caldeira a pellets

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: caldeira a pellets

Mensagem por menoalexx »

bom dia,
também tenho uma caldeira a gasóleo e estou mesmo a pensar trocar por uma a pellets, mas como o investimento é um pouco elevado não sei bem o que fazer?

estava a pensar comprar uma ecoforest hidrocooper, o que dizem desta caldeira?


atentamente,
menoalexx
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


jorgeaguiar63
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 21, 2009 3:30 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por jorgeaguiar63 »

boa tarde a todos os leitores deste forum.
participo há pouco tempo neste forum e por vezes encontro opiniões e respostas um pouco diferentes para cada questão colocada.
claro, tudo depende dos peletes usados e de que máquina de aquecimento/queima estamos a falar.
tenho uma lucrezia hidro, da extraflame há cerca de 2,5 anos, ou seja, este é o 3º inverno que está a ser usada.
já experimentei alguns peletes de marcas diferentes e ainda não cheguei a uma conclusão final, pois tenho tido resultados diferentes e, actualmente, estou numa fase má.
passo a explicar: ao fim de 8/9 horas de queima diária, no fim do dia, deixa ficar no copo do cinzeiro pedra/carvão, de tal forma que não deixa acender automáticamente no dia seguinte.
o fornecedor da máquina e também produtor dos peletes diz-me que está tudo bem, pois o poder calorifico dos peletes é muito grande e por isso tenho que reduzir aos parâmetros da máquina, para esta deitar menos produto para a queima ser mais eficiente e não deixar a tal pedra/carvão.
no entanto, a experiência tem estado a correr mal, pois os parâmetros da máquina estão no -35 (de 0 a -50), a potência da máquina está no 4 (de 0 a 5) e o período de queima total é de 9 horas/dia. só que a casa não aquece o suficiente. pelo menos tanto como antes, na potencia 3 e com os parâmetros no -10 (nesta fase, ganhava "quilos" de pedra/carvão, o que originava ter de, todos os dias, limpar o cinzeiro, quando deveria ser feito automáticamente.
pelo que tenho ouvido e pelas minhas experiências, penso que o problema está nos peletes que uso. mas sei que neste forum há pessoas com muita experiência, pergunto se estou certo e se me ajudam a resolver o problema.
desde já o meu obrigado!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por CrOhN »

isso cheira-me a areia nos pellets. tens que experimentar outros para ver se acumulam a mesma "pedra".


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por CrOhN »

isso cheira-me a areia nos pellets. tens que experimentar outros para ver se acumulam a mesma "pedra". nem que sejam vários tipos.


jorgeaguiar63
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 21, 2009 3:30 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por jorgeaguiar63 »

crohn Escreveu:isso cheira-me a areia nos pellets. tens que experimentar outros para ver se acumulam a mesma "pedra". nem que sejam vários tipos.
obrigado pela resposta.
se é areia ou não, isso não sei. no entanto, já experimentei 2 tipos de peletes diferentes (um da maxmat e outro sem marca) e nenhum deles fez a tal pedra/carvão. antes, quando esta firma não produzia peletes, chegaram e entregar produto que era uma maravilha (1 semana e mais, sem limpar a máquina).
já reparei que o produto que estou a usar tem um grande poder calorifico. disso não tenho dúvida. tem mais do que os outros, dentro da mesma potencia da máquina e com os mesmos parâmetros. o problema é a tal pedra/carvão. já agora, não haverá maneira de colmatar este problema se existir uma afinação na máquina? o produto, penso eu, é muito bom (a produzir calor) e não é caro (€ 3,50/saco 15 kg, com iva e entrega), mas torna-se mau quando tenho e fazer a tal limpeza diária...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por CrOhN »

não, para o problema da areia, só reclamando mesmo com o fabricante.


jorgeaguiar63
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 21, 2009 3:30 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por jorgeaguiar63 »

ok!!!
mais uma vez, obrigado.
é o que farei. no entanto, não sei se vai valer a pena, pois já desconfiavo disso. já lhe tinha falado com eles e abordei o assunto mais ou menos dessa forma e parecia-me que estavam a tentar esquivar.
se calhar terei de procurar outro fornecedor.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Re: caldeira a pellets

Mensagem por mtavares »

barato sai caro ....


jorgeaguiar63
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 21, 2009 3:30 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por jorgeaguiar63 »

mtavares Escreveu:barato sai caro ....
a questão nem é bem o preço. claro que também conta, pois cheguei a comprar peletes a € 9,50/15 kg e a qualidade era igual à do maxmat (€ 2,85/15 kg).
o problema é que este fornecedor, foi quem me montou a máquina e fornecia também as peletes (de outra firma), que até eram boas e o preço, na altura, era a € 3,85/15 kg. agora, que é também produtor de peletes, pensei que com experiência o produto deles seria melhor. como já referi, o poder calorifico é o melhor de todos que experimentei, mas os residuos é que estragam tudo.


menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: caldeira a pellets

Mensagem por menoalexx »

bom dia a todos,
que manutenção dão às vossas estufas a pellets no fim da época?
obrigado
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

SALAMANDRA NOVA HIDRO - MCZ VS Ecoforest Hidrocooper24kw

Mensagem por menoalexx »

qual a melhor? salamandra nova hidro - mcz vs ecoforest hidrocooper24kw
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: caldeira a pellets

Mensagem por serges »

menoalexx Escreveu:alguém tem ou conhece estufas mcz? são melhores que a ecoforest?
olá

é mesmo necessário fazer a quest3x em 3 topicos diferentes?????
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por PedroPinheiro »

olá,

duas questões:
- o que fazem com as cinzas?
- o que se poderá/deverá fazer com as cinzas?
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: caldeira a pellets

Mensagem por jeanuc »

se a quantidade é pequena e tens terreno agricola com solo pobre podes espalhar as cinzas pelo terreno (são ricas em potássio e outros micronutrientes, o problema é que também são ricas em alguns metais pesados).
outra hipotese é após lavadas serem introduzidas em cimento.


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por PedroPinheiro »

jeanuc Escreveu:se a quantidade é pequena e tens terreno agricola com solo pobre podes espalhar as cinzas pelo terreno (são ricas em potássio e outros micronutrientes, o problema é que também são ricas em alguns metais pesados).
outra hipotese é após lavadas serem introduzidas em cimento.
obrigado.
por acaso, já coloquei em árvores de fruto e não secaram. agora estou a depositar na caixa da compostagem.
mais alguém tem experiências sobre este assunto?
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: caldeira a pellets

Mensagem por jeanuc »

quase todos os manuais de compostagem não recomendam utilizar cinzas na compostagem.
poderá não ter um impacto imediato, porque a difusão de materiais na compostagem é baixa, mas pelo ph mais elevado das cinzas (devido ao óxido de potássio e outros), altera-se o microclima do composto e assim prejudica-se a compostagem.
usualmente o ph do composto é ácido, pelo que as bactérias não devem gostar de estar alcalinas...


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por PedroPinheiro »

obrigado pela informação.

de facto, a avaliar pela corrosão nos tubos para saída de fumos, as cinzas devem ser depositadas em local que prejudique o mínimo o meio ambiente.
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net


zma
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am

Re: caldeira a pellets

Mensagem por zma »

boa noite!

tenho uma questão:

algum dos membros que têm estufas a pellets a aquecer as vossas moradias por piso radiante como é que a têm instalada? ligada directamente ao piso ou têm ligada a um acumulador de inércia?

foi me dito que se estiver ligada a um acumulador de inércia a estufa não tem necessidade de ligar tantas vezes bastando manter o acumulador (tanto faz o volume) por ex. a 50º e depois enviar para o piso a 40º.

o que acham?

cumprimentos.


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por PedroPinheiro »

penso que a minha está ligada directamente ao piso.
desconhecia a outra opção.
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net


jorgeaguiar63
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 21, 2009 3:30 pm

Re: caldeira a pellets

Mensagem por jorgeaguiar63 »

bom dia amigos do forum:
já fiz esta pergunta no inicio do ano mas, se calhar ninguém reparou ou não sabe. por isso volto a fazer a questão: se alguém sabe se na zona do porto/guimarães/braga há alguma empresa (ou empresas) que preste(m) assistência à marca "extraflame", pois tenho uma lucrezia hidro e se começa a ter problemas, não sei onde me dirigir. como está na época do frio, e antes de iniciar a utilização da máquina, tenho que me preparar.
já agora, alguém sabe explicar-me porque é que durante a paragem da máquina no verão, ela ganha muma "crosta" fina de ferrugem (dentro da zona de combustão)?
obrigado.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”