Página 1 de 5

Regular temperaturas para tubagem PEX

Enviado: sábado jan 20, 2007 6:42 am
por pmonteiro1
caros amigos coloquei uma caldeira a gasoleo na minha casa mas fiquei sempre com a ideia de uma a lenha ou pellets, a de pellets sei que se consegue regular as temperaturas,mas a que funciona a lenha tb é possivel regular as temperaturas para 60/70 graus ? uma vez que a minha tubagem é em pex e nao permite temperaturas mt elevadas. (gostei dessa soluçao da maquina mostrada mais acima da roca).agradeço informaçao.obg

Enviado: sábado jan 20, 2007 9:50 am
por mtavares
a regulacao da caldeira a lenha reativamente á temperatura é possivel!

uma vez que estas tem um regulador de queima, mecanico, na qual podes controlar temperatura máxima!
o regulador é muito simples , ele fecha a entrada de ar na caldeira quanto esta atinge temperatura x, o fogo abafa logo, ficando apenas pequenas chamas.

no meu recuperador nunca atingi tempertura superiores a 90ºc, está a 2,5 bar , a valvula de segurança abre nos 3 bar, nunca abriu, e faço o teste todas as semanas , rodar 1 vez.

infelizmente muita gente fala aquilo que os comerciantes querem ,ie, é possivel fazer margens maiores de lucro nas caldeiras a gasoleo que nas de lenha, uma vez que as caldeiras de lenha sao mais caras, por serem mais rubustas.

é obvio que a lenha tem os seus incovenientes, mas no futuro com a generalizacao dos pelletes, teremos um combutível local , que dá trabalho a portugueses, que valoriza os residuos florestais,e que provavelmente vai influenciar os fogos de verao !

tenho um conhecido que colocou um recuperador a ar quente numa casa acabada de fazer com isolamento , caixa de estores isolada, janelas com corte termico , o minimo recomendável, o recuperador a ar esta na sala comum , so aquece a sala . a casa continua fria. se o tòno instal-se um recuperador agua quente, espalharia a energia pela casa toda, sem barulho de ventoinhas !!! e sem o risco de cheiros de queima!

ab
mtavares

Enviado: sábado jan 20, 2007 10:03 am
por mtavares
esqueice de referir que na foto em cima ! ve-se um cadeado ligado a um regulador e á porta de entrada de ar!

link para outro topico

Enviado: quarta fev 07, 2007 11:57 pm
por joaojero

estufas a pelletes com caldeira

Enviado: quinta fev 08, 2007 1:11 am
por Hilário
são realmente bem interessantes estes tipos de estufas, uma vez que os pelletes têm (segundo os fabricantes) um pouco mais do dobro do poder clorifico da lenha, quanto á emissão de poluentes (segundo os mesmos) a queima de pelletes é menos poluente que a queima de lenha. (há que ter em conta o facto de também consumirem energia eléctrica, embora, suponho, que em pouca quantidade)

são uma boa opção para quem, como eu, anseia por instalar um sistema de aquecimento central em casa, uma vez que são programáveis, acendem-se, apagam-se e autoalimentam-se sosinhas, enquanto existirem pelletes no deposito (capacidade a rondar os 35 kg) para umas boas horas de calor.

assustador é realmente o preço a que são comercializadas em portugal, na casa dos 4.000€, com uma produção de cerca de 20kw.

fiz hoje o contacto com um fabricante espanhol http://www.ecoforest.es ao qual solicitei informação sobre o custo das estufas em espanha (estando assim a aguardar ansiosamente uma resposta que satizfaça as minhas necessidades de poupar umas coroas lol).

como estou no inicio do processo de construcção de uma moradia no alentejo (alvalade sado) gostaria de receber aqui algumas boas contribuições (conselhos), no sentido de tornar o preço da casa mais baixo, e ao mesmo tempo obter um bom isolamento termico e acustico.

um abraço para toda a rapaziada lol

Enviado: quinta fev 08, 2007 10:00 am
por orbis
os pellets são feitos de resíduos de madeira compactados, portanto em peso devem ter o mesmo poder calorífico da lenha, embora talvez não em volume. mas isso é só uma questão de arrumação.

pelletes!

Enviado: quinta fev 08, 2007 11:11 pm
por mtavares
os peletes apresentam uma desidade entre 700 a 650 kg /m3 , a lenha deve de andar nos 350 kg/m3

os peletes tem uma humidade de 5 a 7 %
teor de cinzas , de 0,5 a 1%

a lenha tem uma humidade quando seca ao sol de 25 % ie, em condicoes ideias, normalmente tem 30 a 35%.
cinzas depende do tipo de lenha

a lenha custa tempo de arrumacao, custa tempo de corte ,

os peletes compram-se em sacos de 15 kg, ainda nao um pouco por todo lado , mas ta quase!

a lenha seca tem um poder calorifico de 3500 kcal/kg,a 5 % de humidade!!
os peletes tem 4800 kcal/ kg

preços !! ainda nao existem definidos os dos pellet´s !! a festa ainda nao começou.

abraço a todos!

mtavares

Enviado: quinta fev 08, 2007 11:35 pm
por escalavardo
mtavares, como explicas que os pellets tenham um pci maior, em condições de humidade idênticas à da lenha? é por causa da compactação? ou quem te vendeu esse peixe era algum vendedor de pellets??

realmente as vantagens dos pellets para o utilizador são grandes, mas a energia consumida para os fabricar, já não sei..

ambientalmente só vejo a vantagem de serem fabricados a partir de um resíduo.

Enviado: sexta fev 09, 2007 1:15 am
por orbis
não percebo esta. se o material é o mesmo (celulose), a energia em função do peso deveria ser a mesma. claro que se a lenha tem humidade superior, não deixa de ter a mesma energia, só que é usada para vaporizar a água e portanto não se aproveita. mas isso não é exactamente a mesma coisa que dizer que a lenha tem menos energia calorífica.
por acaso também ando com ideias de comprar uma coisa dessas mas simplesmente não estou a ver onde isso se vende cá no burgo.

queimadores de pelletes!

Enviado: sexta fev 09, 2007 12:45 pm
por mtavares
ola!!
eu tenho queimadores de peletes para colocor em caldeiras existentes a gasoleo!!
de momento , a industria está muito inetressada na diminuicao de custos, só comecei hoje a montar o 1º sistema ambulante para demonstração!
no particular como as necessidades energeticas sao menores o invetimento leva muito tempo a armotizar!!



mtavares

[email protected]

Enviado: sexta fev 09, 2007 12:51 pm
por escalavardo
heheheeh.. ok, pci está explicado...

Enviado: sexta fev 09, 2007 2:39 pm
por orbis
gosto sempre destas discussões puramente académicas e desinteressadas

Enviado: sexta fev 09, 2007 4:12 pm
por mtavares
pois meus amigos !

o meu interrese nos peletes, defacto nasceu nos tempos de faculdade, já por pensar em soluções que disponibiliza sem uma mais valia para a floresta nacional, que consecutivamente tem vido a ser maltratada!

ora !
a oportunidade nasceu do meu passado interrese e com o consecutivo aumento dos preços dos combustiveis, que só sobem, pelo menos aqui em portugal , uma vez que em espanha ontem paguei 0,881 por um litro gasoleo.

bom , e como precisava energia barata na empresa! por tabela estou a vender os queimadores!

estes funcionam na perfeição , foram alvo de uma selecao rigorosa no meio de imensos fabricantes do norte da europa, na qual o fenómeno pelletes se está a expandir!
os queimadores apresentados aqui em portugal , tem um relação/preço menos honrosa , como se tem vindo a registar ao logo da históra portuguesa!

só para acrescentar, l
a para o mes de agosto, deve ter concluido , o meu primeiro gerador de gas madeira, no qual , o meu interesse é apenas de vender energia á edp! e aproveitar a energia térmica para mais alguns processos em decurso nas instalações da empresa onde trabalho.

se desejarem pertencer a uma classe de pensadores, que não nos leva a lado algum, e nao tentar criar mais valias, pois muito bem.


atentamente,

mtavares

Enviado: sexta fev 09, 2007 6:32 pm
por orbis
mtavares Escreveu:pois meus amigos !


se desejarem pertencer a uma classe de pensadores, que não nos leva a lado algum, e nao tentar criar mais valias, pois muito bem.


atentamente,

mtavares
não temos nada contra o negócio mas já que pareces incomodado com os nossos comentários, temos contra a publicidade dissimulada. apreciamos mais as pessoas que são frontais e vão directamente aos classificados.

Enviado: sexta fev 09, 2007 6:45 pm
por Fry
meninos tenham calma

Enviado: sexta fev 09, 2007 8:09 pm
por mtavares
orbis Escreveu: não temos nada contra o negócio mas já que pareces incomodado com os nossos comentários, temos contra a publicidade dissimulada. apreciamos mais as pessoas que são frontais e vão directamente aos classificados.
peço desculpa,

precipitei-me na resposta, e aliás , o topico deveria ajudar o hilário a tomar uma decisão.

apenas quis referir que já existe alguem que tomou a iniciativa de importar "quimadores", eu já ando nisto dos peletes á 4 anos, a conhecer, e cheguei á conclusão, que está tudo á espera do que o outro vai fazer, só conheço 3 importadores de recuperadores de calor a pelletes 1 deles com linha de montagem. todos esses sao impecáveis.

os queimadores "industriais" e alguns para habitações, que existem são muito pré-histórios , ie, apenas tem 1 motor alimentar o material temporizado, um ventilador com uma borboleta pra regular o caudal , e já ta!! a regulação faz-se num determinado momento e já ta!!
isto leva a que as emissoes não sejam controladas, a produção de co é elevada , no arranque exitem partículas "fumos" coisas sem controlo, o que não é saudável pro ambiente. chega-se a ver fumo branco a sair deles tb!

de maneira que decidi importar algo decente, e cheguei á conclusão que vou ter preços muitoidenticos ao que se agora praticam , com um produto tecnologicamente superior.

o meus queimadores seram daqui a dias apresentados nos classificados.

abraço a todos !

Enviado: sexta fev 09, 2007 9:16 pm
por orbis
ok
então vamos a coisas concretas: já pesquisei em vários sites mas não encontrei uma informação crucial: o preço dos pellets.
como penso que esta informação poderá ser útil para muita gente aqui do forum ( incluindo eu ), dá-nos aí uma ideia dos preços para podermos fazer uma estimativa dos custos de exploração.

Enviado: sexta fev 09, 2007 9:38 pm
por mtavares
ola a todos!!

os preços ainda sao bastantes controversos! sinto-me mal para falar deles !

isto pk quando comecei a procurar preços apresentaram-me cerca de 0,25, para consumidor final!! o que acho um exagero!!

o preço situa-se entre os 0,170 a 0,180 € por kg , para grandes consumidores ie, toneladas semanais 0,160€ o kg.

as embalagem sao:
big bag´s , 650 kg!
sacos de 15 kg!

se traduzir-mos isto em kw, temos 1 kg peletes +/- 5 kw temos para
0.18€ --> 5kw
0.036 € por 1kw.

agora é comparar poderes caloríficos inferior!
de gasóleo , gaz butano, gaz propano, gaz natural .

abraço,
mtavares

Enviado: sexta fev 09, 2007 9:44 pm
por orbis
continuo sem perceber por que é que um quilo disso dá mais energia que 1 quilo de lenha, mas enfim. um kg de lenha dá 3,5 kwh, portanto parece que isso dá mesmo mais. embora não seja barato, parece-me competitivo face à maior parte das fontes tradicionais de aquecimento.
ps: um litro de gasóleo (cerca de 830 g) dá quase 10 kwh de energia.

Enviado: sexta fev 09, 2007 9:50 pm
por mtavares
porque é compactado!!

a compactacao dos pellet´s é o mesmo sistema, com matrizes diferentes, da compactacao de racao dos animais!

o pelete tem diametro 6 mm, e comprimento 12 mm .

a estrutura de tudo junto nao existem espaços entre os pelletes, ocupa menos espaço
és de onde! , quando estiver tudo direito, vens cá ver a "coisa" a trabalhar , armazenagempelete´s , queima , e medicao do rendimento da caldeira!

ab
mtavares