[Opinião] Rachador de Fuso

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
iscao
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 22, 2017 11:38 pm

[Opinião] Rachador de Fuso

Mensagem por iscao »

Viva

Estou a pensar comprar um rachador de fuso para acopolar num trator massey ferguson 240. É basicamente para rachar todo o tipo de lenha (eucalipto/oliveira/pinheiro/etc) (seca/humida) troncos com cerca de 40-60 diâmetro e poupar ao corpo a uma bela coça.

Como não percebo nada da poda, e após umas pesquisas encontrei este tipo de rachadores (económicos) e sem querer fazer publicidade:

https://www.olx.pt/anuncio/rachador-fus ... 1c8e01f214

A minha pergunta é se este tipo de rachador dá para o que se pretende de acordo com o trator a usar.

Obrigado a todos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: [Opinião] Rachador de Fuso

Mensagem por serges »

Hum por acaso o meu pai tem um igual o mesmo modelo mas usa para o tradicional menos o rachador de lenha, aquele hidraulico tem uma força bestial por isso acho que tem força para isso agora compatibilidade só questionando o vendedor!

Tenta ver o representante!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: [Opinião] Rachador de Fuso

Mensagem por accoelho »

Atenção que o preço é só do fuso.
Depois requere toda a adaptação ao tractor.
Se a situação ficar difícil em madeiras mais duras com esse tractor á que elevar as rpm.


Autor do tópico
iscao
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 22, 2017 11:38 pm

Re: [Opinião] Rachador de Fuso

Mensagem por iscao »

accoelho Escreveu: quarta ago 23, 2017 8:34 pm Atenção que o preço é só do fuso.
Depois requere toda a adaptação ao tractor.
Se a situação ficar difícil em madeiras mais duras com esse tractor á que elevar as rpm.
Viva

Já perguntei e o preço incluí:

fuso em aço carbono;
veio em aço;
2 chumaceiras;
Polie pequena dupla para motor;
Polie grande dupla para o veio;

Quanto à adptação ao trator como tenho mais alfaias, um cardan de qualquer uma delas penso que conseguirá fazer a ligação entre o veio do fuso e o tractor, uma vez que ele garantiu que o encaixe é universal.

Elevar as RPM é dar-lhe um cheirinho de velocidade correcto?

O que me preocupa neste sistema de fuso, é que já li algures que se o trator não tiver força suficiente, ao tentar partir um rolo de lenha mais dura/com nós, pode partir o cardan e o veio do próprio trator, e sinceramente é uma coisa que por 200€ não sei se valerá a pena :?: :| :roll:

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”