Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por Munky Boy »

Bons dias.
Tenho montada em minha casa há alguns anos uma caldeira gasóleo DkTronic 30 com painéis solar Zantia.
Recentemente construi uma panificadora junto a habitação, onde tenho um forno Ramalhos Anelec a Lenha, a temperatura entre as horas de laboração e descanso varia entre os 160 e 300 graus.
Embora já tenha uma ideia de como aproveitar o calor do forno para auxiliar a caldeira, gostava de saber a vossa opinião quanto a esquemas ou algo parecido que conhecam.

Estou receptivo a todas as ideias....

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida uma ideia muito interessante :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por joaquimdelisboa »

Uns anos atrás vi no Brasil um forno de Padaria muito interessante no modo como mantinha a temperatura quando em Stand-Bye...
Das traseiras do forno saiam umas barras em ferro redondo que iam "mergulhar" numa pequena fogueira que mantinham acesa...e assim o forno mantinha no seu interior o calor até ao dia seguinte!


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por sugarstorm »

Munky Boy Escreveu:Bons dias.
Tenho montada em minha casa há alguns anos uma caldeira gasóleo DkTronic 30 com painéis solar Zantia.
Recentemente construi uma panificadora junto a habitação, onde tenho um forno Ramalhos Anelec a Lenha, a temperatura entre as horas de laboração e descanso varia entre os 160 e 300 graus.
Embora já tenha uma ideia de como aproveitar o calor do forno para auxiliar a caldeira, gostava de saber a vossa opinião quanto a esquemas ou algo parecido que conhecam.

Estou receptivo a todas as ideias....
Boas,

Sem dúvida uma ideia interessante.
Com essas temperaturas de funcionamento, deve haver para aí muito calor para ser aproveitado. Nem percebo bem o porquê da expressão "aproveitar o calor do forno para auxiliar a caldeira".
Eu tenho uma caldeira a pellets para Aquecimento Central e os gases expelidos raramente passam dos 220º. 160º a 300º não chegam para AQS+Aquecimento Central?

Eu tenho uma ideia radical. E que tal vender a caldeira a gasóleo para financiar o projecto? :D
Agora muito a sério, seria possível utilizar o permutador da caldeira velha e poluidora na zona de queima do forno a lenha?
Eu, se tivesse acesso a muita lenha e barata (não sei se é o caso, mas tudo leva a crer que sim), apostaria tudo na lenha.
Se fosse necessário gastar um pouco de lenha nas horas em que a panificadora está parada, era um gasto que assumia. Mas quando fosse necessário recomeçar a laboração da panificadora também era mais rápido e menos dispendioso pois o forno manteria-se mais quente.

E fotos tens?
Partilha essas ideias!

E malta da biomassa, vamos lá a opinar!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por Munky Boy »

Boas tardes.
Quando disse que era para apoiar a caldeira, era uma forma de explicar, a ideia era utilizando o sistema e canalizações existentes que alimentam a habitação e a panificadora.
Queria fazer a ligação igual a um painel solar, o problema são as temperaturas tão altas, pois vou utilizar parte de um evaporador de uma camara frigorifica, que vai ficar encostado aos aneis do forno para recolher esse calor.
Porreiro era haver alguem perto de portalegre que passasse ca a dar uma expreita e opinasse.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por Munky Boy »

Lenha e temperatura não faltam, o forno esta em laboracao continua, pois de manha é pastelaria e a noite é padaria.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por zeuz »


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por Munky Boy »

Boa tarde.
Estive a matutar e a observar e acho que vou começar a montagem, pedi opinião a um conhecido e apos conjugar ideias vou ligar o permutador que fica junto ao forno em série com o retorno da caldeira, assim faço o aproveitamento para o sistema todo.
A duvida é se mantenho o sistema de enchimento automático com uma válvula segurança de 3bar ou se monto uma caixa de agua acima do circuito.

Agradeço opiniões


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por sugarstorm »

O mais seguro é utilizar sempre um vaso de expansão aberto. Assim, caso haja algum aquecimento brutal, não haverá danos.
Em caldeiras com controlo de temperatura electrónico (pellets, gasóleo), um vaso de expansão fechado chega perfeitamente.
Mas em caldeiras a lenha, devido à sua imprevisibilidade, é recomendada a montagem de vaso de expansão aberto.
Como o forno é a lenha, eu não arriscaria...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: Usar Calor de Forno Pão Ramalhos para AQS e Radiadores

Mensagem por Munky Boy »

O Forno é grande e recente, embora seja a lenha tem painel digital de control de temperatura, fecho/abertura de Ar/Fumo, podem ver melhor aqui..http://www.ramalhos.com/pt/fornos.16/fo ... _.a29.html.
O problema não é de dia, é de noite em que a temperatura chega perto dos 300ºgraus (para cozer algumas massas que precisam de mais temperatura).
O permutador (condensador de uma velha camara frigorifica) que vou utilizar, fica encostado do lado direito, logo dá para jogar com o afastamento ou não dos tubos anelares do forno, querendo mais ou menos temperatura.
Mas vou jogar pelo seguro vou por vaso de expansão por cima do permutador, e válvula misturadora na entrada para o retorno da caldeira, não vá a bomba circuladora berrar por a agua chegar perto dos 100º graus.

Gostava de saber a vossa opinião....

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”