Projecto construção fuso para rachar lenha

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por lrds »

Rachador que se preze terá de ter um minimo de 10 T de força, penso eu
Inté


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por lrds »

Podem ver aqui fotos de um rachador e tirar ideias.

http://www.maziero.ind.br/page6.aspx

Alguém me sabe dizer como consigo saber a quantas rotaçoes trabalha uma bomba que tenho em casa. Deve ser dificil assim se a ver. Tem uma placa com o nome do fabricante e modelo, mas não diz mais nada. É que já vi por ai caracteristicas de algumas bombas e funcionam com 3000 ou mais rpm. Ai se a minha funcionasse com 3000 até já tinha motor. Isso era uma grande ajuda, era o clic...

Talvez introduzindo no google a marca da dita consiga saber algo. O problema é que é alemã.
Inté


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por lrds »

Não consigo obter informações

Fabricante: Alfons Haar - Hamburgo
Modelo: MZFS 0/16R

Aquele 16R sugere-me 1600 rpm, será?

Anda por qui alguém que entenda de hidraulica?
Inté


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por pmonteiro1 »

Caros Amigos tenho andado de facto a pensar tb no rachador de lenha fuso e ate ja tive um compromisso de venda mas houve um esperto que se adiantou o que vendeu vendeu foi mais parvo ainda pois faltou ao compromisso mas enfim este vendedor disse me que o tractor dele tinha 15 cavalos comia tudo, á 2 dias atras um individuo que tem umrachador fuso confirmou que o dele racha tudo ( de salientar que este tractor ja tem 35 cv) inclusive ja me vendeu lenha de oliveira e da raiz feita por ele , agora olhem so este aqui no youtube a rachar sobreiro entao que tal?? Cumps

http://www.youtube.com/watch?v=hlAtZs5IFKQ


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por lrds »

Não digo que não rache qualquer lenha. O que acontece é que o operador tem de puxar um pouco mais pelo cabedal. E o eucalipto tem duas partes distintas, se formos pelo sitio certo abre de alto abaixo facilmente, agora se for do outro lado fica com aquelas «febras» entrelaçadas e é dificil separa-las. Ao passo que o rachador hidraulico leva até ao fundo e separa logo as achas.

De qualquer modo devido ao baixo custo, e simplicidade de contrução, em relação ao hidraulico, é de tentar construir (electrico) e ver se funciona bem. Pode-se até pôr um interruptor que faça andar o motor ao contrário, caso a lenha fique presa dá sempre jeito.
Inté


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por lrds »

Eu comprava um fuso, se fosse a um preço convidativo. Aguém sabe de algum à venda? De preferência nos arredores de Aveiro..
Inté


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por Vespita »

A um ano atrás soube de um rachador de fuso usado por 160€. Mas esse já foi.


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por dj.luc »

Ainda não tive a oportunidade de ver um rachador de fuso a trabalhar, por isso ainda fico um pouco desconfiado ao dizerem que um rachador de fuso racha qualquer lenha, é que ainda não vi nenhum vídeo de nenhum fuso a rachar por exemplo sobreiro com mais de 50cm de diâmetro e com ramificações, eu digo isto porque com o meu hidráulico tive que o optimizar porque inicialmente para troncos mais complicados não dava. Hidráulico é hidráulico, más claro que é mais caro.
Quando se fala de rachador de fuso ligado ao cardã do tractor não é a mesma coisa que falar dum fuso accionado por um motor eléctrico, o cardã do tractor do tractor faz imensa força, más se fizer muito esforçado também parte, o que não acontece quando acciona uma bomba hidráulica.
Em relação a rotação das bombas hidráulicas:
Se for ultrapassado a sua rotação máxima o que ira acontecer é que a bomba vai aquecer e provavelmente partir.
Se a rotação for mais baixa ela vai funcionar normalmente fazendo menos litros por minuto, ou seja, o cilindro hidráulico vai demorar mais tempo a subir ou descer.


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por dj.luc »

Com 160€ já se compra uma bomba hidráulica nova, com 200 bares, e caixa desmultiplicadora para ligação ao cardã do tractor, claro que se for usada encontra-se mais barato. O cilindro hidráulico pode-se arranjar em qualquer sucata, no meu caso arranjei um de uma sapata de um camião na sucata.
Um exemplo do Cilindro:
ttp://imageshack.us/photo/my-images/849/1275650341982451561foto.jpg/


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por Vespita »

Aqui está um rachador de fuso à venda


http://pombal-leiria.olx.pt/rachador-de ... -272395062


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por lrds »

E eu Tenho lá uma acácia velha e seca, e vai ser à moda antiga. Com o frio que começa a fazer faz-me aquecer duas vezes. :lol:
Inté


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por lrds »

O passado fim de semana rachei cerca de 6m3 de acácia, que é uma lenha dura e februda. Pedi um rachador emprestado. Estava equipado com um motor trifásico 4kw (5,5cv), a bomba não sei as caracteristicas. Tinha um manómetro com um máximo de 250 bars, e se atravessasse um toro no machado o ponteiro até ultrapassava a escala. De qualquer modo e numa utilização normal o ponteiro nunca ultrapassou os 50 bars, e isto é só no contacto da ponta do manhado com o tronco, a partir daí, o toro vai abrindo e o ponteiro está no 0, já que não faz força nenhuma.

Uma coisa que me surpreendeu foi o consumo que em cerca de 4h de trabalho não chegou a gastar 1kw!!!!. Pelo menos o ultimo digito estava no 8 e aí ficou, este contador não tem digito para décimas. Como tive de pedir a um vizinho a corrente, que tem num poço, foi feita a contagem antes e depois.

E a comodidade de rachar a lenha com um machado eléctrico é um espanto, para quem está habituado ao tractor com aquela barulheira em cima dos ouvidos, é um sossego. Até dá para ouvir musica.

Resumindo, o bicho do machado avivou-se e estou convencido que com um motor monofásico de 3kw (são 4cv acho eu) se faz um rachador muito jeitoso. Conforme me tinha dito o amigo que construiu este com que estive a rachar. Infelizmente ele faleceu antes de me poder ajudar. Numa altura em que conversei com ele disse-me que tinha era de usar uma bomba de 20 litros. Agora não sei se a que tenho em casa serve.
Inté


TelmoMiguelP
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 10, 2012 10:30 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por TelmoMiguelP »

sparttacus Escreveu:Caros foristas,

Pretendo com este tópico dar início ao projecto de construção de um fuso eléctrico que permita rachar lenha.
Espero o vosso contributo com ideias e experiências, de forma, a que todos em conjunto possamos desenvolver este projecto.

Com a opção de utilizar lenha como combustível para efectuar o aquecimento central, (ver tópico http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=44&t=15199), torna-se necessário efectuar o tratamento da lenha de forma que a mesma possa ser utilizada.

De início estive encaminhado para a construção de um rachador eléctrico, mas nas minhas pesquisas, acabei por encontrar uns fusos eléctricos, que efectuam o mesmo serviço que o rachador, mas de forma mais simples e de implementação mais barata.

Basicamente podemos dividir o projecto nas seguintes partes:

1 Mesa de apoio
1 Motor eléctrico monofásico (talvez com 2 a 3 cv)
2 Polies para efectuar redução de rotações
1 Correia para ligação entre polies
1 Fuso
1 Eixo com rolamentos para ligação entre polie
Bom dia,

gostava de saber onde conseguiste o cone o fuso o quer que seja o nome disso ou da broca conica?

Obrigado


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por lrds »

[quote="TelmoMiguelP]
Bom dia,

gostava de saber onde conseguiste o cone o fuso o quer que seja o nome disso ou da broca conica?

Obrigado[/quote]

Boas

Acho que se fores a um torneiro ele o faz.
Inté


TelmoMiguelP
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 10, 2012 10:30 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por TelmoMiguelP »

Obrigado tenho de ir ver isso


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por Vespita »

Nem um nem outro.

Eu tenho o de cima de 7T e apesar de parecer robusto e de já me ter poupado algumas dores de costas existem certos troncos que nem lhe pega. Em principio vou ter o meu à venda e vou comprar um J Guimaraes de 12T de acoplar ao tractor. Devo vende-lo só no inicio do proximo inverno.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por lrds »

Boas

Tudo depende da intensidade do uso e do tipo de lenha a rachar. Se for para rachar eucalipto com diametro superior a 30cm o de 7T esquece. Não pela força, mas pela configuração, tem uma faca muito pequena e alarga rapidamente, tem muita dificuldade em abrir a peça. Depois também não tem qualquer tipo de apoio e estabilidade para trabalhar. Se for para pinheiro, abaixo dos 30cm de diametro, desenrasca. Desses já usei um.

O de 10T parece-me que não tem os problemas do outro, tenho um amigo que tem um e não se queixa. Mas arvores muito grossas são problema.

Esses rachadores têm uma altura de trabalho muito baixa o que faz com que ao fim de não muito tempo um tipo fique «derreado».

É como digo, tudo depende da utilização. Também já rachei pinheiro com um de 4T e desenrasquei-me, tinha era menos de 30cm de diametro. Mas quando aparecia um nó, esquece
Inté


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por Vespita »

Ora Boas Tardes

Tal como afirmei o de 7t electrico já foi. Foi vendido no sabado passado.

Hoje vou negociar um de 10 T à expofasic em Cantanhede pois estão em promoção os da Agriduarte e A Costa.

Não vou adquirir um de 12T pois não existe diferença entre o de 10 T e o de 12T em termos fisicos aparente. A unica diferença está na valvula de distribuição em que se dá mais um aperto e o rachador fica com 12 T.

Entre o A Costa e o Agriduarte não aparentam existirem grandes diferenças, só se for no preço!

Amanha já digo alguma coisa.


Autor do tópico
Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Projecto construção fuso para rachar lenha

Mensagem por Vespita »

Tal como indicado o negocio foi feito e o rachador entregue no passado dia 11 Agosto.

Após correr a Expofasic toda a ver preços e a pedir opiniões e depois de consultar alguns amigos que estão no meio das maquinas agricolas, comprei um rachador de 10T de acoplar ao tractor da Agriduarte.

Estive bastante inclinado para um da empresa Afonso Costa, pois também me pareciam bastante robustos igualmente de 10T de acoplar ao tractor.

Falei com o vendedor acerca de comprar um electrico pois era uma das minhas opções. Não me aconselhou o electrico (estavam lado a lado o de 10T e o electrico de 10T) e explicou-me o porque. Se eu tiversse corrente trifasica em casa era uma boa opção, como só tenho monofasica avisou-me que poderia ter alguns problemas com a amperagem do quadro, com o diametro do cabo electrico que vai até à tomada e com a propria extensão que vai até ao rachador que se não forem de 3mm no minimo poderá dar origem a aquecimento do cabo e a um menor rendimento do rachador, apesar de ter uma bomba hidraulica de dois estagios. A diferença de preço era pouca cerca de 30€ a mais do que o de acoplar ao tractor.

Como eu tenho tractor e que tem a grande vantagem de poder rachar em qualquer lado não tive de pensar muito para me convencer a trazer o de acoplar ao tractor, com a vantagem de poder rachar lenha para fora caso alguém aqui na vizinhança me peça.

Em termos de consumo não tenho duvidas que o electrico gasta muito menos. O tractor a rachar gasta cerca de 1,7litros à hora o que dá cerca de 1,70€

Em relação a preços bem é uma autentica disparidade. Na expofasic pediram-me por um J Guimaraes que aparenta ser inferior 1170€ :shock: Um feito pela agroramoa mas com outro nome 1080€, uma outra marca que são feitos em Satão Viseu que não me recorda a marca 1100€, um da marca Afonso Costa vendido pelo mesmo A Costa 1000€, o mesmo rachador da agriduarte num outro stand 1010€ na Sargaço e Cruz onde comprei o meu 900€!!!! :lol: Agora vejam o que esses gajos ganham!!!

Tinha dois eucaliptos que tinha posto abaixo à cerca de um mês e meio e já estavam em casa à espera do rachador. Aquilo foi um passeio para o rachador. Tinha dois cepos de duas pereiras e bastou acelarar o tractor um bocadito. O que gostei mais no da Agriduarte foi o facto de toda a tubagem de carga hidraulica ser feita de tubos de aço ( excepção para o tubo de admissão da bomba e que não tem pressão) ao contrario dos outros todos em que era tudo com tubos flexiveis.

Ficam aqui dois videos que fiz:



Link



Link

Espero ter ajudado na tomada de decisão para uma futura aquisição de rachador. O meu conselho é o seguinte, como sabem comprei uma rachador chines de 7 t e que havia muitos cepos que ele mos mandava rachar a mim, bem arrependido fiquei pois na altura tive uma oportunidade de comprar um electrico da J Guimaraes de 8T um representante que tinha falido por 650€. Os rachadores que mencionei anteriormente são todos de fabrico Nacional e com as potencias garantidas. Se o que eu tinha era de 7T este que eu tenho agora comparativamente é de 30T :P

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”