Sistema A. Central Via R. Calor + Apoio AQS Drain back???

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Sistema A. Central Via R. Calor + Apoio AQS Drain back???

Mensagem por jcaiado »

Viva a todos,

Venho recorrer a este espaço para ver se consigo tirar o nó da cabeça com a solução que um instalador me apresentou para fazer A.Central e AQS via recuperador de calor.

Resumindo: A solução passa por utilizar um recuperador de calor de a. central (20KW nominal à agua) que vai aquecer um deposito de inercia (470L), Este deposito foi desenvolvido por pelo proprio instalador e é uma especie de drain back da rotex. Assim o recuperador vai aquecer a agua do deposito em sistema de vaso aberto, porque o deposito trabalha em vazo aberto, existe uma serpentina no deposito que faz AQS por transferencia. Até aqui percebi acho eu... depois complica-se quando me diz que coloca uma sepentina de 30m de comprimento de dentro do deposito que vai ligar ao circuito do a. central (radiadores), este sistema vai trabalhar em sistema fechado. Agora pergunto como é que sei se a serpentina que vai extrair a potencia para o A.Central tem sufuciencia sificiente para estrair os 20kw ou mais se for necessário. Ele apresentou-me umas contas mas fiquei na mesma... alías toda a solução que ele afirma que é uma maravilha, que tem instalados varios sistemas assim é funciona mt bem porque elimina uma data de problemas relacionados com a segurança, ar no circuito, descargas indesejadas, etc, etc (não estou a perceber estas vantagens todas). O deposito proposto já está preparado para à posterio levar os paineis solares em sistema de drain back. Acham que faz sentido, esta solução? já o sistema tradicional de deposito de Aqs separado, esse percebo-o bem!

Obrigado,
JC


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Sistema A. Central Via R. Calor + Apoio AQS Drain back??

Mensagem por henriquefala »

ola boas carissimo e se meter um esboço para tentar mos entender melhor o que explicou. Eu normalmente funciono melhor se estiver a olhar um desenho. É que nao estou a ver uma serpentina a fazer esse trabalho que diz com grande eficacia.Normalmente esse tipo de trabalho esta reservado a permutadores que tem um rendimento excelente.


Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Sistema A. Central Via R. Calor + Apoio AQS Drain back??

Mensagem por jcaiado »

Esquema terrivel mas acho que dá para ter uma ideia! O me mais mete confusão, é se o permutador (serpentina em inox) do circuito A. central consegue extrair 20 ou mais kw. Faltam como é obvio os sistemas de segurança e destão da coisa...

Imagem

JC


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Sistema A. Central Via R. Calor + Apoio AQS Drain back??

Mensagem por henriquefala »

Pois é carissimo tambem nao vejo como de facto e que essa serpentina vai fazer a permuta da forma mais eficaz como ja tinha referido anteriormente a forma mais eficaz de por um sistema assim a funcionar e usar um permutador.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Sistema A. Central Via R. Calor + Apoio AQS Drain back??

Mensagem por lrds »

Na minha maneira de ver, a água para os radiadores devia sair diretamente do deposito do recuperador. Tendo uma válvula 3 vias, quando os radiadores não necessitassem (ou estivessem fechados) de água quente, desviava para o acumulador.
Inté


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Sistema A. Central Via R. Calor + Apoio AQS Drain back??

Mensagem por accoelho »

o aq. central não tem de consumir todo o poder calorifico.
se for bem montado com os devidos sistemas de segurança ira funcionar bem.
para ter um bom rendimento tera de ter um bom permutador para o aq.central

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”