Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por marcopns »

Bom dia
Estou a ponderar a instalação de uma caldeira mista a lenha e pellets. Quero a comodidade do acendimento automático das pellets, no entanto queria continuar a usar lenha que é muito abundante na minha zona.

Por agora, analisei 2 opções, a rondar os 24kw:
Centrometal Centroplus

https://www.centrometal.hr/en/portfolio ... -49-kw_en/

Domusa Dualtherm

https://youtu.be/xZbf19fSJOU
https://www.domusateknik.com/es/product ... al-therm-2

Estou mais inclinado para a Domusa pois permite o acendimento automático da lenha.
O que me dizem da marca? É fiável? Há assistência e instaladores para a zona de Aveiro?
Há outras opções com melhor relaçao qualidade/ preço a ter em conta?

ImagemImagem
Última edição por marcopns em quinta dez 21, 2017 11:34 am, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por serges »

Boas...

Grande máquina!
Chega decerto para o que queres já a fiabilidade da maquina é aquela necessidade de testemunhos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por marcopns »

Após vários meses de ponderação e pesquisas, a caldeira escolhida foi a Domusa Dualtherm 35kw.
A instalação foi feita por uma empresa da minha confiança e em seguida foi validada (gratuitamente) pelos serviços técnicos Domusa para efeito de garantia.

O frio ainda não chegou, por enquanto fiz apenas alguns testes para comprovar o funcionamento da maquina e das funções disponíveis.
Por agora posso dizer que tudo funciona como é suposto, mais concretamente o acendimento automático da lenha que me provocava algumas duvidas. A maquina tem 4 modos de funcionamento: 1- Só pellets, 2- combinado pellets e lenha, 3- lenha automática e 4- lenha manual.
O deposito de pellets armazena 150kg. A câmara de combustão de lenha tem um volume de cerca de 80L, relativamente pequena mas em parte compensada pela enorme eficiência próxima dos 90% e a pellets 92%. Estou a prever uma autonomia de cerca de 6 horas, mas lá para Novembro devo ter dados concretos.
Eu optei por usar o modo 3, lenha automática. Atesto com lenha, a maquina acende, após queimar a lenha toda, desliga. Ao abrir a porta, para reabastecer é iniciado novo ciclo de acendimento. Funcionamento com lenha muito cómodo.
Aqui ficam algumas fotos da instalação. A lenha da foto, pouco mais de meia carga, começou a arder as 00.30 e fez subir a temperatura da casa 2º até as 4.30H.
O crono-termostato é o MyDomo da Domusa, com ligaçao wifi pode ser controlado pela app
Qualquer duvida, disponham.
Vou continuar a dar feedback neste tópico, pois este tipo de maquinas tem pouca informação disponível na net. É quase impossível conhecer opiniões de utilizadores reais.
Anexos
20180809_114621.jpg
20181001_011102.jpg
Screenshot_20181001-215636_MyDOMO.jpg


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por jmlflorencio »

Obrigado pela partilha da experiência!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por serges »

Muito bem, obrigado pela partilha pois assim temos uma ideia do seu funcionamento!

Muita sorte
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por marcopns »

Mais alguns dados de utilização real da caldeira.
Continuo no modo Lenha automática, a máquina liga as 15.30h, acende sozinha e desliga após a lenha acabar. O consumo diário de lenha é de cerca de 25kg. Cada acendimento automático gasta algo entre 1,5kg e 2kg de pellets. A temperatura programada são os 21°.
Os 25kg de lenha cabem de uma única vez na câmara de combustão, não tem sido necessario reabastecimento.

O gráfico da evolução da temperatura. Pelo meio a máquina aqueceu água para 3 banhos.
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por serges »

Eficiente portanto...

Eu realmente preocupei me com o frio mas deveria ter sido ao contrario...

Consegui um bom isolamento para o frio mas para o calor infelizmente não é o caso...

Gosto deste sistema...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Z3nD3n
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça ago 07, 2012 12:53 am

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por Z3nD3n »

Bom dia marcopns,

Passado este tempo qual o seu feedback da caldeira?
Se fosse hoje voltaria a comprar?

Aquele reservatório tem capacidade de 200L?
Utiliza para aquecimento apenas ou também para AQS e com painéis solares térmicos?

No total, qual o valor que despendeu?

Faço estas questões porque estou a construir uma moradia e estou a pensar colocar um sistema idêntico.

Se não quiser expor os valores agradeço que me envie PM.

Obrigado


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por marcopns »

Z3nD3n Escreveu: sexta dez 20, 2019 12:33 pm Bom dia marcopns,

Passado este tempo qual o seu feedback da caldeira?
Se fosse hoje voltaria a comprar?

Aquele reservatório tem capacidade de 200L?
Utiliza para aquecimento apenas ou também para AQS e com painéis solares térmicos?

No total, qual o valor que despendeu?

Faço estas questões porque estou a construir uma moradia e estou a pensar colocar um sistema idêntico.

Se não quiser expor os valores agradeço que me envie PM.

Obrigado
Boa noite
Sim, continua tudo a funcionar muito bem e voltaria a comprar.
O custo total é difícil apurar porque já tinha instalado painéis solares térmicos e aquecimento central, apenas troquei o recuperador de calor pela maquina a pellets /lenha. A maquina custa actualmente 3620€ + transporte na versão de 25kW.
O deposito da foto é de inercia de 200L. Dentro de casa tenho outro deposito de aguas sanitárias que tem 3 possibilidades de aquecimento, solar, resistência eléctrica e lenha/pelets.
Se tem acesso fácil a lenha, força nisso. A função de acendimento automático é algo fantástico. É só colocar lenha e fechar a porta, simples. Claro que gasta entre 1 a 2 kg de pellets por cada acendimento.
Nunca a coloquei a funcionar exclusivamente a pellets, apenas em testes, por isso não posso dar feedback neste ponto.

Avatar do Utilizador

jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por jald »

marcopns Escreveu: sexta dez 20, 2019 8:08 pm
Z3nD3n Escreveu: sexta dez 20, 2019 12:33 pm Bom dia marcopns,

Passado este tempo qual o seu feedback da caldeira?
Se fosse hoje voltaria a comprar?

Aquele reservatório tem capacidade de 200L?
Utiliza para aquecimento apenas ou também para AQS e com painéis solares térmicos?

No total, qual o valor que despendeu?

Faço estas questões porque estou a construir uma moradia e estou a pensar colocar um sistema idêntico.

Se não quiser expor os valores agradeço que me envie PM.

Obrigado
Boa noite
Sim, continua tudo a funcionar muito bem e voltaria a comprar.
O custo total é difícil apurar porque já tinha instalado painéis solares térmicos e aquecimento central, apenas troquei o recuperador de calor pela maquina a pellets /lenha. A maquina custa actualmente 3620€ + transporte na versão de 25kW.
O deposito da foto é de inercia de 200L. Dentro de casa tenho outro deposito de aguas sanitárias que tem 3 possibilidades de aquecimento, solar, resistência eléctrica e lenha/pelets.
Se tem acesso fácil a lenha, força nisso. A função de acendimento automático é algo fantástico. É só colocar lenha e fechar a porta, simples. Claro que gasta entre 1 a 2 kg de pellets por cada acendimento.
Nunca a coloquei a funcionar exclusivamente a pellets, apenas em testes, por isso não posso dar feedback neste ponto.
Olá Marco, bom dia.
Em termos de utilização, se estiver no modo a lenha, e esta terminar, poderá mudar automaticamente para pellets?
Pelo percebi, só é permitida a utilização de lenha rachada, certo?
Última edição por jald em sexta jan 22, 2021 2:37 pm, editado 2 vezes no total.


Roseta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça jan 19, 2021 11:17 am

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por Roseta »

Bom dia Sr. Marco,
Antes de mais obrigado pela partilha.
Em relação à caldeira agora após algum tempo continua satisfeito com a compra?
Em termos à manutenção qual a manutenção que tem havido?
As prestações continuam idênticas de consumo?
Melhores cumprimentos


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Caldeiras mistas Lenha/Pellets

Mensagem por marcopns »

Roseta Escreveu:Bom dia Sr. Marco,
Antes de mais obrigado pela partilha.
Em relação à caldeira agora após algum tempo continua satisfeito com a compra?
Em termos à manutenção qual a manutenção que tem havido?
As prestações continuam idênticas de consumo?
Melhores cumprimentos
Resposta com 1 ano de atraso Imagem
Sim, continua a funcionar perfeitamente. E que jeito deu este inverno com as pellets a 10€ o saco, eu estou a queimar lenha de 40€/m3.
Sobraram uns sacos do ano passado que são suficientes para fazer o acendimento automático este ano.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”