bar de pressão... ou seja, se usar o recuperador à noite, vai impossibilitar o uso automatico da caldeira de manhã (porque não vou poder 'fechar' o recuperador e esperar que a caldeira faça 'reset' à pressão devida)

por isso peço a vossa ajuda urgente... tem de ser mesmo assim, ou existe outro modo de ligação que facilite o intercâmbio dos 2 sistemas??

(segundo me disse o instalador se instalasse sistema de vaso fechado não teria estes problemas e poderia mudar sempre que quisesse pq ambos trabalhariam à mesma pressão... mas isto apresentaria maior custo e 'obras extra')

obgd

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Problema com instalação de caldeira a Pellets - AJUDA

Mensagem por serges »

olá

vou colocar no local correcto!

obrigado, boa sorte com a reparação!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Problema com instalação de caldeira a Pellets - AJUDA

Mensagem por itisix »

mas o sistema de aquecimento do recuperador é de circulação forçada, certo?

bomba instalada no recuperador ou fora?

como é que é feita a pressurização para a caldeira? manual?

não dará para usar um conjunto de electrovávulas programadas (tipo as da rega, mas apropriadas ao calor)?

outra opção poderia ser "despejar" a água da caldeira no vaso, mas aí, para não se perder pressão, teria de haver uma válvula tipo válvula de descarga da caldeira para o vaso a abrir a 1,5 bar e do vaso para o circuito de aquecimento (que iria terminar na caldeira) uma bomba de sucção com uma válvula anti retorno. isso teria de ser calibrado muito bem, mas acho que seria um trabalho demasiado à madeireiro.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”