Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por visitante1 »

Código: Selecionar todos

Viva,
por acaso tenho uma solução parecida caldeira a lenha Facody de 50 e uma Ferroli de 30 a gasoleo, estão a trabalhar automaticamente (a de gasoleo faz backup da lenha caso esta desligue quando não deve).
Dá mais trabalho a lenha mas fica muito mais barato...
cumprimentos
Atenção Pnunes não é o autor deste tópico sendo um interveniente. O tópico foi iniciado por um utilizador e que foi depois dividido.

Obrigado
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por Vespita »

Boas Spartacus

Antes de mais os meus parabéns pela maquina está com muito bom aspecto. Acho que fizeste a melhor opção em termos de caldeira, é que isto não está facil de €. O valor do investimento vais recupera-lo em pouco tempo é que o gasoil está carissimo.

Quantos elementos tem a P 30?

Vejo que em relação ao vaso de expansão também é grande de quantos litros é?

A unica coisa que vejo que falta na tua instalação é uma valvula de corte termico, é cara, mas com segurança eu não facilitava.

Outro conselho que te dou refere-se ao uso do escovilhão. Não o utilizes com a caldeira em funcionamento, limpa os favos da caldeira quando esta estiver apagada, caso contrario o escovilhão vai à vida ao fim de 4 passagens.

A bomba circuladora no meu caso está no retorno e na tua está na saída, mas é uma quastão basica e que não difere em nada uma da outra.

A chamine foi cá uma nota preta não foi? Eu fiquei pasmado com o preço da tubagem, mas tem de ser assim por causa das condensações.

De resto acho que está muito boa a instalação, venha o tempo quente para começar a queimar lenha

Cumprimentos desde Ilhavo


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por Vespita »

Boas Spartacus

Bem não sabia que tinha levado um vaso de expansão aberto, ai é muito diferente a energia que em caso de ser em demasia pode ser libertada pelo vaso de expansão aberto.

Cumprimentos


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por pmonteiro1 »

Boas spartacus quando o frio vier a serio vais ter que ir lá mais vezes colocar lenha mas´sao fantasticas estas caldeiras radiadores todos abertos casa completamente quente, uma pergunta a P30 aquece a gua sanitaria da caldeira a gasoleo? Fizes te essa ligaçao?


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por Vespita »

Boas

Ainda esta novinha sem muita fuligem agarrada.

Excelente maquina mas é como o Pmonteiro diz quando vier o frio ai vai ser sempre a carregar. Eu a minha so a tenho acendido ao final do dia e de manha so para ter a casa num bom ambiente.


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por Vespita »

Aqui vai uma foto de hoje de manha

Imagem


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por pmonteiro1 »

Comigo agua 70 graus a portinhola em baixo fecha, arranque da bomba mais ou menos 50


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por Vespita »

Boas

O ano passado estava a arrancar na cas dos 40º, mas notei muito material agarrado à caldeira devido às condensações.

Agora está regulada nos 50º e a portinhola está a fechar aos 65º


Relvão
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça nov 08, 2011 4:39 pm

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por Relvão »

Boa tarde.

Vai dando noticias do funcionamento da tua caldeira, agora que está a ficar frio. Que quantidade de lenha gastas por dia, quanto tempo tens a trabalhar, tec, etc... Quando fiz a minha moradia, deixei colocado a tubagem em cobre, no ano passado comprei todos os radiadores e os acessórios necessários para a sua colocação, agora falta comprar a caldeira e acessórios. No inicio estive para comprar caldeira a gasóleo, mas devido ao preço actual do gasóleo e com tendência a aumentar ainda mais, ja pensei nas caldeiras a peletes mas estas são muito caras. A caldeira a lenha seria eventualmente uma boa solução, uma vez que consigo arranjar lenha com alguma facilidade, a minha duvida é se esta sendo intalada numa cave haverá problemas de libertação de fumos, se tem bom rendimento, se é necessário andar sempre a carregar com lenha ou aguentam muito tempo sem serem carregadas..., no fundo é se como já tens experiência com uma caldeira a gasóleo, comparado com esta a lenha, achas que vale a pena o investimento ou não?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por visitante1 »

sparttacus Escreveu:Até ao momento não posso estar mais satisfeito.
A caldeira tem aguentado com uma carga 4h. Como já referi a lenha é pinho.
Quando faço a carga, fica de maneira que não cabe nem um "palito". O que está a acontecer é que a madeira fica a moer, mantendo uma temperatura porreira.

Como o que me interessa é que a casa esteja quente entre as 19h e as 23h, não tenho tido necessidade de efectuar nova carga.

A temperatura ambiente é bastante agradável, embora eu não tenha a caldeira a debitar àgua a 70º. Acho que os 60º para a qual está regulada é mais do que suficiente até ao momento. Com o aproximar do inverno e das temperaturas mais baixas logo se vê.

A minha caldeira está instalada na cave. Tenho a lenha logo ao lado. Não há lixo nem bichos dentro de casa. Ao inicio da combustão é natural que exista um pouco de fumo, caso haja vento no exterior da chaminé, mas quando se fecha as portas da caldeira deixa de haver fumo.
Eu tenho a Facody de 50Kw, não gosto nada da lenha de pinho mas quando está á mão também vai, cabem lá dentro 3x essa lenha e chega a ter autonomia de 9 horas, claro se a lenha for boa.
inicialmente tinha uma ups a suportar a bomba de circulação, agora pendurei no sistema fotovoltaico stand-alone que tenho, ainda são uns trocos bons essas bombas a trabalhar.
cumprimentos

Aconselho que seja associado um depósito para aquecimento das águas sanitárias. Eu estou a aproveitar o da caldeira a gasóleo. Ao fim de uma hora de funcionamento, tenho 150L de água quente, mas o ideal talvez seja 300L.

Eis a lenha que necessitei para efectuar uma carga.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por visitante1 »

Eu tenho a Facody de 50Kw, não gosto nada da lenha de pinho mas quando está á mão também vai, cabem lá dentro 3x essa lenha e chega a ter autonomia de 9 horas, claro se a lenha for boa.
inicialmente tinha uma ups a suportar a bomba de circulação, agora pendurei no sistema fotovoltaico stand-alone que tenho, ainda são uns trocos bons essas bombas a trabalhar.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por lrds »

Boas

Se usares lenha de eucalipto e acácia, possivelmente gastarás menos lenha, já que esta demorará mais tempo a arder.
Mas há um pormenor a ter em conta, a lenha de pinheiro faz muito mais chama, logo acho que aquecerá a água mais rápido. O melhor mesmo é usar uma mistura de pinheiro com outra. Penso eu!

Alguém sabe quem me poderia construir uma serpentina em cobre ou inox e aplicá-la dentro de um recuperador de calor?
Inté

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por visitante1 »

lrds Escreveu:Boas

Se usares lenha de eucalipto e acácia, possivelmente gastarás menos lenha, já que esta demorará mais tempo a arder.
Mas há um pormenor a ter em conta, a lenha de pinheiro faz muito mais chama, logo acho que aquecerá a água mais rápido. O melhor mesmo é usar uma mistura de pinheiro com outra. Penso eu!

Alguém sabe quem me poderia construir uma serpentina em cobre ou inox e aplicá-la dentro de um recuperador de calor?
Viva,
eu encontrei uma loja interessante onde tem serpentinas de varios modelos, é la que estou a comprar para revolucionar o meu aquecimento.
fica o link

http://www.marla.pt/acumuladores.php
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por lrds »

Boas

1 m3 para 16 cargas? Uma carga por dia? Dá cerca de 2 m3 ao mês.
Para quem tenha de comprar 2 m3 ao mês não fica barato não, aqui na minha zona vendem-na a 50 € o m3 e de fraca qualidade, pinheiro.

Eu ainda à pouco comprei cerca de 4 m de acácia e salgueiro por 100 € posta em casa, mas tenho de a cortar e rachar. Já perdi cerca de 4h a cortá-la e agora tenho de a rachar. Vai-me ficar a pouco mais de 30 e o m3 sem contar com o trabalho.

Já agora faço aqui uma observação acerca da lenha. Para quem a recebe em casa cortadinha e é só arrumá-la, nem imagina a trabalheira que dá, desde apanhar a árvore até a pôr em casa. Já me têm dado algumas árvores e mesmo assim fica caro. Porque não sei pô-la abaixo, tenho algum receio, não tenho tractor. Portanto, tenho de pagar a quem me faça esse serviço, dar o corpo ao manifesto, por vezes debaixo de um calor abrasador, ufa ufa!!! Não é facil.

Já tinha visto esse site mas acho que não tem nada que me sirva. Se fosse perto de mim ainda lá ía pessoalmente expor o meu problema e poderia ser que tivessem algo que servisse. Tenho que ir procurando aqui por perto de Aveiro.
Inté


Relvão
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça nov 08, 2011 4:39 pm

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por Relvão »

Boa tarde,
Agora que já passou algum tempo que tem a caldeira instalada, como é que a sua caldeira se tem portado? Ando seriamente a pensar instalar uma caldeira igual à sua de 7 elementos, mas tenho receio que não aqueça bem os radiadores. Agora com a chegada do frio se calhar já tem mais dados sobre a sua caldeira! Se poder deixar o seu comentário do tempo que demora a aquecer os radiadores, do tempo que demora entre cada carregamentos de lenha, etc, etc.
É que não conheço ninguem com caldeiras a lenha para poder fazer uma avaliação, já a gasóleo ja conheço bastantes casos.
Aguardo pela sua resposta ;)


Relvão
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça nov 08, 2011 4:39 pm

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por Relvão »

sparttacus Escreveu:Caro Relvão,

Penso que a leitura de todo este tópico o possa elucidar na resposta que pretende.
Se não fui o suficiente claro, erro meu, pois tentei ser o mais pormenorizado possível.
Em relação aos combustíveis fosseis utilizado só tenho utilizado a madeira de pinho. Para o ano se possível utilizarei outros combustíveis, e se eu ainda tiver interesse em postarei os resultados.

Tenho cerca de 120 elementos, distribuídos por 13 radiadores. A casa é isolada a wallmate, e as janelas são de fechar com vidro duplo. Tenho estores de alumínio com isolamento. Na cozinha onde tenho um radiador e a passagem da chaminé (que ainda não foi isolada, tapada) tenho temperaturas de 22º (quando aquecia com gasóleo, nunca atingi estas temperaturas por razões económicas, tinha regulado o sistema para 19º). Claro que o frio a sério ainda não chegou. A zona onde vivo tem muita humidade.

O tempo de começar a aquecer os radiadores, tem a ver com a temperatura que tem regulada para a bomba de circulação. Eu neste momento tenho a bomba regulada para arrancar aos 45º. No máximo dos máximos, após ligar a caldeira demora-me 15 minutos (mais uma vez lembro que a madeira que tenho é pinho e está bem seca).

Claro que a temperatura que vai ter dentro de casa depende de muitos factores. Se quiser mais temperatura, regula a caldeira para aquecer mais a água, e assim vai ter mais calor dentro de casa. Claro que vai gastar mais combustível e vai necessitar de recarregar mais vezes a caldeira.

Também o número de vezes que necessita de carregar a caldeira, depende do tipo de lenha que está a consumir, bem como o estado em que a mesma se encontra. (bem seca, verde, etc.)

Como pode verificar, fiz um teste com 1 m3 de lenha de pinho, que me deu para 16 cargas. Cada carga de lenha deu-me para 03h30m de autonomia.

Em relação à caldeira não podia estar mais satisfeito. A mesma encontra-se em simultâneo a efectuar o aquecimento central e as águas sanitárias.

Espero não ter sido maçador na descrição efectuada, mas mais de 90% do que expus, já tinha sido apresentado desde o início do tópico.

Cumps,
Sparttacus
Eu sei que muito do que disse já tinha mencionado no tópico, mas quando não conhecemos bem um produto, ficamos sempre com duvidas e em especial com receios de que o equipamento em questão não venha a corresponder ao que queremos. Eu é que estou a ser um pouco maçador ao lhe colocar questões que já tinha mencionado, mas é só para não ficar com nenhumas duvidas no caso de optar por este equipamento.
O que me agrada nesta caldeira é o facto de poder ser adaptado um alimentador de peletes, o que poderá um dia ser util... sabe-se lá!
Eu quando construi a minha habitação, deixei preparada para receber uma caldeira a gasóleo, mas ao preço que está o gasóleo...!
Como consigo arranjar lenha com facilidade, a caldeira a lenha seria uma boa opção. O N.º de elementos de radiadores que tenho, são +/- o mesmo que os seus, por isso não deve haver grande dificuldade em ter a água a circular a 70º nos radiadores. Neste momento o que tenho é um recuperador de calor na sala, mas só aquece a sala e cozinha. Os quartos e resto das divisões fica por aquecer.
Agradeço a sua atenção e novidades que venha a ter, vá descrevendo aqui no forum.


afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por afstoni »

Moderado.
Última edição por Volt em quarta nov 23, 2011 11:57 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Artº4.


afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por afstoni »

Moderado.
Última edição por Volt em quinta nov 24, 2011 11:31 am, editado 1 vez no total.
Razão: Artº1.


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por Vespita »

pnunes Escreveu:
lrds Escreveu:Boas

Se usares lenha de eucalipto e acácia, possivelmente gastarás menos lenha, já que esta demorará mais tempo a arder.
Mas há um pormenor a ter em conta, a lenha de pinheiro faz muito mais chama, logo acho que aquecerá a água mais rápido. O melhor mesmo é usar uma mistura de pinheiro com outra. Penso eu!

Alguém sabe quem me poderia construir uma serpentina em cobre ou inox e aplicá-la dentro de um recuperador de calor?
Viva,
eu encontrei uma loja interessante onde tem serpentinas de varios modelos, é la que estou a comprar para revolucionar o meu aquecimento.
fica o link

http://www.marla.pt/acumuladores.php

Boas Pnunes

Já tem novidades em relação ao deposito acumulador?

Estou com ideias de colocar um acoplado à P30

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Roca P30 associada a Roca GTA30

Mensagem por visitante1 »

Viva,
por acaso esteve ca hoje o picheleiro para ver como vai começar a instalar,
afinal vou utilizar o acessório acoplado ao tubo de saida de fumos que está quase sempre com uma temperatura acima dos 95 graus e voltar a injetar no retorno da agua.
Era para aquecer agua a partir dai mas tinha que colocar novo grupo de impulsão, valvulas etc etc, assim fica mais simplificado e acaba por dar algum rendimento mais ao aquecimento que vai ser necessário para aquecer agua a 2 termoacumuladores de serpentina dupla. (mais tarde acoplar painel solar).
depois coloco fotos.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”