Caldeira da marca Chamas de Verão

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
amcsilva
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am

Caldeira da marca Chamas de Verão

Mensagem por amcsilva »

Tenho uma proposta para instalação de uma caldeira a pellets nacional da marca Chamas de Verão e como não percebo nada de caldeiras a pellets gostaria de obter feedback desta marca, se é fiável, se recomendam, etc.

Outra questão é relativa ao aquecimento de aguas sanitárias. O que me disse o instalador é que é melhor manter a minha atual caldeira a propano para esse efeito uma vez que caso use a caldeira a pellets para esse efeito perde-se muita energia a aquecer constantemente o depósito de água mesmo que não se utilize para além de gastar mais eletricidade (não percebi porquê). É mesmo assim ?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldeira da marca Chamas de Verão

Mensagem por serges »

Hum desconheço por completo essa marca!

Realmente.... Vamos aguardar por mais opiniões !
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
amcsilva
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am

Re: Caldeira da marca Chamas de Verão

Mensagem por amcsilva »

É este o modelo : http://www.chamasdeverao.pt/produto.php ... =0&pagina=

eles chamam "estufa" mas acho que é o mesmo que "caldeira", ou existe diferença ?


Autor do tópico
amcsilva
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am

Re: Caldeira da marca Chamas de Verão

Mensagem por amcsilva »

Outro instalador propos-me instalar uma salamandra da marca Metlor, modelo AquaLuxo de 21.4Kw. A anterior alternativa, a caldeira Chamas de Verão era a CV150 P e tem de potência 28Kw.

Ambas as propostas são para aquecer unicamente radiadores e ficarão localizadas na cave. Será indiferente ser caldeira / salamandra ? a diferença de potência é pouco significativa ?

http://www.chamasdeverao.pt/produto.php ... =0&pagina=
http://metlor.com/produtos/aqualuxo/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Caldeira da marca Chamas de Verão

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que uma salamandra terá sempre a funcionalidade de aquecer a divisão onde está instalada através da ventilação de ar quente.
Alguns modelos (como é o caso dos apresentados) aquecem também água.

As caldeiras aquecem apenas água, e tem um aspecto mais 'industrial' uma vez que o mais normal é estarem em divisões não aquecidas e sem circulação de pessoas (cave, garagem, etc). Também por esse motivo, costumam ter um reservatório de maior capacidade, para minimizar as intervenções necessárias (abastecer a máquina).

O local onde a salamandra vai ficar é para ser aquecido? Se não é, essas salamandras são má escolha, creio... Parte da energia gerada vai para a ventilação de ar quente, sendo desperdiçada...


Autor do tópico
amcsilva
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am

Re: Caldeira da marca Chamas de Verão

Mensagem por amcsilva »

Também acho que a salamandra não é o indicado para colocar na cave. O técnico diz que se pode fechar a ventilação e não aquece muito a cave mas o isolamento da caldeira deve ser melhor para evitar perdas num local que não requer aquecimento.

Em relação à questão do aquecimento de águas sanitárias, faz sentido continuar a usar a caldeira a propano ou compensa gastar mais 800 e tal euros num deposito para estar a ser permanentemente aquecido a pellets e eletricidade ?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Caldeira da marca Chamas de Verão

Mensagem por jmlflorencio »

Esse dinheiro eu não gastava. O depósito devia demorar décadas a pagar-se...

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”