Cadeira a lenha de chama invertida

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Cadeira a lenha de chama invertida

Mensagem por Vespita »

boas

posso falar em relação à roca p 30 pois foi a maquina por mim escolhida. a minha escolha para a p30 aconteceu por causa do valor da maquina em si em relação a outras.

na altura andei também a ver caldeiras de chama invertida mas o valor pedido era demasiado elevado para a minha bolsa. comprava 3 p30 pelo preço de uma de chama invertida. mas que são melhores são. agora existe uma situação e que só o proprietario de uma de chama invertida pode dizer algo.

li algures num dos foruns da especialidade em espanha que as caldeiras de chama invertida não funcionavam muito bem com madeiras mais resinosas como é o caso do nosso pinho nacional. que as caldeiras de chama invertida funcionam muito bem com madeiras não resinosas caso do pinho nordico. mas esta informação é algo que carece de confirmação.


já agora qual o valor de uma caldeira dessas de chama invertida? quantos kw é que tem?

espero ter ajudado

cumprimentos


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Cadeira a lenha de chama invertida

Mensagem por Vespita »

boas

em relação à madeira acho que deves investigar melhor a historia das resinosas. foi só um comentario que vi e vale o que vale. penso que os fabricantes de caldeiras de chama invertidas devem ter esse tipo de madeira em consideração.

em relação ao sobreaquecimento e tendo em conta que a minha tubagem é em ppr tive que me percaver. como deves ter lido no topico da p30 foi feita uma outra instalação paralela em que caso a temperatura passe os 80ª é encaminhada para para outro circuito para desipação. a verdade é que esta situação só aconteceu 2 x no inicio porque eu ainda não tinha um minimo conhecimento da caldeira.

em relação à tua instalçaõ eu no teu caso faria o mesmo que eu fiz com um circuito paralelo.

se optares pela de chama invertida ai tens um controle muito maior da tempertaura, o que é ideal para estas tubagens, claro que se optares por esta caldeira tens de instalar depositos acumuladores para dessa forma acaldeira ter uma melhor perfomance e com menos manutenção, é uma forma de caldeira trabalhar continuamente a temperatura constante.

agora o que te posso dizer é que se não fossem os € eu teria optado por uma de chama invertida é que além de tudo existe o factor de economia de madeira pois tem um rendimento na casa dos 95% contra os 80% na p30. em 1000kg de lenha poupas 150kg de lenha

espero ter ajudado

cumprimentos,


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Cadeira a lenha de chama invertida

Mensagem por Vespita »

sparttacus Escreveu:boas,

obrigado vespita.

após receber orçamentos para ambos os tipos de caldeiras e ponderando várias situações, optei por colocar uma caldeira roca p30 de 7 elementos.

embora ainda não tenha a caldeira, já iniciei o abastecimento de combustível para a sua alimentação.

os tempos são de crise.

não se pode ter o que se quer, mas sim ter o que se pode.

boas sparttacus

pessoalmente acho que tambem fizeste uma boa opção e concordo contigo os tempos são de crise e a diferença de uma instalação para a outra devem ser significativos.

não te esqueças de colocar uma valvula de segurança termica e de pressão.

se puderes coloca fotos da instalação para podermos trocar ideias

já agora quantos m2 vais aquecer com a p30? a p30 vai ter acumulador para aguas quentes sanitárias? podes dizer qual a diferença de preços de orçamentos?

em relação às lenhas esta é a melhor altura do ano para tratar delas, caso seja a comprar é agora que se deve fazer a compra.

eu as lenhas já estão apanhadas desde janeiro/fevereiro e estão ao tempo a secar. no final de agosto é tudo arrumado.

cumprimentos


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Cadeira a lenha de chama invertida

Mensagem por Vespita »

boas

desde já obrigado pela resposta, assim vamos aprendendo uns com os outros,

de facto era um valor significativo, foi o que aconteceu comigo e como tal fui para a p30.

uma vez que vais queimar pinho e pela minha parca experiencia na quima desta lenha ( a maioria é acacia que queimo) deves ter em atenção que o pinho tem um poder calorifico instantâneo elevado como tal a caldeira atingine a temperatura muito rapidamente. após o acendimento deves regular a tiragem de saida da caldeira ( é um difosor/lamela que se encontra na saida da caldeira e que permite controlar a saida dos gases da queima) para uma ou duas posições abaixo do estrangulamento total. na quima do pinho suponho que este vá com a casqueira de vez em quando deves ir ao pescoço/t da chamine e tira-la para poderes retirar a casqueira que passa para o lado da chamine, e isto acontece porque a casca do pinheiro estoura logo passa a zona de quima.

outro factor importante mas é mais na altura da montagem deves regular a valvula de controle de entrada de ar bem, para dessa forma teres um maior controle da temperatura.

não esquecer que para esta caldeira o fabricante recomenda vivamente que a chaminé seja em parede dupla isolada termicamente, o que torna a chaminé bastante cara. tem de ser assim devido ao choque termico e as condensações que se evitam na parede interior da chamine e que caso aconteçam vão detriorar rapidamente a caldeira, mas de certo que quem te vende e vai instalar a caldeira sabe isso. mas se pesquisares na net vais ler muita coisa acerca disso especialmente em espanha onde estas caldeiras são muito usadas.

bem desculpa o missal e espero ter ajudado

cumprimentos

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”