Caldeira Aquecimento da Solius

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

Boa tarde a todos os membros.

Já ando há uns meses por este forum a pesquisar os vários temas que aqui se colocam e desta vez vou ser eu a colocar aqui uma questão!
Estou para instalar um sistema de aquecimento central com caldeira a lenha e radiadores em aluminio. Já pedi orçamento e estou a aguardar cotação para instalação de uma caldeira a lenha da marca "Solius" de combustão tradicional ou de chama invertida. Como não sei se a diferença de preços é muito grande, pedi o preço para os dois modelos.
Por pesquisas que tenho feito, sei que o modelo de chama invertida é melhor em rendimento e na poupança do consumo de lenha. Do pessoal que por aqui anda, alguém tem caldeiras desta marca? Pelas fichas técnicas dos equipamentos, estes parecem ser boas máquinas mas gostava de saber da opiniao de alguém que tem caldeiras desta marca, ou que tenha conhecimentos para dar uma opinião.

Obrigado pela vossa atenção ;)


Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

Então, não há opiniões de ninguém? Nem há quem tenha caldeiras desta marca?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por visitante1 »

São caldeiras já com alguma envergadura, aqui no forum acho que ainda não se falou muito.
A minha é uma Facody
http://www.facody.com/biomass/xar.php
já a tenho a cerca de 10 anos e nunca deu problemas
dá para meter lenha irregular e de grandes dimensões, poderá ser uma marca a considerar, e não sei se o preço não será melhor!!
quanto custa a solius?? e de que potencia?
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

pnunes Escreveu:São caldeiras já com alguma envergadura, aqui no forum acho que ainda não se falou muito.
A minha é uma Facody
http://www.facody.com/biomass/xar.php
já a tenho a cerca de 10 anos e nunca deu problemas
dá para meter lenha irregular e de grandes dimensões, poderá ser uma marca a considerar, e não sei se o preço não será melhor!!
quanto custa a solius?? e de que potencia?
cumprimentos
Ainda não recebi o orçamento da instalação da caldeira, mas por pesquisa que fiz na net vi uma empresa que vende da marca Solius e uma caldeira tradicional de 27kw, suficiente para a minha habitação, ficava em cerca de 1200€. A caldeira é em ferro fundido e palas caracteristicas técnicas não me parece má! Claro que este valor corresponde só ao preço da caldeira, ainda falta chaminé e todos os equipamentos e acessórios para que a caldeira fique a trabalhar nas devidas condições!
Quanto à de chama invertida, não sei se compensa a diferença de valores. Não é por nada, mas muito provávelmente deve ficar no dobro... :?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por visitante1 »

As de ferro fundido só tem um problema, são muito frageis em relação ao aço.
O meu vizinho já vai na segunda (roca) no mesmo periodo de tempo, mas são mais baratas.
É preciso ter muito cuidado ao meter lenha a quente.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

Já tenho instalado a minha caldeira a lenha da Solius. Estava indeciso entre a modelo EcoMax (chama invertida) ou o modelo Eco Classic ( chama tradicional). Acabou por ganhar o modelo EcoClassic de 27 Kw, devido à diferença de preços que existe entre os dois modelos, apesar de ter consciência que as de modelo de chama invertida são mais eficazes e mais económicas no consumo de lenha.
O modelo que instalei funciona bem, tem bom rendimento mas acho que tem um grande defeito. Tem de ser carregada a cada 1,5 hora pois tem uma câmara interior muito pequena e devido estar a gastar madeira de pinho. A câmara tem cerca de 45cm de fundo X 30cm Largura X 38cm de altura, logo leva pouca lenha em cada carga! :( Tirando isso acho que é uma boa caldeira, é robusta e tem um bom rendimento.

Um dia, pode ser que ainda venha a substituir por uma de chama invertida que pelo que tenho pesquisado são máquinas excelentes.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por visitante1 »

quanto custou o brinquedo?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

pnunes Escreveu:quanto custou o brinquedo?
Cerca de 2500€ já com instalação e chaminé para o exterior

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por visitante1 »

foi esse o preço da minha solução a lenha Facody mas a 8 ou 9 anos atrás, não estou arrependido, tenho autonomia que pode chegar as 10 horas.
Agora ´so a caldeira já ronda esse preço
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

pnunes Escreveu:foi esse o preço da minha solução a lenha Facody mas a 8 ou 9 anos atrás, não estou arrependido, tenho autonomia que pode chegar as 10 horas.
Agora ´so a caldeira já ronda esse preço
A sua por fotos que vi parece ter uma capacidade de carga maior, tem mais potência (55kw) logo deve poder levar mais lenha em cada carga! 10 horas é mesmo muito bom.


geres79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: domingo dez 02, 2012 10:32 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por geres79 »

boas.

Paulo Relvao por acaso nao tem uma foto da sua instalaçao,pois estou numa pesquisa a ver se encontro a minha deusa dos calores. ;-)

desde ja obrigado :-) parece-me que fez um bom negocio ;-)


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Vespita »

Paulo Relvão Escreveu:Já tenho instalado a minha caldeira a lenha da Solius. Estava indeciso entre a modelo EcoMax (chama invertida) ou o modelo Eco Classic ( chama tradicional). Acabou por ganhar o modelo EcoClassic de 27 Kw, devido à diferença de preços que existe entre os dois modelos, apesar de ter consciência que as de modelo de chama invertida são mais eficazes e mais económicas no consumo de lenha.
O modelo que instalei funciona bem, tem bom rendimento mas acho que tem um grande defeito. Tem de ser carregada a cada 1,5 hora pois tem uma câmara interior muito pequena e devido estar a gastar madeira de pinho. A câmara tem cerca de 45cm de fundo X 30cm Largura X 38cm de altura, logo leva pouca lenha em cada carga! :( Tirando isso acho que é uma boa caldeira, é robusta e tem um bom rendimento.

Um dia, pode ser que ainda venha a substituir por uma de chama invertida que pelo que tenho pesquisado são máquinas excelentes.

Pelo que vi dessas caldeiras em exposição parecem ser bastante robustas.

A questão da capacidade é que se torna um problematica, mas estou certo que com o tempo vai conseguir aumentar esses intreva-los. Quando começar a conhecer melhor a caldeira e a madeira que lá coloca controlando através de obtturador dos gases de saida a queima da mesma vai aumentar a autonomia.

Já agora qual a diferença em termos de preço entre a que aplicou e a de chama invertida?


Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

geres79 Escreveu:boas.

Paulo Relvao por acaso nao tem uma foto da sua instalaçao,pois estou numa pesquisa a ver se encontro a minha deusa dos calores. ;-)

desde ja obrigado :-) parece-me que fez um bom negocio ;-)
Ainda não tenho, mas este fim de semana tiro umas fotos e publico aqui no forum


Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

Vespita Escreveu:
Paulo Relvão Escreveu:Já tenho instalado a minha caldeira a lenha da Solius. Estava indeciso entre a modelo EcoMax (chama invertida) ou o modelo Eco Classic ( chama tradicional). Acabou por ganhar o modelo EcoClassic de 27 Kw, devido à diferença de preços que existe entre os dois modelos, apesar de ter consciência que as de modelo de chama invertida são mais eficazes e mais económicas no consumo de lenha.
O modelo que instalei funciona bem, tem bom rendimento mas acho que tem um grande defeito. Tem de ser carregada a cada 1,5 hora pois tem uma câmara interior muito pequena e devido estar a gastar madeira de pinho. A câmara tem cerca de 45cm de fundo X 30cm Largura X 38cm de altura, logo leva pouca lenha em cada carga! :( Tirando isso acho que é uma boa caldeira, é robusta e tem um bom rendimento.

Um dia, pode ser que ainda venha a substituir por uma de chama invertida que pelo que tenho pesquisado são máquinas excelentes.

Pelo que vi dessas caldeiras em exposição parecem ser bastante robustas.

A questão da capacidade é que se torna um problematica, mas estou certo que com o tempo vai conseguir aumentar esses intreva-los. Quando começar a conhecer melhor a caldeira e a madeira que lá coloca controlando através de obtturador dos gases de saida a queima da mesma vai aumentar a autonomia.

Já agora qual a diferença em termos de preço entre a que aplicou e a de chama invertida?
O preço de tabela do modelo que instalei é de 1.200€, o modelo de chama invertida fica em 3.200€ (Ecomax). Eu consegui apanhar uma campanha que terminava em final de Dezembro em que a caldeira ficava em 800€ e ainda ofereciam o circulador e a válvula de condensação.
Mas mesmo comparando o preço de tabela com outras marcas, acho que esta marca não está nada cara!


Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

Como prometido aqui fica a minha caldeira instalada!
Anexos
Foto3.jpg
Foto3.jpg (13.54 KiB) Visto 8304 vezes
Foto2.jpg
Foto2.jpg (12.21 KiB) Visto 8304 vezes
Foto1.jpg
Foto1.jpg (15.73 KiB) Visto 8304 vezes


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Vespita »

Ai está a caldeira. Simples e funcional e isso também é muito importante.

Parabéns


geres79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: domingo dez 02, 2012 10:32 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por geres79 »

Paulo Relvão Escreveu:
Vespita Escreveu:
Paulo Relvão Escreveu:Já tenho instalado a minha caldeira a lenha da Solius. Estava indeciso entre a modelo EcoMax (chama invertida) ou o modelo Eco Classic ( chama tradicional). Acabou por ganhar o modelo EcoClassic de 27 Kw, devido à diferença de preços que existe entre os dois modelos, apesar de ter consciência que as de modelo de chama invertida são mais eficazes e mais económicas no consumo de lenha.
O modelo que instalei funciona bem, tem bom rendimento mas acho que tem um grande defeito. Tem de ser carregada a cada 1,5 hora pois tem uma câmara interior muito pequena e devido estar a gastar madeira de pinho. A câmara tem cerca de 45cm de fundo X 30cm Largura X 38cm de altura, logo leva pouca lenha em cada carga! :( Tirando isso acho que é uma boa caldeira, é robusta e tem um bom rendimento.

Um dia, pode ser que ainda venha a substituir por uma de chama invertida que pelo que tenho pesquisado são máquinas excelentes.

Pelo que vi dessas caldeiras em exposição parecem ser bastante robustas.

A questão da capacidade é que se torna um problematica, mas estou certo que com o tempo vai conseguir aumentar esses intreva-los. Quando começar a conhecer melhor a caldeira e a madeira que lá coloca controlando através de obtturador dos gases de saida a queima da mesma vai aumentar a autonomia.

Já agora qual a diferença em termos de preço entre a que aplicou e a de chama invertida?
O preço de tabela do modelo que instalei é de 1.200€, o modelo de chama invertida fica em 3.200€ (Ecomax). Eu consegui apanhar uma campanha que terminava em final de Dezembro em que a caldeira ficava em 800€ e ainda ofereciam o circulador e a válvula de condensação.
Mas mesmo comparando o preço de tabela com outras marcas, acho que esta marca não está nada cara!
Como se portou a caldeira ,nos meses que trabalhou :?:


Autor do tópico
Paulo Relvão
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 28, 2010 9:53 am

Re: Caldeira Aquecimento da Solius

Mensagem por Paulo Relvão »

Funcionou muito bem! Tem bom rendimento o único inconveniente que aponto é que a caldeira tem uma capacidade pequena para levar lenha. A lenha que utilizei foi praticamente toda de pinho, logo arde muito rápido, tinha de a carregar a cada 1,5 horas para não perder o rendimento devido. Claro que neste caso as de chama invertida ganham com bastante vantagem.
Acho que é uma boa caldeira e recomendo.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”