EcoForest VS ExtraFlame

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
ric-santos
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça set 16, 2008 2:00 pm

EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por ric-santos »

boas!

ando numa indecisão fenomenal. . .

pretendo adquirir uma caldeira a pellets para ligar ao meu aquecimento central.

tenho principalmente duas marcar ao "barulho" ecoforest e extraflame.

a ecoforest é mais barata, mas não tem auto-limpesa dos canais permutadores de calor, apenas tem limpesa do cinseiro, no entanto o vendedor da ecoforest disse que a limpesa do queimador é extremamente fácil e simples que qualquer 30 seg. são suficientes.

ao que parece ambas fazem o ajuste modolar da temperatura/queima de pellets.

a minha pergunta mais directa é:
vale a pena pagar mais (mil e tal euros) para ter auto-limpesa do permutador?´
um vendedor da extraflame falou mal (lógico) da camara de combustão da caldeira da ecoforest, já alguém teve problemas?
escolhendo ecoforest terei caldeira para quantos anos?

pah, desculpem lá, mas se vou perguntar aos vendedores/comerciais cada um quer é vender-me o seu "peixe" e como pessoalmente não conheço ninguém com este tipo de caldeiras, restam-me vocês. .

espero que me ajudem. .

obrigado.


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Magma »

tenho uma caldeira eco-forest à cerca de um ano. na altura também ponderei a hipótese extra-flame, mas era muito cara. no que diz respeito ao funcionamento, estou satisfeito, pois os permutadores limpam-se facilmente, puxando uns ferros laterais, e o copo onde se faz a combustão, apesar de ser preciso limpar com regularidade, também se limpa facilmente. o reservatório para cinzas chega para quinze dias. o rendimento é satisfatório, pois, no inverno, gasto um saco de 15kg, por dia (para aquecer cerca de 300m2). se quiser aquecer toda a casa (400m2) gasto 1,5 a 2 sacos por dia, para manter a casa entre os 20 e os 22 graus.
no que diz respeito à duração, não posso dizer nada. um ano é muito pouco para ter uma opinião formada, mas até ao momento não tive problemas.
face a outras fontes energéticas, aconselho vivamente este tipo de caldeiras. mas comparar ecoforest com extra-flame é ainda dificil face aos dados, no entanto dar quase 5mil euros por uma caldeira (extra-flame), acho muito.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


Autor do tópico
ric-santos
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça set 16, 2008 2:00 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por ric-santos »

boas!

muito obrigado pela resposta.

já agora podes dizer-me qual o modelo de caldeira ecoforest que tens, é uma hidrocooper?
quantos elementos de radiador tens instalados, uma vez que já estou a ver que a caldeira que tens tem potência suficiente.

com que frequência limpas os queimadores?

desculpa tantas perguntas, mas ainda é um investimento considerável e se for mal feito. . .

obrigado.


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Magma »

boas!

de factoo modelo de caldeira ecoforest é uma hidrocooper.

tenho cerca de 130 elementos de radiador e quatro toalheiros instalados, o que estápara além do recomendado pelo representante (120), no entanto, como a caldeira esta instalada numa sala da cave que comunica através das escadas com o hall do rés-do-chão e do primeiro andar, a caldeira aquece directamente toda esta zona. assim, os radiadores desta zona e do escritório adjacente a esta sala, só lá estão para feitio, porque sa torneiras temoestaticas dos radiadores fecham passado uma hora. ou menos. logo, a caldeira passa a trabalhar para aquecer apenas 90 elementos e quatro toalheiros (da cozinha, sala do rés do chão, quartos e casas de banho.

nos dias da semana opto por não utlizar a sala do rés do chão (menos 80 m2 e 34 elementos) e um dos quatro quartos que não utilizo, também não aqueço (menos 20m2 e 12 elementos). assim consigo o tal consumo de 1 saco dia. ao fim de semana, ou quando tenho visitas, utlizo a casa toda e aí o consumo pode chegar aos dois sacos por dia.

no início, deu a impressão que a caldeira não iria ter potência para aquecer toda a casa (o próprio tecnico instalador duvidava), que me levou a ficar ansioso, dado o investimento avultado. no entanto após uma noite a trabalhar sem descanço, a casa começou a aquecer, e a caldeira começou a fazer modulação. a partir daí foi só manter a temperatura da casa, programando-a para ligar entre as 6 e as 8.30h e entre as 19 e as 23.30h. a partir deste momento, regra geral a caldeira começa a fazer modulação e a reduzir para o mínimo, períodicamente, ao fim de duas horas de funcionamento.

este tipo de caldeira é muito mais lenta a aquecer do que uma caldeira a gasóleo, mas ao fim de algum tempo aquece bem a casa.

no diz respeito às limpezas, tenho que sacudir o copo perfurado onde se dá a combustão diariamente ou de dois em dois dias, batendo-o dentro de um balde ou aspirando-o. se não fizer esta operação, os orificios por onde passa o ar podem ficar obstruidos e a caldeira pode não ligar automáticamente à hora pretendida. na mesma altura, ou mesmo quando a caldeira está em funcionamento, movimento uns ferros laterais, que acionam um dispositivo que limpa os permutadores dentro da caldeira. também aqui, é necessário fazer esta operação diariamente ou de dois em dois dias, para evitar que a cinza endureça à volta dos permutadores, devido à humidade da condensação.

estas operações fazem-se com facilidade, durando menos de 5 minutos. aproveito e na mesma altura, abasteço-a de peletes, pois o reservatório só leva três sacos (dá para dois dias)

no caso extra-flame, como é que funciona a limpeza automática?
não é necessário limpar o copo onde se faz a combustão?
não é necessário limpar os permutadores?

a caldeira hidrocooper, quando faz o procedimento de encerramento, também sopra por baixo deste copo automáticamente, fazendo passar o ar soparado pelos orificios para o limpar, no entanto nem sempre é suficiente, ao fim de algum tempo pode ficar sujo (também depende da qualidade dos peletes).
a limpeza dos permutadores também é facil pois ao movimentar os puxadores laterais, um dipositivo interno move-se e limpa-os.

de quinze em quinze dias é necessário esvaziar o recipiente onde se acumulam as cinzas. neste mesmo momento costumo abrir uma tampa superior e limpar toda a zona interna (de combustão) com um escovilhão fornecido. lateralmente abro uma outra tampinha e com os aspirador tiro as cinzas que aí se acumulam, para evitar que estas vão para a chaminé.
estas operações, não só aumentam o redimento da caldeira, como prolongam o seu tempo de vida (e quero que dure muito tempo, pois foi cara).


espero que a minha experiência contribua para que faças uma escolha acertada.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por raposo »

tens aqui mais uma marca para opção!!!!

www.ecoar.com.pt



com.....


Autor do tópico
ric-santos
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça set 16, 2008 2:00 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por ric-santos »

caro magma!

muito obrigado pelas indicações.
estive na sexta-feira a conversar com um vendedor ecoforest, e indiquei-me a condições da minha casa, pelo que ele recumendou a caldeira hidrocooper super (29 kw).

tenho um total de +/-110 elementos e um secador de toalhas.
a casa tem cave-r/ch-1º andar e sotão
na cave, onde ficaria a máquina, tem uns 70-80 m^2, e é onde tá o carro presentemente, mas pode passar a ser um salão por ex. aquí os radiadores normalmente estão fechados.
no r/ch, tem o hall, wc, cozinha, sala, garagem (s/ aquecimento lógico). na cozinha não metí radiador, o extractor chupava o quentinho todo.
a sala contacta com o fosso das escadas que vem da cave e vai até ao sotão.
no 1º andar tem 3 quartos, as escadas, e 1 wc para 2 dos quartos, o 3º tem wc privado.
no sotão tem a zona das escadas e um quarto onde fiz um escritório onde também tem um radiador de uns 9 elementos.

resumindo, normalmente a funcionar tenho uns 90 elementos, no entanto estes estão distribuidos em altura, o que me obriga a ter muitos metros de tubagem.

quando o vendedor me indicou a hidrocooper super, a coisa ficou fora do meu orçamento, pois com o acrescimo de investimento e para um uso de 4 meses, só iria amortisar em 9 anos, por isso fica fora de hipotese.

bom, mas agora tu dises-me que com 90 elementos a caldeira funciona bem. . .

o meu receio é que eu sei que tenho defice de elementos, e se mais tarde quiser/poder aumentar o numero de elementos, fico com a caldeira subdimensionada. .

se calhar o ideal mesmo seria a hc super. . .
será que para o ano os preços baixarão?
alguém sabe face aos anos anteriores como o mercado se tem portado quanto a estes produtos?

obrigado.
abraço!


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Mónica »

boa tarde,
não tendo muita prática nestes assuntos (ainda ando a escolher) queria deixar aqui uma "colherada": se a sua casa é nova, está bem "orientada" e isolada, pode optar por um modelo inferior, não? tenho lido que o mais frequente é os vendedores venderem soluções sobredimensionadas, para "ganhar mais algum"... temos de ver uma uma casa nova "bem pensada" precisará seguramente de menos calor que uma antiga, sem bons isolamentos. sei que é isso que vou procurar fazer, por menos do que "seria" recomendável"... espero não me arrepender, mas acho isto lógico: senão porque investimos nos isolamentos?
cumprimentos,

mónica


Autor do tópico
ric-santos
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça set 16, 2008 2:00 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por ric-santos »

mónica Escreveu:boa tarde,
não tendo muita prática nestes assuntos (ainda ando a escolher) queria deixar aqui uma "colherada": se a sua casa é nova, está bem "orientada" e isolada, pode optar por um modelo inferior, não? tenho lido que o mais frequente é os vendedores venderem soluções sobredimensionadas, para "ganhar mais algum"... temos de ver uma uma casa nova "bem pensada" precisará seguramente de menos calor que uma antiga, sem bons isolamentos. sei que é isso que vou procurar fazer, por menos do que "seria" recomendável"... espero não me arrepender, mas acho isto lógico: senão porque investimos nos isolamentos?
cumprimentos,

mónica
a casa é relativamente nova, construida em 2004, é daquele tipo de urbanizações em banda, logo tenho duas casas precisamente coladas à minha de ambos os lados, pelo menos não perde muito calor por aí. .

o mais grave, neste tipo de urbanizações é que quem constoi quer o máximo de casas na mesma area de terreno, e a orientação das mesma é feita para rentabilizar o numero de fogos e não a habitabilidade dos mesmo, resultado: tenho uma vista +/- para nascente, e outra +/- para poente. .

quanto a isolamento, até considero que não seja mal de todo, no entanto ambém não é algo do "outro mundo".
tem parede dupla com hallmate (acho que é assim que se escreve), no tecto do telhado tem esferovite entre as vigotas (mais leve e térmico), janelas com vidro duplo, mas o tipo de caixilharia é relativamente vulgar, e com janelas de correr, na zona da calha entra directamente ar frio, logo tenho de fechar os estores (eléctricos) para minimisar as perdas ou entradas de ar frio.

o meu maior receio é que por experiência e com todos os elementos ligados e uma caldeira a gás propano de 25 kw, dificilmente tenho a casa a 21ºc, e como já referí se amanhã quiser aumentar o numero de elementos, fico "preso". . .

abraço!


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Magma »

de facto quando comprei a minha caldeira hidrocoper, o modelo super já estava em estudo e aparecia nalguns catálogos, no entanto, o vendedor referiu que só este ano estaria à venda. assim, para não esperar um ano, comprei o modelo normal.
daí a minha ansiedade inicial, pois o instalador disse a minha casa precisava de uma caldeira mais potente.
após um inverno de funcionamento, considero que a potência chega, porque para além dos radiadores, a propria caldeira também liberta calor. por isso é importante monta-la numa zona a aquecer da casa, para que ela substitua a acção de uns quantos elementos de radiador. no meu caso particular a caldeira aquece directamente cerca de 75m2, substituindo a acção de 39 elementos de radiador.

será que com os elementos que dispões, mais o calor da caldeira, não consegues aquecer a casa?

no enetnto em caso de dúvida é sempre preferivel escolher o modelo superior, pois eles não devm aceitar devoluções ou trocas.

um abraço.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


pabarbosa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 13, 2008 11:48 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por pabarbosa »

boas tardes

segundo sei a ecoforest tem um problema "grave" de empacamento no sem-fim de alimentação para peletes com comprimentos superiores a 18-20 mm; este "problema" pode derivar do facto de só quererem comercializar os peletes calibrados da ecoforest com essas medidas.

já foram feitos testes com outras máquinas semelhantes à ecoforest com peletes mais compridos (30 mm, dentro dos limites da norma austriaca = 3 a 5 x diâmetro do pelete) e não deu problemas.


numiango
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta nov 12, 2008 11:11 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por numiango »

estou a pensar comprar uma ecoforest hidrocopper mini 18 kw, para casa em construção, para uma área a aquecer de cerca de 185 m2(135 elementos) , sendo que ficará instalado numa sala com cerca de 40 m2,pelo que não necessito de ligar os radiadores dessa sala.
o vendedor diz-me que a potência é suficiente. será?
o preço ronda os 3420 euros. barato? caro?
que me aconselham?
eis um site com as caracteristicas da caldeira

http://girasolar.es/spip.php?article47



Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Magma »

boas

por esse preço é possível comprar uma hidrocoper normal (24kw) na larinox.

é melhor investigar.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


Bruno_Silva958
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça dez 16, 2008 3:28 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Bruno_Silva958 »

boas,

conheço muito bem a biomassa e este dois marcas e não gosto nem uma nem otra.

motivos:
- acabamentos
- programa electronico
- potencia aquecida
- garantia
- design
- programa
- avarias
- caracteristicas técnicas

prefero de longe sistemas italino e austria como eldikamin, mcz ou rika.

ja instalei bastante e taxa de satisfação é de 200 %.
com o ecoforest e extraflame: 50 %. (regresso muito das obras para limpeza, manutenção, avaria, etc ...)

pode ligar a empresa energia solar atlântico que faz quase sempre daquilo.

bruno silva


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Mónica »

já que conhece bem queria aproveitar para lhe por uma questão: dessas marcas conhece modelos mistos (lenha e pellets)?
é que era mesmo isso que eu queria, mas tá dificil, só da palazzetti e um de uma marca italiana "desconhecida" http://www.caminiecaldaieonnivore.net/kalorino.htm.
preferia uma coisa conhecida...
obrigada


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por giles »

tem aqui uma

http://www.habiecologica.com/site/shopp ... php?id=107

pelo menos a cor não é igual, por isso deve ser de outra marca.


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Mónica »

ok, não me expliquei bem: procurava uma coisa do género, mas não para ter em casa de máquinas. umas das razões principais é que essas são potentes do que preciso, e muito mais caras.
de qualquer modo, obrigada!


Bruno_Silva958
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça dez 16, 2008 3:28 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Bruno_Silva958 »

boas,

para ja, eu não conheço insert ou salamandra que faz lenha e pellets (so conheço caldeiras combi).
como pode ver no site internet da habiecologica (eu não recomenda este empresa ).

além disso "palazzetti" é uma marca conhecida e de qualidade aceitavel.

uma salamandra rika, eldikamin ou mcz chegue parfeitamente.

bruno silva


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por giles »

ok, não me expliquei bem: procurava uma coisa do género, mas não para ter em casa de máquinas. umas das razões principais é que essas são potentes do que preciso, e muito mais caras.
de qualquer modo, obrigada!
por acaso o assunto despertou-me uma certa curiosidade e hoje passei lá. juguei que fosse mais cara. anda na casa dos 4.000€. mas não deixam de ser 4.000€.


Bruno_Silva958
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça dez 16, 2008 3:28 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Bruno_Silva958 »

giles Escreveu:
ok, não me expliquei bem: procurava uma coisa do género, mas não para ter em casa de máquinas. umas das razões principais é que essas são potentes do que preciso, e muito mais caras.
de qualquer modo, obrigada!
por acaso o assunto despertou-me uma certa curiosidade e hoje passei lá. juguei que fosse mais cara. anda na casa dos 4.000€. mas não deixam de ser 4.000€.
da mesma forma que qualquer equipamentos de energias renovaveis barato: as caldeiras de biomassa de 4.000 € são muito fraca:
pormenor de acabamento
materiais
controlação
garantia
capacidade de reservatorio
etc ...

cuidade uma caldeira de biomassa custo entre 6.000 e 8.000 €.


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Mónica »

pois, os preços que tenho visto é mais nessas ordens (6000 8000).
não se a diferença de qualidade existe...
sei que existem marcas que dão menos problemas, precisam de menos manutenção e têm queima mais eficiente... mas em marcas desconhecidas é sempre difícil avaliar.

a verdade é que os meus pais têm uma ecoforest, que até é relativamente conhecida, com 2 anos e já precisou de manutenção 2 vezes...

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”