CALDEIRA DE CHAMA INVERTIDA - OU GASEIFICAÇÃO

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
lmfernandes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta nov 16, 2012 6:34 pm

CALDEIRA DE CHAMA INVERTIDA - OU GASEIFICAÇÃO

Mensagem por lmfernandes »

Bom noite e uma saudação espacial para todos os utilizadores registados neste forum.

Sou novo aqui, davdo que me rfegistei hoje, muito embor já tenha feito umas passagens ligeiras por cá.

A minha questão é bastante pertinente, dado que estamos a atravessar um período conturbado pr causa dos preços dos combustíveis fósseis, especikalmente o gasóleo de aquecimento.

Assim: Pretendo adquirir uma caldeira para aquecimento de uma moradia com cerca de 250 elementos distribuídos pelos diversos irradiadores. Tenho uma caldeira de gasóleo, mas está a ficar incomportável em termos de custos.

Solução: Caldeira de pellets ou lenha de chama invertida?

Algumas constatações: As caldeiras de pelletes com potência para esta situação são muito caras - a partir de 6 mil euros
As caldeiras de lenha de chama invertida, também não são lá muito acessíveis, mas podemos
controlar o preço da lenha, se residirmos numa localidade com acesso a matas de nossa propriedade.

AGORA AS QUESTÕES:
1.Será que a eficiência energética é mesmo aquela que os fabricantes referem - 90 - 92%????

2. Haverá problemas com a durabilidade do material (que é caro) se utilizarmos lenhas resinosas, vulgo pinho nacional?
3. Haverá alguma marca específica que é pioneira neste equipamento?
4. Alguém tem conhecimento dum equipamento destes a funcionar, por forma a que possamos ter um testemunho fiável em relação a este equipamento?

Notas finais: Já vi mais de meia dúzia de caldeiras destas, de várias marcas e todas me parecem idênticas.
A da SOLIUS, vi-a na Feira de S. Mateus, em Viseu e foi a que me prendeu mais a atenção pelo seu aspecto robusto e muito fácil de manusear.
A ZANTIA também tem um modelo deste equipamento e é aquela que me apresenta o melhor preço.

Aguardo da V/ parte alguma compreensão pela extensão do texto, mas tinha que colocar todas estas questões, pois trata-se dum investimento muito caro e estou muito dividido.
Espero que alguém me ajude com algum testemunho pessoal ou passado por alguém que o recolheu.

Cumprimentos e boas escolhas

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”