Caldeira Lenha Roca P 30

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por Vespita »

boas a todos.

após muito equacionar em qual seria a melhor solução em termos de caldeira para aquecimento central da minha habitação a escolhida foi a roca p30-7 a lenha.

escolhi a p 30 a lenha porque tenho muita lenha, bem como todos os meios para a processar até à queima. ( motosserras, tractor, rachador, local para armazenamento, etc..)

tinha algumas condicionantes no sentido de a minha instalação de aquecimento ser em ppr e como tal as temperaturas não serem muito convenientes ( acima de 80º)

para proteger a instalação de um possivel aumento de temperatura foram colocados 2 radiadores separados do circuito e accionados por uma valvula de 3 vias servocomandada por um termostato de contacto. a temperatura sobe acima dos 80º a agua vai para estes dois radiadores ate baixar dos 80ª

foi instalada uma valvula termica de segurança que vai accionar quando no caso de faltar a energia electrica e a bomba circuladora deixe de funcionar e caso a temperatura suba acima dos 90º esta vai abrir e deixar sair a agua quente. como a pressão baixa a valvula de enchimento vai colocar no sistema agua fria, fazendo com que a temperatura baixe.

como não levou um vaso de expansão aberto devido a necessidade de uma elevada altura manometrica levou um vase de expansão sobredimensionado de 50 litros.

a pressão de serviço é de 1,5 bares.

a bomba de circulação está a arrancar aos 45º


junto anexo algumas fotos da maquina da instalação e dos primeiro funcionamento.

Imagem

a valvula de segurança termica

Imagem

Imagem

o primeiro fumo a sair

Imagem

Imagem

a primeira vez que foi acendida

Imagem

os radiadores disipadores de calor por excesso de temperatura

Imagem

a maquina roca p 30

Imagem

o vaso de expansão de 50 litros

Imagem

Imagem

Imagem

as duas chamines a queimar a da caldeira e a da bailarina

Imagem

a velha bailarina

Imagem

Imagem


zma
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por zma »

boa tarde vespita.

podia me dizer quanto pagou pela caldeira?


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por Vespita »

boa tarde

a caldeira é uma roca p 30-7 elementos

aqui está a tabela de preços da roca

http://www.baxicalefaccion.com/pdfs/po/ ... 0000tp.pdf


zma
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por zma »

bom dia caro vespita, pode-me explicar o funcionamento da sua caldeira, como a liga? (não deve dar para programar os acendimentos) consuegue controlar a temperatura da água?da queima?consumos?será que é viável para utilizar em piso radiante hidráulico ligada a um acumulador e esse ligado ao circuito do piso regulado por uma torneira termoestática?

peço desculpa pelo testamento mas é só para tentar conheer melhor o funcionamento da caldeira.

cumprimentos.


sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por sergyio »

boas perguntas!!!!


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por Vespita »

zma Escreveu:bom dia caro vespita, pode-me explicar o funcionamento da sua caldeira, como a liga? (não deve dar para programar os acendimentos) consuegue controlar a temperatura da água?da queima?consumos?será que é viável para utilizar em piso radiante hidráulico ligada a um acumulador e esse ligado ao circuito do piso regulado por uma torneira termoestática?

peço desculpa pelo testamento mas é só para tentar conheer melhor o funcionamento da caldeira.

cumprimentos.
boas dentro dos meus parcos conhecimentos vou tentar responder.

para a ligar acendo duas pinhas e coloco lenha miuda

sim consigo controlar a temperatura da agua + 5º -5º

consumos como não tenho falta de lenha não contabilizo

eu acho que é viavel ligar esta caldeira a um acumulador e por sua vez este ligado a piso raddiante, no entanto e para ter um controlo mais apurado tanto no acendimento como na queima, talvez e isto na minha humilde opinião deve~se optar por uma caldeira de gasificação de lenha. são caldeiras que queimam lenha, ou melhor queimam o gás que é libertado no processo de quima, que têm chama invertida. se calhar para o piso radiante seria uma opção bem viavel.

os contras destas caldeiras é que são bem mais caras do que as caldeiars vulgas convencionais tipo a p-30, mas algumas conseguem ter um aproveitamento na ordem dos 94%, ao contrario da p-30 que se cifra nos 80%

eu quando adquiri a minha caldeira a lenha fiz umas contas. se uma caldeira a gasoleo gasta uma media de 1.5litros por hora x 0.80€ = 1.20€ x 24horas dá uns impressionantes 28€ dia é calro que vão-me dizer que não é necessário estar ligada 24h.
mas eu posso informar que a minha p-30 trabalha 24horas por dia e posso dar-me a esse luxo de ter a casa 24h sempre à temperatura ideal pois tenho sempre pessoas em casa.

se me disserem é chata ter de ir colocar lenha que não é pratico, é verdade mas eu prefitro isso do que ter de pagar uma exorbeitância em gasoleo. mas cada cabeça sua sentença.

agora se eu tivesse piso radiante, investia numa boa caldeira a lenha de gasificação com 2 depositos de 1000 litros, mas isto era o que eu fazia.

dê uma vista de olhos pelo youtube pesquisa por calderas leña gasificacion e vai ver que lhe aparece montes de sistemas.

existe um instalador italiano que mostra bem como trabalham estas caldeiras de gasificação pesquisa por legna

espero ter ajudado

cumprimentos


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por raposo »

uma caldeira de gasificação de lenha!!!!! isso sim, e que não maquinas!!!!!!!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por visitante1 »

boas noites,
eu tenho esta facody de 50kw com autonomias que chega a ser superior a 10 horas a bombar a uns anos e estou bastante satisfeito.
só gostava mesmo é de trocar pela de 88kw e assim ficaria com autonomia para 2 dias..
Anexos
Cabe lenha de 70cm comprimento<br />com a grossura que baste~...
Cabe lenha de 70cm comprimento
com a grossura que baste~...
CIMG378333.JPG (102.65 KiB) Visto 19807 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por Vespita »

aí está a maquina, mas a epoca de queima para este inverno está a chegar ao fim.

a minha nos ultimos dias so tem trabalhado de manhazinha e ao final do dia.


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por pmonteiro1 »

amigo vespita li algures que voce obtem 8 horas de autonomia na sua p30 7 a que temperatura?? com lenha de acacia? consegue sempre nessas 8 hrs 60/70 graus?


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por pmonteiro1 »

para o amigo pnunes epa gosto da ideia dessa caldeira como é isso a minha é p30 8, e a ideia da ups ja tinha pensado nisso mas que tipo de ups aguenta com aquela bomba circuladora da grundfos? autonomia? obg agradeço explicaçaozita


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por Vespita »

pmonteiro1 Escreveu:amigo vespita li algures que voce obtem 8 horas de autonomia na sua p30 7 a que temperatura?? com lenha de acacia? consegue sempre nessas 8 hrs 60/70 graus?
durante essas 8 horas a temperatura varia entre os 80º e os 55º.

sim com lenha de acacia.

é claro qe para obter estas 8 horas não é no primeiro arranque, a caldeira ja tem de estar com temperatura bem como toda a instalação.

faço uma carga tipo às 23h antes de me deitar e quando acordo por volta das 7 ainda tem brasas.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por visitante1 »

pmonteiro1 Escreveu:para o amigo pnunes epa gosto da ideia dessa caldeira como é isso a minha é p30 8, e a ideia da ups ja tinha pensado nisso mas que tipo de ups aguenta com aquela bomba circuladora da grundfos? autonomia? obg agradeço explicaçaozita
viva,
a facody foi a caldeira que na altura encontrei com boas autonomias e em que cabia lenha muito grande (cerca de 70cm comprimento), assim não me preocupo muito em cortar lenha pequena.
a ups é bom porque mantem a bomba a circular quando a nossa feliz edp cai (que não é poucas vezes no inverno).
a bomba gasta no max 100w por isso a ups não precisa ser muito potente, a nao ser que se utilize a ups para alimentar mais qq coisa alem da bomba que é o meu caso.
abc
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por pmonteiro1 »

sim caro amigo vespita confirma a minha tb é exactamente isso obg e produz temperatura nos radiadores ate por volta das 03h00/04h00 , pensei que a sua estava a ter uma prestaçao superior e claro tb queria saber como era eheheh obg


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por dmachado »

só uma questão - esse fumo é só no arranque, correcto? quanto tempo demora a deixar de deitar fumo?

cumprimentos.


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por Vespita »

dmachado Escreveu:só uma questão - esse fumo é só no arranque, correcto? quanto tempo demora a deixar de deitar fumo?

cumprimentos.

certo normalmente é só no arranque que deita mais fumo.

também tem tudo a ver com o tipo de lenha e do grau de humidade que esta tenha.


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por pmonteiro1 »

relativo á lenha exactamente amigo vespita se mais humidade mais fumo andaram la umas cepas epá aquilo é q era fumo agora ta a sair oliveira seca fumo nadinha espetaculo. e calor qto baste


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por dmachado »

...tem de armazenar a lenha junto da caldeira, o calor desta ajuda a ir secando a primeira antes de ir a queimar...


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por Vespita »

dmachado Escreveu:...tem de armazenar a lenha junto da caldeira, o calor desta ajuda a ir secando a primeira antes de ir a queimar...

o segredo está na altura da propia apanha da lenha

eu neste momento ando a cortar lenha que parte vai ser queimada no proximo inverno2011/2012 e a outra parte vai ser queimada no inverno 2012/2013. esta lenha vai estar à intemperie até ao final de agosto e só depois é devidamente arrumada.

já tenho este procedimento há uns anos nunca deixo para o verão o corte das lenhas.

aqui na vizinhança grande parte faz o mesmo que eu, antes da safra da agricultura (lavrações e sementeiras de primevera) anda tudo ou a cortar acacias e eucaliptos para deixar a secar.

além de se obter uma melhor queima e logo um melhor rendimento também se está a preservar as proprias caldeiras pois quanto menos humidade menor a corrosão á que estão sujeitas.

amigo pmonteiro nunca queimei oliveira, mas do que ouço falar é uma das melhores madeiras para queimar em termos de rendimentos energeticos.

agora para não sair fumo nenhum e ter um elevado aproveitamente era uma caldeira de gasificação, isso é que eera um dia quem sabe!!!


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Caldeira Lenha Roca P 30

Mensagem por pmonteiro1 »

essa da caldeira de gasificaçao é que ainda nao conheço como funciona nem como elas sao explique me por favor, obg

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”