Ajuda projecto de aquecimento - caldeira a pellets

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
pedroafigueira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta mar 04, 2011 8:08 am

Ajuda projecto de aquecimento - caldeira a pellets

Mensagem por pedroafigueira »

caros amigos,

estou a acabar os projectos das especialidades para uma moradia nova em lisboa (belém), na qual vou ter cave, r/c, 1ºa e sótão, com cerca de 75m2 de implantação, ou seja, com cerca de 270 m2 de construção. a moradia é em banda, sendo as fachadas este e oeste cegas, e as norte e sul expostas. o telhado tem 2 águas e por isso do lado sul vai levar os colectores para o sistema solar de aquecimento de águas.

para aquecer a casa vou instalar uma caldeira a pellets (que servirá também para apoio a aqs) e piso radiante. terei também uma lareira com recuperador de calor na sala (rc) que aquecerá parcialmente 2 quartos e sótão.

questões para as quais gostava de ouvir a vossa opinião:
1) posso aquecer a cave com o calor gerado pela caldeira?
2) posso aproveitar o calor da chaminé da caldeira? neste caso, gostava de saber se no verão haverá muitas vezes necessidade de recorrer à caldeira para aquecer aqs, uma vez que se assim for estarei a aquecer a casa no verão, o que não me apetece muito que aconteça.
3) como funciona a logística dos pellets? uma vez que vou construir tudo de raiz, compensa fazer um silo para pellets? se sim, há quem abasteça pellets a granel? ou vem tudo em sacos de 15kg?
4) vejo muitas vezes referência à ecoforest, mas haverá certamente outras marcas recomendáveis e com bom serviço de pós venda em lisboa. que marcas devo considerar para pedir orçamentos?
5) mais uma questão de pormenor: o depósito, ou depósitos podem ser instalados no sótão, estando a caldeira na cave? e os depósitos poderão estar deitados, aproveitando o enconso?

desculpem a quantidade de perguntas, mas as respostas vão ajudar-me a definir uma série de coisas importantes para fechar os projectos. obrigado


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Ajuda projecto de aquecimento - caldeira a pellets

Mensagem por Ferra »

pedroafigueira Escreveu:
questões para as quais gostava de ouvir a vossa opinião:
1) posso aquecer a cave com o calor gerado pela caldeira?
2) posso aproveitar o calor da chaminé da caldeira? neste caso, gostava de saber se no verão haverá muitas vezes necessidade de recorrer à caldeira para aquecer aqs, uma vez que se assim for estarei a aquecer a casa no verão, o que não me apetece muito que aconteça.
3) como funciona a logística dos pellets? uma vez que vou construir tudo de raiz, compensa fazer um silo para pellets? se sim, há quem abasteça pellets a granel? ou vem tudo em sacos de 15kg?
4) vejo muitas vezes referência à ecoforest, mas haverá certamente outras marcas recomendáveis e com bom serviço de pós venda em lisboa. que marcas devo considerar para pedir orçamentos?
5) mais uma questão de pormenor: o depósito, ou depósitos podem ser instalados no sótão, estando a caldeira na cave? e os depósitos poderão estar deitados, aproveitando o enconso?
não sou o melhor para o esclarecer mas como ainda ninguém respondeu vou arriscar.
1 depende do isolamento da caldeira
2 pode. no verão vai depender dos seus gastos de água e do tipo e tamanho dos paineis.
3 há a granel
4 a todas as outras? qunto mais melhor...
5 se for o acomulador que está a referir pode, mas a estratificação é melhor nos verticais
mas numa pesquisa neste forum ia ter todas as respostas!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Silvas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 09, 2011 12:12 pm

Re: Ajuda projecto de aquecimento - caldeira a pellets

Mensagem por Silvas »

a resposta de ferra está muito boa na medida da informação contida na resposta.
acrescento apenas que há fábricas de pellets na zona norte do país, pelo menos e que as caldeiras tém uma alimentação automática a partir de uma tremonha colocada ao lado e numa posição mais elevada -sendo fornecido realmente a granel.
se pretender mais detalhes posso ajudar a esclarecer se me enviar os cortes e plantas do projecto, bem como os locais onde pretende os sistemas.
alerto que melhor que os sistemas deverão ser tratados a envolvente, exposição solar dos envidraçados, etc. enfim, fazer uma análise do todo e não das partes.
existindo colectores solares raramente precisará da caldeira no verão, desde que não haja sombreamentos de outros edificos ou árvores e também essas poucas vezes podem ser compensadas com um resistência eléctrica no acumulador, o que evitará arranques curtos da caldeira e o aquecimento pela chaminé na altura do verão. é uma excelente ideia aproveitar esse calor no inverno.
quanto ao aquecimento da cave. será mesmo necessário aquecer? só se for uma zona útil ou de conforto térmico, mas uma boa caldeira desperdiça pouco calor! logo não irá aquecer totalmente mas irá sentir-se alguma coisa.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”