caldeira a pellets

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Proposta

Mensagem por Hilário »

exmo sr. administrador, não menos excelentissímos srs moderadores, caros membros, tenho uma confissão a fazer.....

não li em pormenor todas as condições de acesso e utilização do site
(grande seca, tanta letra, só para aceder a um site e trocar opiniões, experiências, ideias) enfim mea culpa, regras têm de existir e são para cumprir, os meus pedidos de desculpas se estiver a ultrapassar os limites impostos por elas.

correndo o risco de me chamarem todos os nomes ou existirem manifestações contra a minha ideia, vou expo-la aqui fazendo uma proposta.



do meu ponto de vista, poderia trazer alguns esclarecimentos e algo de novo, a todos os participantes neste tópico, uma intervenção de alguém que esteja ligado á industria dos pelletes, quer no que respeita ao funcionamento das estufas, rendimento calorifico, aproveitamento energético, emissão de gases poluentes etc, quer no que respeita á questão do poder energético dos próprios pelletes, uma vez que as informações que dispomos são contraditórias, e carecem de algum esclarecimento.

a ideia seria, simplesmente convidar algúem ligado a esse tipo de indústria, a esclarecer as dúvidas existentes, num debate de conhecimentos neste tópico, ou noutro colocado para o efeito.

já conhecemos um representante, podemos tentar descobrir outros por forma a obtermos maior esclarecimento, e convidar para a participação.

põe-se desde logo a questão do aproveitamento comercial que o convidado irá tentar fazer, da oportunidade que lhe é dada para de forma gratuita promover os seus artigos, isto é certo, mas certo é também que, como já pude observar, os membros participantes neste tópico, estão atentos e quetionam o que têm de questionar quando lhes soa a qualquer coisa menos correcta ou dúbia, e fazem-no sempre comparando e pesquizando sobre as questões que se vão levantando. quero com isto dizer que, qualquer tentativa de ("passar a perna") impingir estratégias de marketing, no tópico, não tenho dúvidas, seriam de imediato rebatidas com questões que exigem respostas muito correctas e concretas, o que poderá trazer o efeito contrário ao que o marketing se propõe.

desculpem-me todos os meus amigos, se considerarem que esta proposta não se enquadra na filosofia deste forum, na minha prespectiva poderá trazer vantagem para os amantes das energias alternativas e renovaveis, que é no fim de contas o grande lema deste site.

um abraço a todos

hilário


jmmbn
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 28, 2007 5:14 pm

Mensagem por jmmbn »

olá hilário,
olha, relativamente a fornecedores de radiadores à imensos no país, de várias marcas, diferentes tamanhos e potências caloríficas. por experiência própria (trabalho para uma empresa de construção civil e montei um sistema em minha casa) julgo que a melhor solução para quem quer instalar um sistema de aquecimento central por radiadores será a adjudicação do trabalho na totalidade a uma empresa que efectue a totalidade do trabalho (instalação de tubagens, montagem de caldeira e radiadores), porque da experiência que tenho, quando se adjudica por exemplo a pré-instalação a uma empresa e a montagem dos equipamentos a outra, há sempre desacordo quanto à melhor forma de fazer o trabalho e nós ficamos no meio, muitas vezes sem conceguir-mos perceber quem tem razão. contudo, isto não quer dizer que não possas ser tu a adquirir o material e a empresa a montar, é tudo uma questão de negociação. há que ter muita atenção especialmente à potência calorífica emitida pelos radiadores, pois um radiador que tenha pouca emissão de calor leva mais tempo a aquecer um compartimento. em minha opinião os melhores radiadores deverão ser os dubal da roca. visita o site da roca.
quanto ao consumo eléctrico das caldeiras, também não te sei dizer, mas se conseguires encontrar o site da roca procura os circuladores que são pequenas bombas que injectam ou sugam a água quente do tubos para e/ou da caldeira, julgo terem um consumo eléctrico bastante reduzido.
será que me podes indicar o site das máquinas para fazer os peletes?
cumprimentos


jmmbn
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 28, 2007 5:14 pm

Mensagem por jmmbn »

olá outra vez.
será que alguém sabe afinal quem, em portugal fornece os bem ditos peletes?

Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por Hilário »

já neste tópico mencionei o sitio, mas cá vai http://ekodiesel.se/en/pelletpresses.html, a primeira máquina deve servir para uma casa de familia que gaste bastantes pelletes e custa cerca de 4000€ tem um kit qualquer que tem de ser substituido de tempos a tempos que custa 300€, produz entre 50 e 100 kg de pelletes por hora (está lá tudo, é só consultares).
mas é como referi, é uma máquina rudimentar que com um pouco de estudo e engenho pode construir-se numa garagem com custos infinitamente inferiores.

quanto aos radiadores, o k se passa éke aki na zona, a empreza que comercializa e a quem pedi orçamento vende-os a cerca de 15€ mais iva por elemento, e numa visita ao leroy merlin em almada os mesmos radiadores ficam por cerca de 12 já com o iva incluido, o que é uma diferença bastante significativa.

o sitio frances da leroy merlim tem uma formula de calculo capaz de indicar em função da área a aquecer, o n.º de elementos que são necessários (ou a quantidade de kw), dai a ideia de fazer a pré instalação e comprar os radiadores em separado e montá-los depois, sendo que a instalação seria de acordo com os cáculos da leroy merlin.

para aquecer a casa que vou construir serão necessarios pelo menos 130 elementos de 170 kw se fizeres contas verificarás que ao preço da loja aqui da zona fica só em radiadores cerca de 2350€, se comprar os mesmos radiadores ( da marca e modelo que referiste) no leroy merlin em almada custam-me cerca de 1560€, quase 800€ de diferença.

quanto aos pelletes propriamente ditos sei que a ecoforest tem uma fábrica e que faz distribuição na peninsula ( em portugal, parece que através da larinox) e sei que há também uma outra marca a distribuir que têm maior poder calorifico mas não sei qual é.

o vendedor com quem contactei disse que havia uma fábrica em portugal mas a produção que tinha n era suficiente para as encomendas pelo que, apesar de serem mais baratos, os pelletes, são também mais dificies de encontar porque a fábrica não consegue dar vazão ás encomendas que tem. (bom pra eles lol)

um abraço

hilário


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

pellets

Mensagem por Ferra »

boas
não se pode substituir as pellets por serradura? aumentava o consumo devido ao menor poder calorifico mas resolvia o problema da procura...[/b]

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o problema é o sistema de alimentação.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

eu só vi uma e pelo que vi o sistema de alimentação era uma espécie de roda dentada que transportava o combustivel do "funil" que se encontrava por cima para a camara de combustão. com serradura suficientemente fina onde antes passava pellets passa a ser serradura... mas deve haver algo que me escapa...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a roda dentada está preparada para transportar objectos de determinado calibre. a serradura é muito mais fina e provavelmente ir-se-ia acumular nas engrenagens e encravá-las..digo eu.

Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por Hilário »

olá

já viram serradura a arder?
arder, arde, mas é uma combustão demasiado lenta
que tem um poder calorifico irrisório,isto porque, soponho eu, como é um pó, a cinza que vai criando quase imediatamente abafa o lume, impedindo assim a combustão de se alastrar, é muito semelhante ao que acontece com um rolo de papel, a parte exterior arde e abafa o interior, porque a cinza e o dióxido de carbono é libertado pela parte exterior impede a alimentação de ar no interior e assim apaga-se.

os pelletes ardem porque a serradura está compactada e alem disso, segundo o que já li em alguns sites, são compostos também com uma percentagem de matérias gordurosas (girasol e outras), ou então óleos vegetais, que lhes aumenta o poder calorifico e a própria compactação.

um abraço

hilário

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

exactamente. e há também o problema da humidade.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

boas. cá estou eu novamente...
a serradura numa caldeira a pellets até pode ser que não arda e cause mais problemas que beneficios (por isso é que coloquei a questão), mas já vi uma caldeira (não era a pellets),que estava a queimar (e mt bem) não serradura, mas sim carrascas (a pele dos pinheiros) que supostamente ainda é pior.
foi numa carpintaria que vai buscar o pinho ao pinhal e vende produtos acabados. os residuos que sobravam da descasca do pinho eram enviados para uma caldeira com cerca de 1,5 metros de diametro por 2,5 metros de altura. servia para aquecer uma estufa de secagem de pinho.
o sistema de alimentação era um pouco estranho no entanto era eficiente. consistia numa turbina de ar e as carrascas quando chegavam ao pé desta (através de um tapete rolante) eram arrastadas pelo ar para dentro da caldeira. cada ciclo demorava aproximadamente 1 minuto para cerca de 10 de paragem. a coisa funcionava e de que maneira... mas claro que não era uma caldeira a pellets!

Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por Hilário »

parece-me a mim que estás a falar de um queimador de bio massa...??

os recuperadores de calor a pelletes têem um funcionamento semelhante, ou seja, os pelletes são colocados dentro do queimador por acção de um sem-fim que os transporta do depósito até ao queimador a uma determinada velocidade, dependende das necessidades de calor que necessitas, e o sistema ventila o queimador com ar preferencialmente retirado do exterior da habitação (através de uma tubagem directa, existindo um motor que força o ar), nun fluxo que depende da quantidade de pelletes a queimar.

porém suponho eu, se introdizissemos serradura no depósito, ela seria certamente transportada pelo mesmo sem-fim até ao queimador, e (ventilada) até poderia arder, mas a falta de pesso do combustível, e o fluxo de ar introduzido pelo sistema certamente iria consequentemente fazer com que este saisse do local de queima (que é um retangulo em metal com menos de 10x3 cm) acabando assim por não queimar e entupir todo o sistema.

nota que não tenho nenhuma experiência que sirva de suporte para afirmar isto com 100% de certeza, mas acredita que iria acontercer alguma coisa semelhante a isto.

um abraço

hilário


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

boas.
não era propriamente um queimador de biomassa (se o fosse tambem queimava ramos), pois só queimava carrascas (se calhar pq não tem grande valor comercial), mas serve para se ter uma ideia.
eu referi-o pq não concordei quando referiu que "a serradura tinha um poder calorifico irrisório e uma combustão demasiado lenta"
quanto ao facto de a serradura não ser um combustivel de substituição viável numa caldeira a pellets fiquei esclarecido. obrigado.
abraços


M.L.E.
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta mar 16, 2007 7:25 pm
Localização: cacem

PELLETS-BIOMASSAS

Mensagem por M.L.E. »

o queimadores de pellets (lenha) estão cada vez mais em voga em portugal.
a procura aumenta a cada ano que passa.
combustivel ecológico de alto poder calorifico.e de baixas emissões.
contem muito pouco humidade e resinas .
faz pouca cinza e não necessita de limpeza constante.
como não emite fumo como nos queimadores tradicionais a lenha
não precisa da chamada chaminé tradicional, bastando uma fuga
directamente para o exterior com grelha de extracção propria.
no caso de recuperadores a pellets 'encastraveis' para lareiras já existentes aproveita-se a fuga da lareira.
vamos todos contribuir para a limpeza das florestas e assim evitar
o abate de arvores.está dificil mas mas vamos chegar lá.
posso afirmar que nao tem havido falta deste combustivel.
ha´empresas que já só vendem queimadores de pellets.
e outras em que a saida dos a pellets para os de lenha é de 8 para 2 (t.10)
por isso as novas energias estão a ganhar terreno .
vamos todos ajudar o meio ambiente protegendo a natureza o melhor que pudermos. já é um começo.
http://www.mle-ar.com
M.L.E. Soluções de climatização

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pois, os preços é que não ajudam nada.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

pellets

Mensagem por mtavares »

ola!

o tema dos pellets vai voltar ao forum!

o preço dos pellets para consumidores industriais esta nos 0,18 € o kg + iva 21% ....

sobre os equipamentos, já estao várias empresas a preparar as pormoções das caldeiras e recuperador.
pra já toda a gente pensa no ar condicionado.

abraço a todos os intervenientes

mtavares


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Mensagem por PedroPinheiro »

olá!

estou a ponderar a aquisição do sistema de climatização por pellets para a minha casa. alguém que tenha este sistema pode dar-me informações sobre a sua experiência com o mesmo através de mensagem privada?
antecipadamente grato.
cumprimentos.
pedro pinheiro


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: caldeira a pellets

Mensagem por itisix »

fica aqui um esquema para alimentador de pellets

http://www.stovesonline.co.uk/wood-pell ... rview.html

muito simples


djkalu
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta set 19, 2007 5:30 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por djkalu »

pelo que andei a ler este é um sistema muito bom, mas tem uma grande contrapartida que é o preço. eu por ex. só pretendia gastar +/- 600€ para dar aquecimento simpresmente para duas divisoes "quartos" e queria tb aproveitar para aquecer no inverno pelo menos a agua de uma casa de banho. "prefiro apanhar frio" do que dar 3000 e tal euros.

já agora queria por uma questão.

colocar numa estufa a lenha um sistema de serpentinas para aquecer agua para um cilindro electrico.

uma estufa deste genero;
Imagem

ou salamandra


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: caldeira a pellets

Mensagem por itisix »

isso será possível, mas mesmo assim há custos. além disso, para os 600 euros não sei se daria sequer para essa estufa. há um tópico aberto "construir fogão de lenha" que tem alguma ideias sobre isso.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=44&t=5433

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”