Curiosidade Pellets // Caldeira ou Salamandra?

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Curiosidade Pellets // Caldeira ou Salamandra?

Mensagem por itisix »

Boas,

Na Vossa opinião, qual a melhor solução (na hipótese de ambas serem viáveis)?

Caldeira a pellets na casa das máquinas?
Salamandra a pellets dentro de casa?

Se por um lado torna-se mais prático ter tudo na casas das máquinas, por outro a salamandra dentro de casa aproveitará melhor o calor "residual"?


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Curiosidade Pellets // Caldeira ou Salamandra?

Mensagem por sugarstorm »

Boas itisix,
itisix Escreveu:Se por um lado torna-se mais prático ter tudo na casas das máquinas, por outro a salamandra dentro de casa aproveitará melhor o calor "residual"?


É isso mesmo. Se falas de uma caldeira a pellets para aquecimento central a água, tens toda a razão. Por estar na sala essa divisão não vai necessitar de grande aquecimento por radiadores. Só a caldeira aquecerá, se a sala não for enorme.
Agora há dois aspectos a ter em conta:
1- As caldeiras a pellets estão LONGE de ser limpas. Entre a serradura dos pellets (pré-combustão) e as cinzas super finas (fruto da total queima), fica muita sujidade na zona da caldeira. Ou é tudo muito bem limpo diariamente, com muita dedicação, muito aspiração, muita esfregona, ou então as mulheres não gostam de certeza :D
2- O barulho. Sem ser exagerado, ele existe. Entre a queda constante dos pellets, o barulho do senfim a rodar, a queima e a bomba para a água circular, apesar de serem todos pequenos barulhos, são constantes. Para ouvir música, ou ver televisão baixinho (à noite por exemplo), é complicado.

A vantagem de estar na sala será mesmo uma pequena redução no consumo de pellets, e uma maior temperatura na divisão onde ela se encontra.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Curiosidade Pellets // Caldeira ou Salamandra?

Mensagem por itisix »

Bem, então caldeira, senão a minha mulher poe-me fora de casa :lol:


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Curiosidade Pellets // Caldeira ou Salamandra?

Mensagem por itisix »

itisix Escreveu:Bem, então caldeira, senão a minha mulher poe-me fora de casa :lol:
Mas na verdade, aquilo ainda irradia algum calor directo. falta saber se numa caldeira tipo a cantina da ecoforest isso acontece. Se assim for, é um desperdício aquecer a casa das máquinas... a não ser que passe para lá o cão :D


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Curiosidade Pellets // Caldeira ou Salamandra?

Mensagem por sugarstorm »

Claro que um caldeira tipo cantina irradia calor. E bastante. O suficiente para aquecer um divisão. Mas também a suja um pouco. E uma coisa que me esqueci de referir antes. É necessário efectuar uma manutenção anual, que dura uma manhã ou tarde. E suja bastante o local onde se encontra a caldeira, pois ela é parcialmente desmontada.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Curiosidade Pellets // Caldeira ou Salamandra?

Mensagem por itisix »

No meu caso isso é particularmente problemático.
O meu R/C é praticamente todo amplo, mais de 50m2 de pó e a salamandra ficaria na sala.
Mas a limpeza também se faz com aspirador, não?
Agora, também fico com alguma reticência em "desperdiçar" calor.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Curiosidade Pellets // Caldeira ou Salamandra?

Mensagem por jeanuc »

Má ideia utilizar um aspirador. A cinza é fina o suficiente para fechar os filtros, além de que é algo caustico.
O problema da ecoforest e caldeiras afins é que o deposito de pellets é dentro da maquina, daí que não queiram subir muito a temperatura via isolamento (vê no depósito de pellets, tens um termostato de 60º que desliga a caldeira).
Se estás preocupado em perder calor podes isolar a salamandra com lã de vidro de alta densidade, fica feia e a tua mulher vai-te chatear.
outros pontos a ter em consideração:
Assistência técnica - não tenho queixa da larinox, sempre me ajudaram quando precisei, e a construção da salamandra hidrocooper é simples e duradora
Automação - conheço algumas caldeiras a pellets que não têm metade da automação da hidrocooper, não só em termos de cronotermostato, como parametros passíveis de controlo, nomeadamente sobre a qualidade das pellets.
Flexibilidade - uma caldeira pode utilizar outros combustíveis como caroço de azeitona, o que pode tornar a escolha mais atrativa
Outro ponto a ter atenção:
Se uma caldeira liberta menos calor para o entorno, a maior parte das caldeiras a pellets de entrada de gama tem um rendimento menor que a hidrocooper, por isso atenção.
Antes de comprar, vê o preço no estrangeiro. Em algumas caldeiras, nomeadamente de fabricantes do Báltico e italianos, chegas a ter diferenças de 2000€ no equipamento, mesmo a pagar portes (exemplos extraflame e atmos)


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Curiosidade Pellets // Caldeira ou Salamandra?

Mensagem por E_MAN »

Preço de uma caldeira que tanto queime caroço como pellet?
São de fábrico nacional?
Quem faz montagem?

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”