Ajuda na Aquisição de salamandra a pellets

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Ajuda na Aquisição de salamandra a pellets

Mensagem por Ptuga »

Bom dia,
Estou a pensar em adquirir uma salamandra a pellets a ar com circulação, para aquecimento de pelo menos parte da casa. Sei que para um eficiente aquecimento de todas as divisões teria de entrar provavelmente para um recuperador de calor, mas isso é uma aventura monetária para a qual presentemente não existe possibilidade.
Como tenho uma casa antiga, fria, com paredes exteriores de mais de 50cm de espessura, em que 12-13ºC em noites frias sem nenhum tipo de aquecimento ligado não é nada de estranhar (a vantagem é que no verão não é necessário AC), o objetivo é que pelo menos as partes sociais da casa fiquem com uma temperatura mais decente
A casa tem área total de cerca de área total de 65m2 com um pé direito de 2,5m o que perfaz cerca de 162,5m3. As áreas sociais (sala, cozinha e um pequeno escritório ocupam cerca de 40m2, correspondendo a 100m3).
Após pesquisa em vários sites e perder um pouco de tempo a ler cheguei a este leque restrito de opções e gostava a vossa opinião global de qual achariam que seria a melhor escolha Preço versus desempenho, área a aquecer, consumo e qualidade, relativamente ao meu caso especifico
Então vamos lá…
Solzaima - Alpes
Dimensões LXPXA- 49X45X111
Rendimento %- 92%
Volume m3- 217
Área m2- 86,8
Potência kW- 9,5
Consumo kg/h- 1,2/2,3
Consumo médio kg/h- 1,65
Horas/ton- 606,06
Custo/hora- 0,25
Preço- 1353

Bio-Bronpi - Dama
Dimensões LXPXA- 53X52X106
Rendimento %- 87- 90%
Volume m3- 225
Área m2 - 90
Potência kW- 9,5
Consumo kg/h- 0,9/2,1
Consumo médio kg/h- 1,5
Horas/ton- 666,67
Custo/hora- 0,23
Preço- 1678,95

Extrafalme Nordica - Dorina
Dimensões LXPXA - 50,1X53,4X88,5
Rendimento % - 87%
Volume m3 - 177
Área m2 - 70,8
Potência kW - 7,1
Consumo kg/h - 0,5/1,5
Consumo médio kg/h- 1
Horas/ton- 1000
Custo/hora- 0,15
Preço- 1345

Cumprimentos


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Ajuda na Aquisição de salamandra a pellets

Mensagem por Ptuga »

Boa pessoal, passei por aqui para dar o meu feedback relativamente à minha aquisição.
Acabei por me decidir pela Dorina - Extraflame Nordica que se encontra em funcionamento faz hoje um mês.
Decidi por esta porque encontrei boas referências da marca e o consumo da mesma era o mais reduzido.

Pontos negativos - vinha com um defeito num sensor. Passado um semana deu erro e não iniciava. Contatei o vendedor e prontamente o problema foi solucionado. Desde lá a funcionar sem problemas.
Pontos positivos - Faz aquilo que esperava dela. Estou satisfeito com o rendimento vs consumo e penso que fiz a escolha acertada para o área a aquecer. A qualidade de construção parece-me boa é estéticamente agradável e facil de limpar. Quanto ao restante é deixar o tempo passar e ver se daqui a um ano ainda mantenho ou não a minha opinião.

Por fim reforço um aviso que já li aqui pelo forúm. Ter em atenção o local onde são colocadas, é que fazem algum ruido, principalmente quando se puxa por elas. Os ventiladores ouvem-se assim como os pellets a cair. Para o pessoal que está a pensar em ter uma na sala e é esquisito em relação a barulhos é definitivamente algo a ter em conta. A minha encontra-se num hall (entre a cozinha e a sala) por isso não me apoquenta mas mostram-nos os catalogos com salas xptos com estas salamandras e acabamos por levar em conta a estética e esquecer a acústica.

Abraços


montijo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta fev 19, 2015 3:22 pm

Re: Ajuda na Aquisição de salamandra a pellets

Mensagem por montijo »

olá boa tarde, sou novo por aqui, gostaria de saber, se ainda está satisfeito com a sua salamandra, e em dias de muito friu como este ano, quantos graus consegue na sua casa? estou a pensar em adequirir uma, mas estou com algum receio.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Ajuda na Aquisição de salamandra a pellets

Mensagem por sugarstorm »

Ptuga Escreveu:Boa pessoal, passei por aqui para dar o meu feedback relativamente à minha aquisição.
Acabei por me decidir pela Dorina - Extraflame Nordica que se encontra em funcionamento faz hoje um mês.
Decidi por esta porque encontrei boas referências da marca e o consumo da mesma era o mais reduzido.

Pontos negativos - vinha com um defeito num sensor. Passado um semana deu erro e não iniciava. Contatei o vendedor e prontamente o problema foi solucionado. Desde lá a funcionar sem problemas.
Pontos positivos - Faz aquilo que esperava dela. Estou satisfeito com o rendimento vs consumo e penso que fiz a escolha acertada para o área a aquecer. A qualidade de construção parece-me boa é estéticamente agradável e facil de limpar. Quanto ao restante é deixar o tempo passar e ver se daqui a um ano ainda mantenho ou não a minha opinião.
Ainda bem que estás contente. A Extraflame tem um bom nome no mercado. Relembro que é ESSENCIAL efectuar uma manutenção exaustiva no fim de cada inverno. Essa manutenção deverá demorar algumas horas pois contempla uma limpeza completa da câmara de combustão, do copo de queima e do extractor de fumo (que requer desmontagem). Fala com o teu instalador para ver se ele a efectua.
Ptuga Escreveu:Por fim reforço um aviso que já li aqui pelo forúm. Ter em atenção o local onde são colocadas, é que fazem algum ruido, principalmente quando se puxa por elas. Os ventiladores ouvem-se assim como os pellets a cair. Para o pessoal que está a pensar em ter uma na sala e é esquisito em relação a barulhos é definitivamente algo a ter em conta. A minha encontra-se num hall (entre a cozinha e a sala) por isso não me apoquenta mas mostram-nos os catalogos com salas xptos com estas salamandras e acabamos por levar em conta a estética e esquecer a acústica.

Abraços
Eu sempre disse isso. 100% silenciosa não é de certeza. E também fazem alguma sujidade. Não é aquela foto bonita e limpinha que aparece no catálogo que reflecte a realidade do dia a dia de operação :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Ajuda na Aquisição de salamandra a pellets

Mensagem por Ptuga »

Boas...
Passado mais de dois anos e já no terceiro inverno nada a apontar relativamente ao seu funcionamento. À data foi trocado o sensor e desde aí não se registou mais nenhum problema.
Quanto à pergunta, se ela estiver ligada durante o dia todo e "comer um saco de pellets" consigo manter os 19ºC/20ºC nos dias mais frios e sem sol. Mas convém frisar que não é um equipamento de aquecimento central, obviamente tens as suas limitações e a casa também é pequena.

Fora isso é fazer a manutenção regular e algumas mais profundas. No fim do inverno é "despida" e limpa, vai-se a todos os sítios onde se pode. Com o passar do tempo vai lhe sabendo as manhas e como a desmontar e limpar de alto abaixo.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”