Cronotermostato

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Cronotermostato

Mensagem por Celestino »

Boas pessoal!
Tenho uma caldeira Super Cantina 29Kw da Ecoforest a funcionar na casa das máquinas (fora da habitação) controlada por este termostato programável e respectivo receptor sem fios:
http://www.elnur-global.com/dl-files/el ... /f_x2d.pdf
Este cronotermostato tem diversas funções que permitem programar/automatizar muita coisa.

No entanto, deparo-me com a seguinte questão:
Como tenho a temperatura de conforto regulada para 18,5ºC, há uma altura em que a temperatura lida pelo sensor anda ali a mudar de 18,4ºC para 18,5ºC. Quando atinge os 18,5ºC ele desliga a caldeira. Porém, como ela desliga logo ainda mal estava nesses 18,5ºC, acaba por voltar facilmente aos 18,4ºC e liga novamente a caldeira.
Ora, esta situação do liga/desliga não se devia verificar numa caldeira a pellets pois tem muitos inconvenientes quer para a própria caldeira quer para o conforto da casa.

As minhas questões são:
Alguém com estas caldeiras já se deparou com este problema?
Se sim, como o resolveu?
Existem cronotermostatos que permitam regular um diferencial de temperatura no modo conforto, de modo a que a caldeira não esteja sempre a ligar e a desligar? (Por exemplo no modo conforto, desligava aos 18,6ºC e ligava aos 18,4ºC).

Um obrigado desde já a quem puder dar umas dicas...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Cronotermostato

Mensagem por sugarstorm »

Boas Celestino,

De facto isso é um problema grave. As caldeiras a pellets não são feitas para andar a ligar/desligar.
São feitas para ligar, aquecer lentamente e manter a temperatura.
Eu se fosse a si não utilizava esse cronotermostato.
Faria uma regulação manual para ligar a uma certa hora e desligar a outra.
E já agora, reclame com quem teve essa "brilhante" ideia...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Cronotermostato

Mensagem por Celestino »

sugarstorm Escreveu:Boas Celestino,

De facto isso é um problema grave. As caldeiras a pellets não são feitas para andar a ligar/desligar.
São feitas para ligar, aquecer lentamente e manter a temperatura.
Eu se fosse a si não utilizava esse cronotermostato.
Faria uma regulação manual para ligar a uma certa hora e desligar a outra.
E já agora, reclame com quem teve essa "brilhante" ideia...
Olá!
Ela já está regulada para ligar apenas dentro de determinado horário. Aliás é o crono que faz isso.
Só que, como a casa está mais ou menos bem isolada e portanto sem grandes perdas, há alturas em que atinge a temperatura ideal de conforto e, dentro do horário programado para ela trabalhar, fica assim no liga/desliga.
Repare que não é nada prático andar a programar o crono ou a caldeira para trabalhar mais ou menos horas consoante o frio que faz lá fora - há dias que precisa mais e outros menos tempo para a casa ficar confortável - para isso ligava-se manualmente.
Programando apenas o horário haveria dias menos frios em que a casa aqueceria demais sem haver necessidade disso.
O que eu queria era um cronotermostato que, no horário programado para conforto, possibilitasse a parametrização de um diferencial de temp.ª. Por exemplo, se a temp.ª fosse inferior a 18ºC dava ordem de ligar até atingir os 18,5ºC. Quando atingisse os 18,5ºC desligava e só voltava a ligar se a temp.ª baixasse até aos 18ºC.
Desta forma a cladeira já não estava sempre a ligar e mantinha-se na mesma o conforto da casa.
A malta com quem tenho falado também não tem nada disto instalado e nem se tinham lembrado deste stress.
O instalador diz que isso dá para programar no crono e anda a ver como se faz para me dizer, isto há vários meses (ou anos - anda a chutar para canto a ver se passa).
Eu na verdade não acredito que não exista uma solução para isto no mercado, mas confesso que não tenho conseguido encontrar.
Será que aqui no fórum, a malta que tem caldeiras a pellets não se apercebe disto?
Ou têm todos o problema resolvido com uma coisa que é tão básica e que só eu é que não estou a ver como?

Votos de boas festas e mais uma vez obrigado
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Cronotermostato

Mensagem por sugarstorm »

Eu acho é que a malta do fórum não tem esse tipo de solução mais tecnológica instalada.
Essa forma de programar com uma diferença entra as temperaturas de ligar/desligar parece lógica. Toca a apertar o instalador :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


G Costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 14, 2013 9:58 am

Re: Cronotermostato

Mensagem por G Costa »

Caro Celestino

Identifico-me com o seu problema. Instalei aquecimento central em Dezembro (Caldeira Zantia controlada por um cronotermostato igual ao seu) e verifico exactamente o mesmo problema. Até mais sério, diria: embora a temperatura de conforto esteja para 19º, por vezes o aparelho pede calor até aos 19.3º ou 19.4º (o que por si só não é mau) depois não pede calor ( a caldeira inicia o processo de desligamento) e, passados poucos minutos, sem mudanças de temperatura, pede novamente calor.

Ou seja, ainda a caldeira não acabou o processo de desligamento e já o aparelho pediu mais calor, sendo que a temperatura ambiente ainda está bem acima do programado.

Isto não é bom nem para a caldeira nem para o consumo da mesmo. Será do cronotermostato? Concordo que deveria haver um diferencial de temperatura em que não seria enviado qualquer sinal à caldeira. Se a temperatura de conforto está regulada para 19º, aqueceria até aos 19.5º e só voltaria a pedir calor aos 18.5º. Isso premitiria que a caldeira estive em stand-by durante algumas horas (por norma a minha casa perde 0.5º por hora, tambem na zona de Aveiro).


G Costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 14, 2013 9:58 am

Re: Cronotermostato

Mensagem por G Costa »

Caro Celestino

Tambem eu tenho o mesmo problema. Aquecimento central novo (Dezembro 2012), Caldeira Zantia Nara 28Kw e termostato igual ao seu, mas com fios. Com conforto defenido para 19º, por vezes o aparelho deixa de pedir calor aos 18.8º, por vezes pede até aos 19.4º. No entanto, já notei que quando atinge a temperatura que quer (seja 18.8º ou 19.9º) deixa de pedir calor o que leva a que a caldeira inicie o processo de desligamento. Até aqui tudo bem. O problema é que mesmo sem a temperatura baixar o termostato pede frequentemente calor, por vexes apenas durante alguns minutos, levando a que a caldeira esteja sempre a ligar e a desligar.
Idealmente o termostato pediria calor até aos, digamos, 19.5º só voltando a pedir quando a temperatura descesse aos, digamos 18.5º.
Será que mais ninguerm tem este problema?
ps: A minha casa tambem é em Aveiro e tem bom isolamento, perdendo cerca de 0.5º por hora.

G Costa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Cronotermostato

Mensagem por Celestino »

Boas!
Está desde Sábado em teste outro cronotermostato.
Desta vez é o próprio crono da Ecoforest.
Este já dá para parametrizar um diferencial de temperatura (acabei por saber que em termos técnicos se chama a isso "ΔT").
Só tem um inconveniente que é o facto de ler a temperatura em intervalos de 0,5ºC. Mas para o que é, deve servir.
Vamos ver como corre com este... Para já, tudo OK.
Foi o instalador que finalmente deu ouvidos às minhas reclamações e foi lá trocar o dito.
Estou a gostar mais do actual responsável técnico do instalador do que do anterior (Vamos ver se este elogio não se deteriorará. Espero bem que não.)...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


G Costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 14, 2013 9:58 am

Re: Cronotermostato

Mensagem por G Costa »

Boas.
Consegue dar-me a referencia desse cromo?
Obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Cronotermostato

Mensagem por Celestino »

G Costa Escreveu:...diria: embora a temperatura de conforto esteja para 19º, por vezes o aparelho pede calor até aos 19.3º ou 19.4º (o que por si só não é mau) depois não pede calor ( a caldeira inicia o processo de desligamento) e, passados poucos minutos, sem mudanças de temperatura, pede novamente calor.

Ou seja, ainda a caldeira não acabou o processo de desligamento e já o aparelho pediu mais calor, sendo que a temperatura ambiente ainda está bem acima do programado...
O meu crono anterior, a que se refere este tópico, nunca me deu problemas desses. Ele mostrou-se fiável, tendo funcionado sempre bem em todas as suas funcionalidades. O único problema era mesmo não dar para programar um ΔT.
E também não pedia calor se a tempª ambiente atingisse a tempª de conforto parametrizada (intervalos de 0,1ºC).
Se o seu dá sinal para ligar o aquecimento com a tempª acima do programado, algo está mal.

Será que a parametrização está igual para todos os dias da semana?
Será que o receptor não estará com a ordem de comando invertida (nesse receptor isso dá para programar)?
Qual é a caldeira?
A versão do firmware do meu era a 1.04. Qual é a versão do seu?

Abraços
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


G Costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 14, 2013 9:58 am

Re: Cronotermostato

Mensagem por G Costa »

Boa tarde caro Celestino

Daquilo que consegui apurar o termostato está bem configurado. sendo tambem da versão 1.04. A caldeira é da Zantia (Nara 28Kw) e o termostato tem ligação por fios.

Se o seu caso ficar resolvido tentarei insistir com o instalador para mudar o aparelho, pois o pior é mesmo não dar para programar o deltaT.

Quando chegar a conclusões definitivas do seu caso diga se resolveu, ok?

Obrigado

G Costa


G Costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 14, 2013 9:58 am

Re: Cronotermostato

Mensagem por G Costa »

Caro Celestino

Já agora, só para confirmar: Você comprou o material naquela loja em Oiã, à saídada A1 (cujo nome penso que não podemos dizer pois seria publicidade)?

Atentamente

G Costa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Cronotermostato

Mensagem por Celestino »

G Costa Escreveu:Caro Celestino

Já agora, só para confirmar: Você comprou o material naquela loja em Oiã, à saídada A1 (cujo nome penso que não podemos dizer pois seria publicidade)?
Certo... Foi lá em Mamodeiro.
Trocaram porque lhes demonstrei os erros que a caldeira dava no liga/desliga.
G Costa Escreveu:Quando chegar a conclusões definitivas do seu caso diga se resolveu, ok?
Para já tudo OK. Só não gostei do facto deste novo crono só trabalhar em intervalos de 0,5ºC - estava habituado ao outro que trabalhava em intervalos de 0,1ºC.
Assim, sou obrigado a usar um ΔT mínimo de 1ºC (acho que 0,5ºC funcionava bem pois a casa perde pouca tempª).
Se eu pudesse escolher seria um a funcionar em intervalos de 0,1ºC - esses são ainda mais caros pelo que sondei.
G Costa Escreveu:Consegue dar-me a referencia desse cromo?
Agora não estou em casa e não tenho elementos comigo. Quando lá estiver vejo se consigo ver isso. É da Ecoforest (sem fios na mesma)...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


G Costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 14, 2013 9:58 am

Re: Cronotermostato

Mensagem por G Costa »

Agora não estou em casa e não tenho elementos comigo. Quando lá estiver vejo se consigo ver isso. É da Ecoforest (sem fios na mesma)...[/quote]

Já estive no site da ecoforest e só tem lá um modelo, logo penso que será esse. Caso se confirme que resolve a situação, terei que insistircom o instalador para mudar o termostato. Nomeu caso, variações de 0.5º não deverão ser problema, sempre dão algum descanso à caldeira (e à carteira) pois fica mais tempo desligada se variar muito a temperatura ambiente.

Obrigado pela ajuda.

G Costa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Cronotermostato

Mensagem por Celestino »

G Costa Escreveu:Consegue dar-me a referencia desse cromo?
Já estive a ver a referência deste que está agora à experiência:
É o WH601 RF (É um "chinoca rafeiro" com um autocolante "Ecoforest"...) :lol: :lol:
Uma pesquisa no Google e encontram tudo sobre ele (em chinês :x ).

Faltam apenas os testes de fiabilidade... Mas isso o tempo vai mostrar naturalmente.

Para quem já trabalhou com o crono do post inicial deste tópico, este:
- é um pouco mais confuso (é menos intuitivo - o sr. que o veio instalar esteve mais de uma hora a tentar programa-lo :P );
- as teclas (botões) são muito fracas e fazem barulho (nada da suavidade e conforto táctil do anterior); e
- o sensor é mais lento (gradiente térmico 1K/3min) - o outro respondia mais rápidamente à variação de temperatura.

Boa noite!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


G Costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 14, 2013 9:58 am

Re: Cronotermostato

Mensagem por G Costa »

Boa tarde Celestino

No meu caso o instalador trouxe outro termostato para testes mas continua na mesma. Diz que a Zantia diz que todos os termostatos que eles utilizam funcionam da mesma forma, ou seja, sem o tal diferencial. Está previsto trazer ainda outro termostato, desta vez sem fios, para termos a certeza que o problema não é a localização do mesmo...

Outra coisa: Visto ser da mesma zona que eu, como está em termos de consumos? A minha caldeira gasta cerca de 1.5 sacos por dia util, ligando das 07.00-09.00 e das 18.00-24.00 para uma temperatura de 20º. Uso pellets da Larinox que deixam alguma pedra no cinzeiro.

Estes consumos são identicos aos seus? Pergunto porque o temponão tem estado muito frio e, sinceramente, pensava gastar menos...

G Costa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Cronotermostato

Mensagem por Celestino »

Boas!

Então é assim:
Este inverno está a ligada desde 11-11-2012.
O horário de funcionamento é de 7h por dia. 3 de manhã e 4 à noite (não está sempre no máximo - quando atinge a temperatura de conforto entra em modulação).
A temperatura de conforto parametrizada no crono anterior era 18,5º e neste é de 19º (não alterou o consumo, tem a ver com a precisão de leitura do crono).
A caldeira está sempre no nível 7.
A casa tem 266m2, 107 elementos em 10 radiadores e 3 toalheiros.
Este ano a média é de 3,03Kg/hora, ou seja, 21,21Kg/dia.
A média de consumos deste ano é precisamente igual à do ano passado.
Os pellets utilizados são os Pinewells e não há preocupações com a limpeza (É só correr os varões à hora de almoço e tirar a cinza ao fim de semana).
G Costa Escreveu:Visto ser da mesma zona que eu, como está em termos de consumos? A minha caldeira gasta cerca de 1.5 sacos por dia util, ligando das 07.00-09.00 e das 18.00-24.00 para uma temperatura de 20º. Uso pellets da Larinox que deixam alguma pedra no cinzeiro.
Estes consumos são identicos aos seus? Pergunto porque o temponão tem estado muito frio e, sinceramente, pensava gastar menos...
Para saber se estes consumos são normais era necessário saber o n.º de radiadores, área, etc.

Já agora também gostaria de saber se os meus consumos são normais...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Cronotermostato

Mensagem por Celestino »

Só uma correcção:

Onde se lê:
Celestino Escreveu:O horário de funcionamento é de 7h por dia. 3 de manhã e 4 à noite (não está sempre no máximo - quando atinge a temperatura de conforto entra em modulação).
Deve ler-se:
O horário de funcionamento é de 7h por dia. 3 de manhã e 4 à noite (não está sempre ligada - quando atinge a temperatura de conforto desliga).

A modulação é outra coisa: Quando a temp.ª da água no circuito atinge 65º ela abranda a chama só para manter essa temperatura. Penso eu...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


G Costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 14, 2013 9:58 am

Re: Cronotermostato

Mensagem por G Costa »

Bom dia Celestino

Concordo consigo na tese "modulação / Stand-by". No meu caso, ainda não consegui calcular bem as médias de consumo, porque o sistema é ainda recente e está a ser "optimizado", ou seja, funcionou uns dias estando ligado 24h sem stand-by, depois uns dias com stand-by mas a afinar as temperaturas de conforto (com o tal problema do cronotermostato, que ainda se mantem). Alem disso, nos ultimos dias tenho sofrido com as faltas de electricidade, que provocam o desligamento da caldeira...

No entanto, tenho 80 elementos + 3 toalheiros, sendo que tinha todas as cabeças termostaticas no 4 (agora mudei para o 3 para experimentar). Assim, estou algo assustado pois penso estar a gastar cerca de 1.5 sacos por dia útil (2h+6h) e ainda assim não consigo ter a casa a uma temperatura de real conforto... Comecei com Pinewells (€3.50 em hiper de bricolage) mas agora estou com Larinox (€3.15 entregues em casa). Penso que os meus consumos são superiores aos seus...

Atentamente

G Costa

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Cronotermostato

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito interessante! Mas nesta área sou mesmo nabo.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


chivas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 03, 2013 9:18 pm

Re: Cronotermostato

Mensagem por chivas »

Boa noite gostaria se possível que me esclarecessem algumas duvidas que tenho com a minha caldeira Cantina super 29kW.
Então é o seguinte, tenho a maquina instalada na garagem onde a temperatura ronda os 14º , como tem instalado aquela sonda que vem com a maquina será que a caldeira esta sempre a trabalhar para atingir a temperatura para que esta programada (20º)?
Também equacionei comprar um cronotermóstato da ecoforest para poder colocar dentro de casa para ao atingir a temperatura para que esta regulada a caldeira e esta possa desligar ao atingir essa temperatura.
Já agora qual o preço que ronda esse cronotermóstato da ecoforest?

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”