Aquecimento central a peletes

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Lareiras

Mensagem por joaquimdelisboa »

há dias estive a ver uma lareira com recuperador de calor em vivenda nova e não deixei de reparar que a admissão de ar para o seu funcionamento era feita por uma entrada, que naquele caso específico, vinha directamente da cave que se situava por baixo.

ante a minha interrogação foi-me dito que assim se obtinham melhores resultados já que o grande volume de ar que acompanham os gases pela chaminé acima não era retirado ao ar aquecido da sala o que obrigaria à entrada de igual quantidade de ar frio do exterior.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

bem visto. isso é verdade. a lareira em funcionamento provoca o efeito chaminé e aspira uma parte do ar que é suposto aquecer, para alimentar o processo de combustão. conheço o caso de um restaurante em que tiveram problemas, porque a lareira conseguia na sala de jantar, puxar os gases da cozinha, mesmo com os extractores ligados. se conseguirmos alimentar a combustão a partir de uma conduta que venha directamente o exterior é bem melhor.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

as lareiras devem estar ao centro da casa sempre que posivel, terem um espaço entre 20et 30 cm do chão 10a 15 cm das paredes todas se uma parede exterior aquece com a lenha que se gasta no interior da casa essa instalação não tem o mínimo de lógica para aproveitar melhor a instalação incorporar na parte superior junto ao tubo antes de chegar à chaminé derivações com motor e termostato para este ligar as ventoinhas quando a temperatura é adequadamente quente .
embora se deixem entradas de ar exterior para a alimentação da combustão estas por vezes não sao utilizadas presentemente pois a lareira como esta sempre a 1/4 ou mais do chão ela aspira o ar mais frio que se encontra junto ao chão e liberta o mais quente que se abriga junto aos tectos dai a isolação ser importante mas também não esquecer entradas ou saidas de ar para que este poça circular. como isolação entre as paredes interiores o ideal é ama fina camada de la de vidro revestida de papel de alumínio .
para quem quiser uma coisa mesmo boa e não se importe com as esteticas é adquirir um recuperador de calor em ferro fundido ligar à chaminé e ja esta fazer cuidado a quem tem crianças e prevenir os convidados para não pousarem a mão
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento central a peletes

Mensagem por Magma »

de facto uma lareira convencional para ter algum rendimento (que nunca será muito elevado) têm que ser muito bem construídas e obedecer a certas regras, quer de isolamento quer de dimensionamento e arquitectura interior.
no meu caso, o mestre de obras não devia ser especialista na matéria, pelo que mais tarde tive que colocar recuperador. o calor obtido melhorou drasticamente e consumo de baixou muito.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

segundo ouvi dizer uma lareira convencional perde 70% do calor pela chaminé. com um recuperador apenas perde 30%.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”