Fogão para aquecimento de aguas san., qual a melhor solução?

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Fogão para aquecimento de aguas san., qual a melhor solução?

Mensagem por Esteves »

Boas!

Venho por este meio pedir opinião aos mais entendidos no assunto.

Como já disse AQUI estou comprador de um fogão a lenha para aquecimento de aguas sanitárias, mas agora que ando a sondar modelos e valores encontro vários modelos.
É aqui que eu agradeço uma ajuda, para já a finalidade maior é para aquecer a água de um acumulador que ira ser de 200L ou 300L com serpentina, e é aqui que eu fico baralhado, vejo uns com caldeira e serpentina outros só de caldeira de x litros outros só com serpentina para aquecimento central.

Para a minha situação o que deve comprar???

Estou virado para Inox visto que tenho a cozinha equipada com inox.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


universo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado set 22, 2012 5:33 pm

Re: Fogão para aquecimento de aguas san., qual a melhor solu

Mensagem por universo »

Boas

Que tal um fogão DE COZINHA A PELLETS.

http://decorfogo.blogspot.pt/p/fogao-de ... llets.html

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Fogão para aquecimento de aguas san., qual a melhor solu

Mensagem por Esteves »

universo Escreveu:Boas

Que tal um fogão DE COZINHA A PELLETS.

http://decorfogo.blogspot.pt/p/fogao-de ... llets.html
Boas,

universo Seria uma boa opção até muito mais limpa que a lenha, mas para mim convém ser a lenha porque tenho possibilidade te a ter a bom preço, e sempre tenho familiares que me dão lenha.

Agora uma dúvida: tenho visto uns fogões que diz ter serpentina e uma caldeira de 65 litros e alguns até mais, a caldeira que se referem é simplesmente para ter agua quente ali a mão certo?
Não é canalizada para o aquecimento!
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Fogão para aquecimento de aguas san., qual a melhor solu

Mensagem por visitante1 »

Alguns tem essa serpentina disponivel para ligação externa para possivel ligação a radiadores ou termoacumulador.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Fogão para aquecimento de aguas san., qual a melhor solu

Mensagem por itisix »

O ideal será um fogão com ligação para acumulador. O acumulador, deverá ser dimensionado tendo em conta o uso a dar-lhe e, precavendo sempre, pelo menos 1 banho por pessoa por dia. Se for maior, não perde em autonomia, mas demora mais a aquecer. Por outro lado, os hábitos da casa terão de se ajustar ao fogão. Por norma, os banhos devem ser à noite e não de manhã, pois não está ninguém a deitar lenha no fogão à noite. Uma chuveirada de 15 minutos pode gastar de 50 a 250 litros de água, dependento de vários factores. Além disso, enquanto sai água quente, entra fria, logo não podemos contar com um depósito de 250 litros para gastar 250 litros. Mas depois existe o factor da temperatura da água, porque se a água no acumulador estiver a 80 graus, tem de ser misturada com fria e aí dura mais.
Outro pormenor, é o acumulador poder ter uma resistência para aquecer a água quando não se ligar o fogão a lenha. Ou isso, ou um esquentador com chama modulante na saída do acumulador que só liga quando a água estiver fria. Ou ainda, um esquentador/caldeira ligada ao mesmo acumulador. Isto é, o acumulador ter 2 serpentinas, a de baixo para a àgua da lenha e a de cima para o esquentador/caldeira.
Antigamente, tinha uma bailarina dentro da lareira e tomava-se banho na mesma. Lá para o fim a água começava a arrefecer o que era um óptimo sinal para despachar :lol:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Fogão para aquecimento de aguas san., qual a melhor solu

Mensagem por Esteves »

Uma pergunta, para aquecer um acumulador de 300 litros é melhor um fogão com caldeira ou serpentina?
O acumulador vai ser de 2 serpentinas, futuramente é para meter painéis no telhado.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


geres79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: domingo dez 02, 2012 10:32 am

Re: Fogão para aquecimento de aguas san., qual a melhor solu

Mensagem por geres79 »

Esteves Escreveu:Uma pergunta, para aquecer um acumulador de 300 litros é melhor um fogão com caldeira ou serpentina?
O acumulador vai ser de 2 serpentinas, futuramente é para meter painéis no telhado.
se poder ser um acumulador de 3 serpentinas melhor e mais se forem 3/4 habitantes devera meter um com pelo menos 500lt de capacidade ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Fogão para aquecimento de aguas san., qual a melhor solu

Mensagem por Esteves »

Pois... mas a minha duvida é se deve comprar com serpentina ou com caldeira ou se as duas coisas.

Fazendo a pergunta de outra maneira, qual das duas situações é a melhor e mais eficiente para aquecer a água?
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”