Hidrocopper para aquecimento central

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por sugarstorm »

Finalmente está resolvido o mistério! :D
Já agora pergunto se os radiadores agora estão com toda a superfície à mesma temperatura?
E pergunto pois os meus nem por isso. Alguns têm a zona superior a escaldar e a zona inferior morna. Será que tembém preciso de abrir as minhas torneiras inferiores? E é fácil fazer?

Bom Natal!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

sugarstorm Escreveu:Finalmente está resolvido o mistério! :D
Já agora pergunto se os radiadores agora estão com toda a superfície à mesma temperatura?
E pergunto pois os meus nem por isso. Alguns têm a zona superior a escaldar e a zona inferior morna. Será que tembém preciso de abrir as minhas torneiras inferiores? E é fácil fazer?

Bom Natal!
É normal estar morno em baixo e quente em cima. São as leis da física. A água entra quente e, ao deixar calor através do irradiador, baixa a sua temperatura saindo apenas morna. Mau seria se saísse à mesma temperatura. Seria sinal de que não ficava calor nenhum onde se pretendia.
As torneiras de baixo servem para outra coisa.
São estranguladores.
Servem para calibrar/regular a quantidade de água que passa em cada irradiador.
Imaginem uma casa com dois pisos: Se a caldeira estivesse no primeiro piso, acham que chegaria alguma água quente aos irradiadores do segundo piso, caso a saída dos irradiadores do primeiro piso não estivesse estrangulada?
Se não fossem esses estranguladores, corria-se o risco da água quente passar em apenas um ou dois irradiadores onde a resistência à passagem do líquido fosse menor.
Isso depois de bem ajustado e calibrado não é para andar a mexer.
Espero ter-me feito entender...
Última edição por Celestino em terça dez 23, 2014 10:14 pm, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

sem entrar em considerações técnicas que não possuo nem é a minha praia, apenas dou o exemplo pessoal... esse estrangulamento que refere o celestino até pode ter essa função - estabilizar ou equilibrar - mas no meu caso, bem ou mal, comparando o antes e depois, só sei que como estavam não aqueciam nem o aquecimento realizava a sua função - tantas queixas contra a máquina - por isso não sei qual a finalidade do instalador ter feito os estrangulamentos que fez...
Se agora que estão todos abertos, todos os radiadores - sem excepção- aquecem de forma uniforme - sim, sugarstarm a variação é perceptível pelo tacto, entre a parte superior e inferior, em cima estão sempre mais quentes- porque raio o individuo os fechou?!...
Quanto à realização da abertura, fecho das torneiras inferiores, é simples: retira-se a cobertura da torneira inferior, rodando... depois insere-se a chave sextava no interior e roda-se: para fechar, no sentido dos ponteiros dos relógios, para abrir, ao contrário...
Por isso, para fins de informação, repito, fiz eu esse serviço, estão todas abertas, regulo temperatura ambiente com as válvulas termo-estáticas das torneiras superiores (penso que é assim que se chamam) e tenho purgadores automáticos em todos os radiadores, à excepção dos toalheiro...
Só para que não haja dúvidas, porque sempre pensei que o problema estaria na falta de potencia da máquina, na prática, com estas alterações - colocação de dois purgadores manuais e abertura dos estranguladores e diminuição da velocidade da bomba circuladora - a máquina parece-me suficiente para aquilo que se esperava... estou satisfeito. Finalmente.
Ah, este ano estou a gastar intercalando sacos de pinewells e vimasol...
As vimasol são uma maravilha, mas desaparecerem... as pinewells deixam muita cinza...

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

luminis: Pela experiência que conta, parece-me evidente que a calibração/regulação dos estranguladores não foi feita, foi mal feita ou eventualmente realizada para caudais de outra máquina.
Agora outra coisa também é fácil concluir: Se abriu todos os estranguladores e tudo passou a funcionar bem, é sinal de que a casa só tem um piso e que a instalação está naturalmente muito bem distribuída.

Quanto aos pellets, posso testemunhar que os "Pinewells" já não são nada do que eram...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Celestino »

luminis: Deveria ter dado atenção a toda a ajuda que lhe quiseram dar aqui neste tópico.
Já reparou que dia 26 vai fazer um ano que eu mesmo aqui lhe disse que tinha problemas nos estranguladores, face aos relatos que na altura apresentava?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

Celestino, acredita que prestei atenção... mas eu na altura era como "burro a olhar para palácio"...
Deixei na mão de especializados as dicas que vocês me iam dando, mas...
Depois de terminada a garantia de instalação as coisas mudaram... agora meto, ou exijo!
aprendi, continuo a evoluir e partilho.
Confirmo, as pinewels estão a deixar muito lixo, cinza sólida no cinzeiro... e a deixar as paredes do forno escuras (negro)
As vimasol, não deixam tanta cinza sólida no cinzeiro, mas dá a impressão que a máquina não produz tanto calor...
As Nova Lena... ainda menos calor
As PeletsPower... pior
As mais "calorificas" tem demonstrado ser as pinewels, mas por aqui Lamego, só há a oferta que referi...

apesar disso, ouvi falar numa bomba de calor que disseram consumir tanto como um frigorífico, menos de 200 wats (já existe na Germany), por isso vou investigar e mais ano menos ano, ou até esta avariar - a resistência tem pregado partidas este ano- já vai na segunda vez que encontro a máquina desligada com o cinzeiro e prato cheio de pelets, não tem acendido, a Bomba de Calor, vai ser uma opção a considerar...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por CrOhN »

Boma de calor a consumir 200W para aquecer a casa!? Tá bem tá!


Autor do tópico
luminis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça fev 12, 2013 11:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por luminis »

CrOhN Escreveu:Boma de calor a consumir 200W para aquecer a casa!? Tá bem tá!
não seja tão céptico... esta informação foi por mim pesquisada ... por sorte há uns tempos navegava na net, alternando de sitio para sitio... a pesquisar em inglês, quando li algo sobre essa tecnologia... a teoria ou tecnologia existe mesmo...
por razões de serviço tive de abandonar o terminal sem guardar a página...
após regressar tentei histórico mas estava limpo...
nunca mais encontrei nada parecido ("(...) as much as refrigerator")... só memorizei isto...
por cá fala-se muito no sistema da Dalkim, mas o site era alemão... lá por fora já se fala muito em "Heat Pumps" e não nem imaginamos o que por lá existe...
lá por não conhecermos ou não termos ainda disponível informação, não quer dizer que não exista...
acredito que existe ;) e quando voltar a encontrar a informação disponibilizo logo para o pessoal..

persistente sou eu :D


Carloscorreia111
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta dez 21, 2016 10:25 pm

Re: Hidrocopper para aquecimento central

Mensagem por Carloscorreia111 »

Boa noite,
Luminis, também sou de lamego e tenho a mesma máquina, tive vários problemas com a empresa que instalou a máquina na medida em que não aquecia a casa, segundo li aqui no fórum, o técnico , tem pouco conhecimento em relação à Ecoforest, visto que depois de ter a máquina em casa, chegaram à brilhante ideia que os radiadores tinham poucos elementos e eu teria que pagar cerca de 2000€ para aumentar os radiadores. Enfim...
Já tenho a máquina no nível 9, só não sei em que nível tenho de por a entrada de pellets e qual a temperatura da água..

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”