Biomassa como combustivel para a indústria cerâmica

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Biomassa como combustivel para a indústria cerâmica

Mensagem por luimio »

cencal discute combustível alternativo para a indústria cerâmica

caldas da rainha

Imagem

a biomassa como alternativa para a indústria cerâmica foi tema de discussão dos cerca de 50 participantes no encontro promovido pelo cencal (centro de formação profissional para a indústria cerâmica), das caldas da rainha, pelo programa rede, no passado dia 8 de novembro, em leiria, no auditório do estádio municipal magalhães pessoa.

um painel de oradores debateu o tema da energia, combustíveis tradicionais e alternativos, poupança energética e os temas co-relacionados das emissões gasosas e ambiente.

de origem nas florestas ou em cactos plantados para fins energéticos, ou provenientes de resíduos urbanos, industriais, ou pecuários ou ainda de resíduos de papel, cartão, têxteis, e madeiras, a biomassa só tem que sofrer operações de secagem e moagem para poder ser utilizada em fornos e secadores de cerâmica estrutural.

a maior vantagem deste combustível alternativo e renovável é o seu preço, mas a redução das emissões gasosas não é de menor importância já que da sua queima resultam menos gases com efeito de estufa do que da queima de combustíveis fósseis. este facto implica um menor consumo de licenças de emissão que, ficando disponíveis, podem ser transaccionadas no emergente mercado do carbono. este mercado, avaliado em 72 milhões de euros pode trazer novas oportunidades de negócio para as empresas, que devem estar atentas ao melhor momento para as operações comerciais.

a grande dúvida é ainda a disponibilidade da biomassa em quantidade e qualidade para garantir um abastecimento contínuo, sem interrupções e sem grandes variações nas características essenciais, humidade e granulometria.

já a utilização da biomassa nas cerâmicas do barro branco, produção de loiça utilitária e decorativa, pavimento e revestimento e sanitários, exigirá a sua prévia transformação em biogás, processo que obriga ao investimento num gaseificador. a tecnologia da gasificação foi estudada pelo ineti (instituto nacional de engenharia, tecnologia e inovação), que tem uma unidade piloto em funcionamento e está disponível para promover a transferência da tecnologia para as empresas.

está estimado em ano e meio o tempo para a amortização de uma unidade de gasificação para uma empresa de tijolo de média dimensão que consuma à partida apenas gás natural.

o facto de na nova lei-quadro dos resíduos de 5 de setembro de 2006, a biomassa ter sido considerada um combustível e não um resíduo, facilita às empresas a sua utilização pois evita o pedido de licenciamento.

in:
http://www.oesteonline.pt/[/url]

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

com a limpeza das várias matas poderia-se recolher muitos resíduos para obtenção de energia (biomassa) e poderiamos ter um decrescimo acentuado nos incêndios florestais. uma boa política energética a desenvolver...

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

brandara Escreveu:com a limpeza das várias matas poderia-se recolher muitos resíduos para obtenção de energia (biomassa) e poderiamos ter um decrescimo acentuado nos incêndios florestais. uma boa política energética a desenvolver...
bem visto

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”