Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

Boa tarde,

Gostaria de pedir a vossa opinião para o sistema de aquecimento central da minha casa.
Adquiri uma moradia com 2 pisos e cerca de 90m2. A moradia tem instalado aquecimento central com 8 radiadores inicialmente aquecidos por caldeira a gás. Mas neste momento não está em funcionamento, pois como a caldeira avariou e não usavam o aquecimento por ser muito caro, compraram um esquentador normal e deixaram de utilizar o aquecimento.

Como vou fazer obras de reparação na casa (reparação de paredes exteriores e interiores, colocação de um novo chão), queria deixar tudo pronto para receber o novo sistema de aquecimento.

A minha ideia seria pedir para remover a lareira e instalar uma salamandra a pellets com caldeira ligada ao aquecimento central e, posteriormente, instalar um kit solar para aquecimento de águas para os banhos e também ligado ao sistema de aquecimento.
Tenho previsto ter o aquecimento a trabalhar de segunda a sexta das 19:00 às 23:00 e durante o fim de semana das 15:00 às 23:00.

Será a salamandra a pellets o mais indicado para mim? Uma salamandra de 15kw será suficiente?

Obrigado pela ajuda!


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

Será que ninguém me pode ajudar nesta minha decisão?
Pelas características das cadeiras de 15kw parece-me serem mais que suficientes para a minha casa, mas também já vi opiniões em que dizem que para aquecimento central têm de ser de pelo menos 25kw. Pelo que tenho dúvidas se 15kw chegará.

Tenho outra questão que é relativa ao chão que irei colocar na sala onde irá ficar a salamandra, pois irei em principio colocar chão flutuante e penso que a salamandra não poderá ficar diretamente em contacto com o chão. Será recomendado pedir para fazerem uma espécie de um degrau para um patamar mais alto onde ficará a salamandra? Já vi em algumas imagens uma espécie de base de vidro para as salamandras, isso será uma boa solução? O peso da salamandra com base de vidro directamente em cima do flutuante não irá esquegar o chão?
Obrigado e Cumprimentos a todos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por jmlflorencio »

Eu metia uma laje em pedra, e o flutuante à volta. Se fosse necessário trocar o flutuante, já não seria necessário levantar a caldeira ;-)

Acho pouca potência para 180 m2... Que tal uma de 24, por exemplo? A diferença de preço é da ordem dos 10%, não?


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

Obrigado.
A diferença de preço está na ordem dos 90%.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

E quanto a marcas de salamandras? Existem marcas a evitar? Pelo aquilo que tenho lido, as salamandras costumam ter problemas eletrónicos. Isso só acontece com algumas marcas ou é de forma geral o calcanhar de Aquiles das salamandras? Recomendam a compra de uma ups seja qual for a marca?
Obrigado pela ajuda que me possam dar!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por sergiomms »

Estou curioso como vais ligar a salamandra para aquecer a agua do Aquecimento central...
tenho estado a pensar numa coisa parecida mas para ajudar o AQS a aquecer a água no inverno.
Existem salamandras canalizaveis, que eu deduzo que seja para canalizar o calor gerado para as diferentes partes da casa, assim, estou a pensar em colocar uma serpentina à volta desse tubo de saida de calor para aquecer a água que circulará apenas por diferenças térmicas.... (a mais quente sobe dando lugar à mais fria)... qualquer coisa deste género....
sergiomms


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

Por aquilo que percebi nas salamandras canalizaveis o que é canalizavel é o ar quente e para ligar ao aquecimento central talvez seja necessário o que dizes.
Mas existem salamandras a pellets "hidro" que têm uma caldeira onde aquece a água e depois injecta no sistema de aquecimento central.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por jmlflorencio »

CoolZeroFCP Escreveu:Obrigado.
A diferença de preço está na ordem dos 90%.
90%?? A mais pequena custa 90% da maior, é isso?

No outro dia andei a ver umas Solzaima Douro (mistas ar+água, para ter dentro de casa) e a diferença entre a de 17KW e a de 23KW era de 200eur... Se calhar uma de 23 ficava aí bem em casa. Custava é cerca de 3000eur, como é normal nestes modelos...

Relativamente à electrónica, é de facto o calcanhar de aquiles, creio. Temperaturas altas, poeiras, cinzas, humidades, tudo misturado com elementos mecânicos minuciosos...


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

A mais barata que cheguei a ver de 15kw custava 1800€, de 25kw vi por volta dos 3400€.

Será que a ups como já li ajuda a evitar os problemas de eletrónica ou o problema são mesmo as condições de trabalho (temperatura, poeira, cinzas, humidade)?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por jmlflorencio »

De que marca eram essas caldeiras?


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

De 15kw já não me recordo da marca, mas penso que foi no ler... Y entretanto também vi uma da marca metlor mas penso que não tem ventilação para aquecer a sala.
De 25kw vi várias marcas, mas tive a ver essa da Solzaima 23kw e já se encontra a 2400€.
Tenho de pesquisar melhor, mas pela tua opinião, embora as de 15kw digam nas características que dão para aquecer um volume de cerca 300m3, na realidade não chega para o meu caso com uma casa de 225m3.
O melhor seria mais de 21kw,certo?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por jmlflorencio »

Posso estar enganado, mas até creio que a eficiência destes equipamentos é superior quando funcionam com uma carga mais 'leve'... O que também aponta para a de 21, neste caso...


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por sugarstorm »

CoolZeroFCP Escreveu:Boa tarde,

Gostaria de pedir a vossa opinião para o sistema de aquecimento central da minha casa.
Adquiri uma moradia com 2 pisos e cerca de 90m2. A moradia tem instalado aquecimento central com 8 radiadores inicialmente aquecidos por caldeira a gás.
Boas CoolZeroFCP,

Uma pergunta, a moradia tem 90m2 no total? Ou 90m2 por piso, com um total de 180m2? É que é muito diferente! :D

Agora uma dica. Se tens dúvidas quanto à potência, verifica qual a potência da caldeira a gás instalada e depois perguntas aos antigos donos se, quando a utilizavam, era suficiente para aquecer toda a casa?

No meu caso tinha uma a gás com 23kw e meti uma Ecoforest Hidrocooper com 24kw. Pronto. Fácil.
CoolZeroFCP Escreveu:De 15kw já não me recordo da marca, mas penso que foi no ler... Y entretanto também vi uma da marca metlor mas penso que não tem ventilação para aquecer a sala.
De 25kw vi várias marcas, mas tive a ver essa da Solzaima 23kw e já se encontra a 2400€.
Tenho de pesquisar melhor, mas pela tua opinião, embora as de 15kw digam nas características que dão para aquecer um volume de cerca 300m3, na realidade não chega para o meu caso com uma casa de 225m3.
O melhor seria mais de 21kw,certo?
Se tens uma Solzaima de 23kw a esse preço, sendo produto nacional com qualidade, para mim é uma boa opção.
Houvesse isso a esses preços quando instalei a minha...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

Obrigado pela resposta.
A moradia tem 90m2 no total, cerca de 225m3.
Irei fazer essa pergunta em relação à caldeira a gás, mas dificilmente terei resposta pois não foram os donos anteriores que compraram a caldeira.
O que percebi pelas respostas e pelo que li, as características técnicas das salamandras a nível do volume de aquecimento não correspondem à realidade ou são valores que correspondem a ter a salamandra e os radiadores no máximo e estar só ligeiramente quente.
Sendo talvez 15kw muito curto e acho que 25kw também será muito alto pois a casa até é pequena.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por sugarstorm »

Se a casa tem só 90m2, eu meto a mão no fogo para dizer que a solzaima de 23kw dá e sobra.
E é melhor ter sempre mais potência e trabalhar no mínimo do que pouca potência e andar sempre no redline.
Eu já aqui contei uma história engraçada que passou no Top Gear. O maluco do Jeremy Clarkson estava farto das críticas, por parte dos ecologistas, às bombas sorvedoras de combustível que apresentava no programa e fez uma prova, a provar que, um BMW M3 pode ser mais económico que um Toyota Prius! :shock:
Como? Fácil. Meteu o Prius a andar ao máximo num circuito e o M3 atrás dele em ritmo de passeio (para um M3). Resultado? O M3 foi mais poupadinho do que o Prius!!! :D

Por isso, compre a de 23kw que terá a caldeira a andar sempre em modo de consumo baixo, sem nunca a levar ao limite, poupando-a bastante para o futuro.
E tem a vantagem de rapidamente aquecer a casa, com essa potência toda.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

Obrigado pela resposta, foi mesmo essa a ideia com que fiquei.

Também gosto desse episódio do Top Gear, embora não acredito que quem compra um Prius seja para andar com ele sempre no Redline nem que quem compra um M3 seja para andar a ritmo de passeio...
Embora conheça muito boa gente que conduz um smart fortwo como se fosse um kart sempre no Redline e depois queixam-se que gasta muito :P

Agora resta-me pôr mãos à obra para ver se faço o maior aproveitamento das várias energias para aquecimento da casa e da água.
Obrigado a todos ;)


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por sugarstorm »

CoolZeroFCP Escreveu: Agora resta-me pôr mãos à obra para ver se faço o maior aproveitamento das várias energias para aquecimento da casa e da água.
Obrigado a todos ;)
Já que tens a possibilidade de fazer tudo de novo, e com um excedente de potência da caldeira a água, é imperativo pensares num sistema com um painel, bomba circuladora e um deposito de 200 ou 300L para água quente sanitária. Assim, no verão tens àgua quente do sol, e no inverno do sol e dos pellets através da caldeira.

Eu, se fizesse numa casa nova ou numa remodelação, era o que faria.
Boa sorte e manda fotos do resultado final.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Aproveitar aquecimento central com Salamandra a pellets

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sim, a ideia é mesmo essa!
Estou a pensar em colocar dois painéis solares com termossifão de 300l.

O projecto passaria pelas seguintes fazes :
1. Isolamento térmico exterior.
2. Remoção da lareira e preparação da sala e aquecimento central para receber a salamandra a pellets.
3. Instalação de painéis solares para aquecimento de águas sanitárias e apoio ao aquecimento central.
4. Instalação da salamandra.
5. Instalação de painéis solares fotovoltaicos.

O ponto 3 e 4 poderão inverter a ordem dependendo de alguma promoção, estado do tempo ou custo benefício mais imediato.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”